Fundação Lemann
Language

Série LGE: Avaliação ajuda a melhorar gestão do ensino no município de Socorro

Compartilhe: Google Plus Twitter Facebook

Tânia apresenta o programa de avaliação de Socorro no 4º Seminário LGE – Desdobramentos

O uso de dados na gestão educacional é decisivo para obter diagnósticos precisos e para traçar metas claras de melhoria do aprendizado. Foi esse princípio, muito reforçado em todos os Seminários Líderes em Gestão Escolar, que norteou o município de Socorro na criação da AURES (Avaliação Unificada do Rendimento Escolar de Socorro). O sistema de avaliação, próprio do município, ajudou a Secretaria a conhecer em detalhes o patamar de aprendizagens dos alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental. No Seminário LGE-Desdobramentos, a assessora pedagógica do município, Tania Maria Mathias da Luz, contou sobre a experiência.

A AURES tem como objetivos principais identificar fatores que interferem no desempenho dos alunos, definir estratégias adequadas para sanar os eventuais problemas detectados pela avaliação, estabelecer metas e implementar medidas pedagógicas e administrativas capazes de contribuir efetivamente para a melhoria da qualidade do ensino.

O projeto está sendo desenvolvido desde 2007 nas escolas de Ensino Fundamental e envolve 1000 alunos e 70 profissionais. Todo o processo é coordenado pela Assessoria Pedagógica que elabora e aplica as avaliações em todas as turmas do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O planejamento, elaboração e execução do projeto, estão sendo feitos de forma democrática e participativa, envolvendo desde os alunos até a Diretora Municipal de Educação.

Segundo Tânia, a palestra da consultora da Fundação Lemann, Paula Louzano, no 4º Seminário Líderes em Gestão Escolar, deu segurança à equipe que coordena o projeto. Mas outras mesas também foram relevantes: “O 4º Seminário Líderes em Gestão Escolar nos ajudou muito. Por meio das discussões e ideias do evento, definimos alguns pontos que nortearam o projeto como diagnosticar alunos com dificuldade de aprendizagem, realizar mudanças de estratégias visando a melhoria de aprendizagem dos alunos, valorizar a carreira do magistério e melhorar a educação com o desenvolvimento global do educando”, conta a assessora.

Veja AQUI a apresentação do município de Socorro

Série LGE

A cada semana, contaremos iniciativas das redes municipais de ensino de São Paulo que, de alguma forma, foram influenciadas pelos temas e palestrantes do 4º Seminário Líderes em Gestão Escolar. Esses relatos são o resultado do desafio que a Fundação Lemann propôs aos dirigentes presentes no encontro fevereiro.

A proposta era que os dirigentes relacionassem ou implementassem um projeto a partir das mesas apresentadas no seminário. Essa iniciativa também resultou em um novo encontro. Seis municípios foram selecionados para apresentar seus projetos para os seus pares.