Entre os dias 18 e 29 de maio, a Fundação Lemann encomendou, ao lado do Itaú Social e Imaginable Futures, uma primeira pesquisa para compreender melhor os impactos da pandemia na educação. Para dar continuidade a esse trabalho e somar esforços com outras organizações que caminham ao nosso lado na busca de viabilizar ferramentas e ações para que crianças e adolescentes sigam aprendendo, encomendamos uma segunda onda da pesquisa.
Desta vez, 1.018 responsáveis por 1.518 estudantes da rede pública foram entrevistados entre os dias 11 e 20 de junho. A pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Para ter acesso à pesquisa na íntegra, baixe o material ao lado.
A seguir, confira alguns pontos levantados no estudo:
- 79% dos alunos da rede pública recebem atividades escolares nesta pandemia;
um aumento de 5 pontos percentuais comparado com a primeira pesquisa
- 31% dos pais temem que o aluno desista da escola se não conseguir acompanhar aulas em casa;
- A pesquisa notou que quanto maior o contato dos estudantes com os professores, mais eles se dedicam aos estudos;
- 61% das famílias consideram muito difícil manter uma rotina de estudos em casa;
- 89% defendem que vale a pena manter as atividades em casa junto com as aulas nas escolas;
- 87% das famílias têm medo de que os alunos contraiam Covid-19 com o retorno das aulas.