Conteudo Cabeçalho Rodape

O que é a Base Nacional Comum Curricular?

A Base Nacional Comum Curricular, mais conhecida como BNCC ou simplesmente Base, é uma política pública de estado que estabelece os direitos de aprendizagem de todos os estudantes brasileiros. Na prática, isso significa que - independentemente da região, raça ou classe socioeconômica - os alunos têm o direito de aprender as mesmas habilidades e competências ao longo da sua vida escolar.

Mas como surgiu?

A BNCC está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e também no Plano Nacional de Educação. Ela  deve ser referência para os currículos e demais políticas educacionais. A BNCC começou a ser discutida em 2015 e foi debatida ao longo de diversos governos e gestõres, recebendo milhares de contribuições em consultas e audiências públicas.

E o que ela muda?

A BNCC é importante porque, ao ser combinada com outras políticas, ajuda a reduzir desigualdades entre os estudantes. E, para garantir alinhamento entre outras frentes como formação de professores, avaliações e materiais didáticos, a BNCC acaba incentivando mais coerência ao sistema educacional. Hoje, a diretriz é a mais completa que temos considerando as especificidades de cada etapa da educação básica.

Na vida dos professores e gestores, a BNCC ajuda no planejamento e em maior clareza das potências e desafios de cada um na turma. Para pais e familiares, fica mais fácil entender o que é esperado que o aluno aprenda e acompanhar os passos desse aprendizado.

É currículo? É reforma do ensino médio?

.

Sou profissional de educação e quero me preparar. Como começar?

Que legal que você quer se informar mais sobre a BNCC. Nós preparamos alguns guias que vão te ajudar nessa jornada e estão disponíveis clicando aqui!

Tem mais um tempinho?

Agora, para conhecer o documento, você vai precisar de um pouco mais de 5 minutos. Aproveite para conhecer no detalhe as competências, os objetivos de aprendizagem e o que é esperado em cada componente ano a ano escolar. Clique aqui e acesse a BNCC na íntegra!

Veja mais sobre a Fundação Lemann

ver todas as publicações