A pesquisa Datafolha que encomendamos junto com o Itaú Social e Imaginable Futures acionou o alerta no cenário da educação pública: 38% dos pais temem que seus filhos desistam da escola por não conseguirem acompanhar as atividades neste período de ensino não presencial. Esse risco de evasão escolar é uma das questões mais urgentes para governos, gestores e educadores buscarem respostas e soluções.
Para trazer mais luz ao tema e oferecer um espaço para debate e troca de ideias, convidamos diretores de escolas públicas de três estados diferentes para compartilharem no nosso papo online Conecta & Informa suas experiências, obstáculos e soluções neste desafio de manter os estudantes aprendendo remotamente e também já de olho no retorno às salas de aula. Mediada por Daniela Caldeirinha, nossa diretora de Projetos em Redes & Escolas, a conversa contou com participação dos diretores escolares Ana Elen Ferreira, de Gama/DF, Felipe Nobrega, de Volta Redonda/RJ, e Adriane Gallo, de Assis/SP.
O Conecta & Informa é uma série de conversas que promovemos desde o início da pandemia e que conta com participação de pesquisadores, políticos, gestores públicos, educadores entre outros convidados.
Confira trechos dessa conversa e, no fim, a íntegra do vídeo (com legenda e tradução em libras):
“Fomos percebendo a necessidade da aproximação, contato e do vínculo com os alunos. Uma tela simplesmente, sem uma interação, é muito fria. Adotamos o telefone, WhatsApp, vídeo-chamada e até ida até as casas”, relata Adriane Gallo, diretora escolar em Assis/SP. #ConectaeInforma
— Fundação Lemann (@fundacaolemann) September 9, 2020
Adriane Gallo, diretora escolar em SP: “Hoje estamos fazendo o pedagógico num nível mínimo de cobrança, enquanto o emocional está sendo feito bem mais aprofundado para que essas crianças possam voltar para a escola quando for autorizado.” #ConectaeInforma #evasãoescolar
— Fundação Lemann (@fundacaolemann) September 9, 2020
Vocês, alunos e pais, têm mantido contato com a escola via redes sociais? Essa foi uma das estratégias adotadas pela diretora Ana Elen, de Gama/DF, para buscar uma reaproximação com a comunidade escolar nesta #pandemia. #ConectaeInforma #evasãoescolar
— Fundação Lemann (@fundacaolemann) September 9, 2020
“Temos alunos que não estão na plataforma porque não têm acesso à tecnologia e conexão. Para eles, temos atividades impressas e um call center pelo qual nossos professores mantêm um contato diário com alunos e famílias”, explica a diretora Ana Elen, do Gama/DF. #ConectaeInforma
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“Trabalhamos para fazer aluno e professor compreenderem a importância que a tecnologia tem no nosso novo cotidiano. A gente veio por muito tempo postergando a utilização tecnológica nas escolas”, relata Felipe Nobrega, diretor em Volta Redonda/RJ. #ConectaeInforma #evasãoescolar
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Felipe Nobrega, diretor de escola: “Não podemos esperar que a família venha até a escola, nós é que temos que ir até ela. Para saber as dificuldades com a tecnologia no #aprendizado e também se há alguma necessidade alimentar, que é uma realidade do nosso país.” #ConectaeInforma
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Queremos saber: vocês, estudantes, estão conseguindo estudar online através de conexão gratuita à internet? No Gama/DF, a diretora Ana Elen diz que as famílias estão custeando a conexão na hora de estudar, o que se torna uma dificuldade no #ensinoremoto público. #ConectaeInforma
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“Os alunos começaram a ouvir que não era mais preciso estudar porque este ano estava perdido. E trabalhamos para reengaja-los, para entenderem a necessidade do conhecimento e terem noção que o home office é uma nova realidade”, relata o diretor Felipe Nobrega. #ConectaeInforma
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“Conversamos com os pais sobre a necessidade de as crianças fazerem as atividades do seu jeito porque o professor precisa saber em que fase de desenvolvimento elas estão. Não adianta o pai e a mãe fazerem”, diz Adriane Galle, diretora escolar em Assis/SP. #ConectaeInforma
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“É essencial manter o diálogo com as famílias para tranquilizá-las quanto ao retorno das aulas, que, quando ocorrer, será com todos protocolos necessários. O bem maior deles estará nas nossas mãos”, diz a diretora escolar Adriane Gallo. #ConectaeInforma #evasãoescolar
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Sobre o #voltaasaulas, a diretora Ana Elen (Gama/DF), explica: “Precisamos fazer uma avaliação diagnóstica para verificar a defasagem de aprendizagem e acompanhar os alunos em vulnerabilidade social, que podem não querer mais voltar à escola.” #ConectaeInforma #evasãoescolar
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“A gente precisa colocar nossa inteligência a posto para discutir o que vai se adequar à nossa comunidade. Precisamos potencializar o que ela tem a oferecer e planejar o #voltaasaulas, que não será fácil”, diz o diretor escolar Felipe Nobrega. #ConectaeInforma #evasãoescolar
— Fundação Lemann (@fundacaolemann) September 9, 2020