Entre os dias 10 a 14 de setembro, estaremos com cerca de 20 gestores públicos, representantes do terceiro setor e formadores de opinião em Singapura para aprender mais sobre o tema gestão de pessoas no setor público. 

A viagem é organizada por integrantes da Aliança: Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org. Nos últimos anos, o grupo tem investido na produção de conhecimento, na mobilização e no fomento de ideias e propostas para o tema. Conhecimento especializado e acadêmico, assim como aprendizados a partir de experiências práticas já implementadas em outros países têm contribuído para o diálogo em torno de caminhos para que o serviço público no Brasil também avance, investindo no recrutamento, seleção e desenvolvimento dos servidores públicos. A expectativa é ter cada vez mais gente talentosa e comprometida nessa esfera para melhorarmos os serviços oferecidos à sociedade. Também estamos contribuindo com experiências práticas em oitos estados que já querem trabalhar na atração e seleção para cargos de liderança, assim como no desenvolvimento, desempenho e engajamento desses profissionais

Em Singapura, que já realiza processos desse tipo há mais de 20 anos, teremos conversas com ministros, especialistas, acadêmicos e autoridades locais. A ideia é aprofundar conhecimentos sobre o tema e entender o que podemos aplicar na prática considerando as diferentes realidades e desafios do Brasil.

Convidados para Singapura

Para a imersão, convidamos gestores públicos que já participam do debate sobre o tema ou lideram iniciativas nesta frente. Também contaremos com profissionais do terceiro setor envolvidos na Aliança e formadores de opinião interessados em aprofundar o conhecimento sobre o assunto. Como em todas as nossas iniciativas, buscamos por diversidade nas visões de mundo e no amplo espectro político-partidário. Além de aprender com Singapura, acreditamos que a imersão é uma oportunidade de fortalecer o diálogo entre os próprios participantes.

Os gestores públicos convidados para essa imersão foram:

Belivaldo Chagas (Governador de Sergipe – PSD)
Camilo Santana (Governador do Ceará - PT)
Eduardo Leite (Governador do Rio Grande do Sul - PSDB)
Flávio Dino (Governador do Maranhão - PCdoB)
Helder Barbalho (Governador do Pará - MDB)
João Dória (Governador de São Paulo - PSDB)
Paulo Câmara (Governador de Pernambuco - PSB)
Paulo Uebel (Secretário Extraordinário de Gestão de Pessoas, Desburocratização e Governo Digital)
Ratinho Júnior (Governador do Paraná - PSD)
Renan Filho (Governador de Alagoas - MDB)
Renato Casagrande (Governador do Espírito Santo - PSB)
Romeu Zema (Governador de Minas Gerais - NOVO)
Ronaldo Caiado (Governador de Goiás - DEM)
Wagner Lenhart (Governo Federal - Secretário de Gestão de Pessoas)

Outras viagens e imersão

Esta é a terceira vez que realizamos uma experiência de imersão internacional para debater o tema de gestão de pessoas no setor público. Desde o começo de 2018, temos organizado discussões e viagens com grupos de professores, acadêmicos, especialistas, terceiro setor e gestores públicos.

Você pode conferir detalhes da nossa última viagem em Oxford clicando aqui.

Temas

Liderança e Impacto Social

Veja mais sobre a Fundação Lemann

ver todas as publicações