Nós acreditamos que a educação precisa estar conectada aos desafios e oportunidades do século 21. Por isso, produzimos pesquisas e estudos que contribuem com o debate sobre inovação, ensino e aprendizagem na sociedade digital. Também estamos ao lado de pessoas, educadores e organizações trabalhando por políticas educacionais que garantam acesso à internet com conexão de qualidade para todas as escolas públicas.

Ter internet rápida nas escolas públicas amplia o acesso ao conhecimento, permite que os alunos sejam protagonistas de seu aprendizado e reduz desigualdades entre estudantes de redes públicas e privadas. Atualmente, segundo a TIC Educação 2016, apenas 4 %das escolas públicas contam com mais de 20 Mbps de internet, valor mínimo recomendado para uso pedagógico com os alunos. É possível, é preciso e estamos caminhando para mudar esta realidade!

Em 23 de novembro de 2017, o Ministério da Educação (MEC) lançou a Política de Inovação Educação Conectada, que prevê a conexão em alta velocidade de todas as escolas públicas do país até 2024. Além disso,  inclui o lançamento do portal integrado de recursos digitais do MEC e uma estrutura de apoio a estados e municípios, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), para o planejamento e adoção de inovação e tecnologia pelas redes de ensino.

Esse compromisso do Governo Federal marca o início de ainda mais trabalho, para garantirmos que a política seja implementada e também aperfeiçoada para melhor atender às necessidades de educadores e alunos de todo o Brasil.