Para alcançarmos a transformação social de que o país precisa, é necessário garantir a capacidade de implementação de boas políticas de gestão de pessoas no setor público, com foco em atrair, preparar e reter lideranças comprometidas com um Estado mais eficiente e qualificado na resposta às necessidades da sociedade e de seus cidadãos. Isso só acontecerá de forma satisfatória, numa visão de um Brasil justo para todas e todos, com investimentos em pontos-chave para o desenvolvimento de pessoas, sobretudo negras e mulheres, grupos historicamente minorizados.

Nossas iniciativas

A parceria Vamos – Transformar Lideranças no Setor Público e Terceiro Setor é formada por três organizações empenhadas em construir um modelo inovador de cocriação e investimento compartilhado para, assim, fortalecer lideranças do governo e da sociedade civil para transformar o Brasil. São parte da parceria Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org.

Entre os projetos da Vamos, apoiamos a criação de políticas inovadoras em Gestão de Pessoas. Junto com organizações parceiras e órgãos federais, estaduais e municipais, desenvolvemos experiências práticas nesse tema.

Atualmente, trabalhamos com seis estados: Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. Nesses locais, atuamos nos pilares de atração, pré-seleção, desempenho, desenvolvimento e engajamento de pessoas.

Acreditamos, assim, que será possível viabilizar não apenas a atração e a seleção, mas também a retenção dos melhores talentos na gestão pública, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços entregues à população.

O Movimento Pessoas à Frente é suprapartidário, formado por pessoas e organizações com coragem, inteligência e disposição para construir um país melhor e preparar gestoras e gestores públicos para o Brasil do futuro, contribuindo para a construção de um melhor Estado. O Movimento tem o compromisso de promover um diálogo plural, somar diferentes visões e construir coletivamente propostas e posicionamentos. Tudo para promover melhores políticas e serviços públicos à sociedade brasileira.

Apoiamos o programa de trainee da Vetor Brasil que tem como objetivo atrair, selecionar, alocar e desenvolver profissionais, que estão nos primeiros anos de carreira, mas são altamente qualificados e têm potencial de rendimento em governo.

Atuação nos Estados

Estes estados estão alinhados com os processos seletivos e frentes de desempenho e desenvolvimento, em um compromisso de longo prazo para transformar a gestão de pessoas no setor público.

Pesquisas e artigos

Conheça todos os materiais sobre Gestão de Pessoas elaborados pelo Movimento Pessoas à Frente.

No primeiro ano, foram mais de 200 pessoas que foram selecionadas e nomeadas pelo governador. Os gestores ficaram satisfeitos com as pessoas selecionadas, elas se sentem mais legitimadas e isso impacta nos serviços prestados ao cidadão.
Otto Levy
Ex-secretário de planejamento (MG)
Sou funcionária concursada e, em 2019, tive o privilégio de ser escolhida como diretora de Recursos Humanos pelo processo seletivo. Esse processo propicia a oportunidade de buscar o profissional mais adequado para determinado local por meio de critérios técnicos, transparentes e de acesso a todos os interessados.
Andrea Pasquini
Diretora de Recursos Humanos (RS)
Esse programa nos ajuda a democratizar e fazer possível com que mais profissionais ingressem no setor público.
Jéssika Moreira
Coordenadora do Laboratório de Inovação e Dados (CE)