Conteudo Cabeçalho Rodape

Os avanços sociais e as mudanças que o Brasil precisa só vão acontecer com a participação de pessoas e a ação do setor público. O governo pode fazer as mudanças chegarem em toda a sociedade, seja nos desafios da educação, saúde, meio ambiente ou segurança. É por isso que buscamos nos aproximar do setor ao mesmo tempo que colaboramos com gente talentosa e comprometida em melhorar o país. 

Nos últimos anos, buscamos aprender sobre gestão de pessoas no setor público. Em conversas e estudos, ouvimos autoridades, sociedade civil, academia e governos com visões distintas, para garantir pluralidade nas discussões. Com o conhecimento aprofundado no tema, queremos contribuir no debate sobre atração e seleção para cargos de liderança, assim como desenvolvimento, desempenho e engajamento desses profissionais. Com critérios claros, um processo transparente e profissionalismo, é possível ter as pessoas mais preparadas em posições decisivas. 

Como é o cenário de pessoas no setor público hoje

Entenda como são os principais cargos de liderança no Brasil.

  • Mais de 23 mil cargos de livre nomeação no governo federal (Ministério do Planejamento 2018)

  • 120 mil em governos estaduais (IBGE, 2014)

  • Entre esses cargos, o 2º e 3º escalões são ocupados por cerca de 1,3 mil pessoas em âmbito federal e de 5 a 7 mil em âmbito estadual

Essas pessoas tomam decisões sobre políticas públicas, tanto as mudanças que impactam todo o país quanto questões que acontecem diretamente no seu estado. São atitudes que influenciam a vida de milhões de brasileiros dia após dia.

No governo federal, pelo menos 60% dos cargos precisam ser ocupados por servidores concursados, porém nem sempre há processo de seleção para ocupar essas vagas. Além disso, muitas indicações são meramente políticas, baseando-se apenas em afinidade e confiança.

Encontro com governadores, autoridades, terceiro setor e sociedade civil para debater gestão de pessoas no setor público

Como funciona em outros países

Chile, Reino Unido, Austrália e Cingapura são exemplos de países que profissionalizaram a seleção de cargos de liderança - sem deixar de lado o fator confiança. Eles transformaram o funcionalismo público focando especialmente na qualificação dos profissionais que estão no topo da pirâmide, onde as principais decisões são tomadas. 

Definir as competências de cada cargo, ter perfis claros para as diferentes posições, criar processos seletivos e pensar em uma gestão de desempenho são caminhos que o Brasil pode tomar para a gestão de pessoas no setor público.

Como a Fundação Lemann colabora

Buscamos referências nacionais e internacionais para entender em quais frentes poderíamos contribuir para que o tema avance.

  1. 01

    Atração

    Pessoas de diversos setores comprometidas e preparadas para resolver desafios sociais.
  2. 02

    Pré-seleção

    Para os principais cargos de liderança, priorizando áreas de educação, saúde, segurança e meio ambiente.
  3. 03

    Apoio ao desempenho

    Para desenvolverem suas competências e promoverem entregas transparentes à população.
  4. 04

    Apoio ao desenvolvimento de pessoas

    para que estejam preparadas para ocupar cargos de liderança, desenvolver suas funções e institucionalizar políticas e programas.
  5. 05

    Apoio ao engajamento de equipes

    Garantir que os times das lideranças participem da construção de políticas públicas e sua implementação, compartilhando objetivos de gestão.

Diante de todos esses desafios, estamos trabalhando em diversas frentes para apoiar governos em seus processos de gestão de pessoas. Realizamos entrevistas com mais de 90 políticos, especialistas em gestão pública e lideranças para entender o contexto brasileiro. Conhecemos casos inspiradores de outros países, identificamos boas práticas e organizamos eventos com líderes públicos. Para somar esforços, iniciamos uma aliança com organizações do terceiro setor, junto com a Fundação Brava, o Instituto Humanize e o Instituto República. Por fim, estamos produzindo conhecimento com materiais sobre o assunto e ajudando a desenvolver experiências práticas em governos estaduais e municipais que querem fazer diferente na sua gestão de pessoas. 

Continue acompanhando a Fundação Lemann para se envolver no debate e ajudá-lo a avançar com a gente!

Parcerias com governos

A Aliança já tem parcerias acontecendo em governos de diferentes estados. Confira!

Governo do Estado do Ceará

Secretaria de Saúde do Estado: Apoio no processo de pré-seleção, desempenho e desenvolvimento, transferência de conhecimento e metodologia para a Escola de Governo e Secretaria de Planejamento e Gestão, além de mapeamento de boas práticas existentes para balizar um modelo a ser replicado para todo o Estado.

Governo do Estado de Minas Gerais

Apoio no processo de pré-seleção, desempenho e desenvolvimento de profissionais em cargos de liderança, além de transferência de conhecimento e capacitação dos servidores nas metodologias utilizadas, garantindo a continuidade das práticas. 

Governo do Estado do Pará

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade: Mapeamento dos principais cargos de liderança, e desenho da Matriz de Competência para os cargos de liderança; desenho do Programa de Desenvolvimento.

Secretaria Estadual de Educação: Trabalho de desempenho e desenvolvimento na Secretaria com levantamento de diretrizes estratégicas e priorização, e apoio para o desempenho e desenvolvimento de lideranças. Desenho da Matriz de Competência para os Diretores Regionais de Ensino; qualificação das formações existentes; assessment; desenho do Programa de Desenvolvimento.

Governo do Estado do Paraná

Secretaria de Educação do Estado:  Apoio ao processo de pré-seleção de Chefes de Núcleo Regional de Educação. Também colaboramos com o trabalho de desempenho e desenvolvimento na Secretaria de Educação com o desenho da Matriz de Competência para os cargos críticos mapeados; desenho das rotinas de desenvolvimento; levantamento das Diretrizes estratégicas e Priorização; pactuação das metas com as lideranças.

Governo do Estado de Pernambuco

Secretaria de Educação e Esportes: Apoio na implementação de processos de pré-seleção, desempenho e desenvolvimento para  os Gerentes Regionais de Ensino. O escopo prevê a construção conjunta dos processos com a equipe da secretaria e capacitações para transferência de conhecimento.

Secretaria de Planejamento e Gestão: Apoio na implementação de processos de desempenho, desenvolvimento e engajamento para as lideranças da secretaria. O projeto inclui capacitações para transferência de conhecimento e construção conjunta dos processos.

Secretaria de Administração: Acompanhamento da implementação nas Secretarias de Educação e Esportes e Planejamento e Gestão para sistematização das metodologias e disseminação para o restante do governo. Além do apoio a partir da escola de governo (CEFOSPE) para ações em desenvolvimento voltado às lideranças.

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria de Educação do Estado: Apoio ao processo de pré-seleção para 30 Coordenadores Regionais de Ensino. Desempenho e desenvolvimento com a criação de uma unidade de gestão de pessoas na Secretaria.

Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão: Apoio ao processo de pré-seleção para Subsecretário de Gestão de Pessoas, Diretor de Recursos Humanos e Coordenador das Escolas de Governo. Desempenho e Desenvolvimento com a criação de uma unidade de gestão de pessoas na Secretaria.

Governo do Estado de São Paulo

Secretaria de Educação: Apoio ao processo de pré-seleção, desempenho e desenvolvimento de Dirigentes Regionais de Ensino no Estado além de transferência de conhecimento e capacitação dos servidores nas metodologias utilizadas, garantindo a continuidade das práticas e expansão para outras posições.

Prefeitura de Santos

Secretaria Municipal de Saúde: Realização de sistematização de aprendizados com o modelo de metas e processo de desempenho por resultados do "Programa de Participação Direta dos Resultados”. Apoio na realização do processo de pré-seleção e desenvolvimento de Coordenadores de Atenção Básica de Saúde e, na implementação de gestão por desempenho para esses cargos.

Parceria com Sergipe

Além dos estados que apoiamos junto com a Aliança, nós colaboramos com o processo de pré-seleção de 10 Coordenadores Regionais de Ensino da rede pública de ensino de Sergipe, que já é nosso parceiro no programa Formar. Contribuímos com a estruturação de um processo de pré-seleção baseada nas competências técnicas dos profissionais, o que inspirou o Governo a desenhar uma pré-seleção similar para os Diretores das Escolas do Estado.

Outras parcerias já realizadas

Prefeitura de Niterói: Sistematização de aprendizados de processo estruturado para contratação de analistas de gestão pública temporários.

SP Parcerias (Prefeitura Municipal de São Paulo): Atração, pré-seleção, programa de desenvolvimento e implementação de gestão por desempenho para lideranças.

 Secretaria do Tesouro Nacional: Construção de modelo de gestão por desempenho e desenho de processo de pré-seleção para cargos de liderança selecionados.

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