Você sabia que a meta 5 do Plano Nacional de Educação é alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental? Atualmente, mais de 54% das crianças com oito anos de idade não sabem ler adequadamente. Isso significa que ainda temos muito para avançar na alfabetização das crianças brasileiras.

É por isso que a Associação Bem Comum, a Fundação Lemann e o Instituto Natura estão lançando o Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), uma parceria com os estados e com os municípios para colaborar com a aprendizagem e garantir a alfabetização até os sete anos de idade.

O que o programa oferece?

O PARC oferece suporte técnico para que os estados, em regime de colaboração com seus municípios, possam desenhar e desenvolver uma política com foco na alfabetização das crianças na idade certa. Com ênfase em Língua Portuguesa e Matemática, o PARC é inspirado no Programa de Alfabetização do Ceará - experiência reconhecida nacionalmente por elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos anos iniciais de 3,5 para 6,1.

A ideia do programa é colaborar com diferentes realidades do Brasil construindo políticas sólidas que façam a diferença na aprendizagem por muitos anos e décadas (independente da nossa parceria ou da gestão vigente).

Quem pode participar?

O programa já foi lançado em Pernambuco. Em breve, devemos ter parcerias com mais estados.

As parcerias acontecem diretamente com o governo do estado. O primeiro passo é o estado demonstrar interesse e entrar em contato com as organizações que realizam o PARC. A parceria poderá ser firmada caso exista interesse em implementar a política e caso as organizações realizadoras do programa tenham condições técnicas e/ou financeiras. As organizações também poderão entrar em contato direto com os governos para convidá-los a participar do programa.

A parceria é gratuita?

Sim, 100% gratuita. Não existe nenhum vínculo financeiro ou repasse de dinheiro das organizações com os estados e os municípios.

Quem é parceira no PARC

Associação Bem Comum

A Associação Bem Comum é uma organização não governamental e sem fins lucrativos constituída com o objetivo de apoiar gestores municipais e estaduais de educação que queiram melhorar os resultados de aprendizagem de suas escolas.

Fundação Lemann

A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial: gente. Isso só acontece com educação de qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país. Nós realizamos projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoiamos centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado.

Instituto Natura

O Instituto Natura acredita na construção de um mundo melhor a partir da educação e no papel central que ela deve ocupar no desenvolvimento de uma sociedade mais coesa e menos desigual.  Para isso, desde 2010, desenvolve e apoia iniciativas de educação transformadoras para professores, escolas, gestores públicos e Consultoras de Beleza Natura. O foco é disseminar e incentivar a discussão sobre temas como escola em tempo integral, regime de colaboração entre estados e municípios para fortalecimento da alfabetização e incentivo à educação de Consultoras de Beleza Natura. O Instituto atua por meio de parcerias técnicas com outros institutos e os governos municipais, estaduais e federal. A organização é uma OSCIP (organização da sociedade civil de interesse público) e é sem fins lucrativos, mantida pela arrecadação das vendas de produtos Crer para Ver, da Natura. A empresa, assim como suas Consultoras, abre mão de seus lucros ao vender itens da linha, contribuindo para a educação brasileira.