Coinvestimento e filantropia colaborativa

O poder de parcerias

Na Fundação Lemann, nossa missão é tornar o Brasil um lugar mais justo e equitativo, garantindo o acesso à educação pública de qualidade para brasileiros de todas as origens e apoiando o desenvolvimento de lideranças comprometidas com a transformação social do Brasil.

Ao mesmo tempo em que apoiamos uma série de iniciativas inovadoras locais em busca dessa missão, também reconhecemos o imenso valor de alavancar a experiência e expertise de filantropias internacionais, organizações voltadas para essa missão e empreendedores sociais. Criar um Brasil mais justo e equitativo não é trabalho para uma pessoa, nem mesmo para uma nação, mas é um empreendimento abrangente que exige parcerias ativas e de longo prazo entre agentes de mudança com visão global.

Nos encontramos em um momento único na evolução do Brasil e do mundo em termos de desenvolvimento geral. Muitos líderes internacionais de impacto social estão trocando de uma coordenação simples, para um cenário de colaboração completa alinhado a Meta de Desenvolvimento Sustentável 17 das Nações Unidas que é: "revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Para ajudar a tornar essa parceria global para o desenvolvimento sustentável uma realidade que produza resultados reais, estabelecemos uma série de metas ambiciosas para ajudar a construir um Brasil mais avançado, em que todos os brasileiros possam realizar todo o seu potencial. Mas não podemos atingir esses objetivos sozinhos, e é por isso que trabalhamos com vários parceiros de coinvestimento e filantropia colaborativa do Brasil e do exterior.

Nossos parceiros coinvestidores

Nossa abordagem voltada para parceiros

À medida que as fundações pensam mais profundamente sobre como podem aumentar seu impacto em escala, acho que veremos mais organizações em todo o mundo formando parcerias com outras organizações, em vez de embarcar em projetos sozinhas. A Fundação Lemann faz isso há anos por meio de parcerias com a Rede Omidyar e Google.org. Embora as iniciativas colaborativas exijam um período mais longo de discussão entre as partes participantes, os esforços conjuntos - abordando questões semelhantes e dedicando tempo e recursos para os mesmos objetivos - nos dão a melhor chance de obter os resultados que queremos ampliá-los.
Denis Mizne
O CEO da Fundação Lemann

Construindo o futuro do Brasil, juntos.
Aqui estão algumas das muitas maneiras pelas quais nós e nossos parceiros estamos agindo para criar um Brasil mais justo e equitativo:

Nossa filantropia colaborativa em ação

Juntamos forças com a Imaginable Futures (Imaginando Futuros em tradução Literal), uma das líderes em investimentos em EdTechs em mercados emergentes, para que eles trouxessem soluções digitais com grande potencial de assegurar aprendizagem efetiva. Até agora, conseguimos lançar em conjunto uma nova organização inspirada no “Student Achievement Partners” (Parceiros das conquistas dos estudantes em tradução literal) e ajudar na construção de cursos para o desenvolvimento profissional de professoras e professores brasileiros.

Em parceria com o Instituto Natura, desenvolvemos um programa com custo efetivo assegurando que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade apropriada. Em uma parceria plurianual com redes escolares, nossa solução já está mudando a vida de mais de 1 milhão de alunos e permitindo que sonhem com um futuro melhor.

Junto com o W.K. Fundação Kellogg, oferecemos bolsas integrais para jovens afro-brasileiros graduandos que têm o sonho de estudar educação, saúde pública e administração pública em algumas das melhores universidades do mundo.

Unindo forças com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a Fundação Fish, a Fundação Lemann tem investido no Programa MIT-Brasil (MISTI-Br). MISTI é o programa de educação internacional pioneiro do MIT com foco no Brasil. A MISTI combina os alunos do MIT com estágios personalizados, pesquisas e oportunidades de ensino no exterior. Também facilitamos colaborações internacionais de professores e desenvolvemos parcerias com empresas líderes, institutos de pesquisa e universidades em todo o mundo.

Em conjunto com o Governo Britânico por meio de seu Fundo de Prosperidade, desenvolveremos a capacitação em Aprendizagem da Língua Inglesa (ELL) e Ensino da Língua Inglesa (ELT) no sistema de ensino público no Brasil. O programa visa catalisar o crescimento econômico inclusivo no país através de um sistema aprimorado de habilidades para o ensino da língua inglesa e habilidades transferíveis.

Em conjunto com o Itaú Social, desenvolvemos um programa que apoia 6 estados de todo o país na adoção de tecnologia e inovação em seu processo de aprendizagem. Com este programa, os estados fornecerão infraestrutura de ponta, treinamento de professores e recursos educacionais para garantir o aprendizado eficaz para mais de 160 mil alunos.

A Fundação Lemann e a Universidade de Ilinois Urbana-Champaign celebraram o Acordo Empodera e comprometeram fundos para custear integralmente o custo de vida e as mensalidades de negros e indígenas de baixa renda aceitos para mestrado em artes ou mestrado em ciências em vários departamentos da universidade.

Tanto a TC quanto a Fundação Lemann compartilham o desejo de desenvolver a rede de Lemann Fellows para refletir a diversidade socioeconômica e geográfica do Brasil. Com isso em mente, as duas organizações celebraram o Acordo de Diversidade, por meio do qual comprometeram recursos para oferecer total apoio a estudantes de diversas origens socioeconômicas e geográficas durante um período de cinco anos.

Em parceria com a Fundação Brava, o Instituto Humanize e o Instituto República, temos trabalhado para aumentar a atratividade do setor público. Fazemos parcerias com diferentes esferas de governo para criar um modelo estruturado e qualificado de gestão de pessoas no setor público, projetado para atrair, selecionar e estimular talentos do setor público. Esse grupo também tem contribuído para fomentar organizações e lideranças do ecossistema do terceiro setor.