18 março 2020 | 11h45

Sua rede de ensino parceira do Formar

O Programa da Fundação Lemann, que já colabora com mais de 1 milhão de alunos, abre processo seletivo para Redes Municipais de Educação

O Formar é nosso programa que, em parcerias com secretarias de educação, escolas, gestores e professores, tem contribuído ativamente na garantia do direito à aprendizagem.

Neste momento, o Brasil e o mundo enfrentam um panorama preocupante com o Coronavírus (Covid-19). Sabemos que sua expansão impacta diretamente as escolas públicas e redes de ensino de todo o país. Por isso e, ao mesmo tempo, estamos também em contato com Secretarias de Educação de todo o Brasil, por meio de suas associações - Consed e Undime -, nos colocando à disposição para contribuir nesse contexto desafiador em que aulas já estão sendo suspensas.

Com o compromisso duplo de cuidar dos desafios presentes e seguir aprofundando garantindo o futuro de cada aluno e aluna, abrimos um processo seletivo para as inscrições no programa Formar entre março e abril.

As inscrições foram encerradas no dia 19 de abril e, em breve, você conhecerá as redes municipais de ensino selecionadas.

O Programa

O programa Formar é uma parceria entre a Fundação Lemann e redes públicas de educação de todo o Brasil. Hoje, atuamos em 25 redes municipais e estaduais, colaborando com a aprendizagem de mais de 1 milhão de alunos.

Juntos, promovemos e alinhamos esforços entre secretarias de educação e escolas, diminuindo distâncias, apoiando os educadores em seu desenvolvimento profissional e aperfeiçoando as práticas de gestão e os processos pedagógicos.

Acreditamos que essa é uma sintonia essencial para proporcionar educação de qualidade para todos os alunos.

Frentes de atuação

Com até 3 anos de duração, o programa é customizado e atende aos desafios da rede, oferecendo diferentes estratégias para que a secretaria de educação e as escolas identifiquem seus grandes desafios e oportunidades.

Políticas Educacionais

Aqui, buscamos apoiar  melhoria contínua, desenvolvimento e implementação de políticas educacionais, como por exemplo Formação de Professores, Avaliação, Currículo e Acompanhamento Pedagógico. Dessa forma, trabalhamos mais diretamente com as lideranças e equipes técnicas da Secretaria para, a partir de um diagnóstico, melhorar processos pedagógicos e de estruturação interna da Secretaria a fim de garantir a aprendizagem dos alunos.

Formação Continuada em Serviço

Nessa frente, contamos com instituições parceiras para oferecermos formações diversas aos educadores. A ideia é contribuir no desenvolvimento de competências importantes para a promoção da aprendizagem dos alunos.

Edital

Para consultar o edital com mais detalhes sobre a entrada no programa, clique aqui.

Saiba mais sobre o programa

Para conhecer mais sobre o programa, quais são as redes de ensino que fazem parte e o seu funcionamento, clique aqui.