Conteudo Cabeçalho Rodape

Estamos com inscrições abertas para o Formar, nosso programa que, em parcerias com secretarias de educação, escolas, gestores e professores, tem contribuído ativamente na garantia do direito à aprendizagem.

Neste momento, o Brasil e o mundo enfrentam um panorama preocupante com o Coronavírus (Covid-19). Sabemos que sua expansão impacta diretamente as escolas públicas e redes de ensino de todo o país. Por isso e, ao mesmo tempo, estamos também em contato com Secretarias de Educação de todo o Brasil, por meio de suas associações - Consed e Undime -, nos colocando à disposição para contribuir nesse contexto desafiador em que aulas já estão sendo suspensas.

Com o compromisso duplo de cuidar dos desafios presentes e seguir aprofundando garantindo o futuro de cada aluno e aluna, decidimos manter a abertura deste edital para as inscrições no programa Formar. É importante destacar que, dado o contexto atual, o Formar já está apoiando as redes de ensino parceiras com mentorias e compartilhamento de boas práticas para lidar com o Covid-19.

Abaixo, você conhece mais detalhes sobre a iniciativa e como participar. Caso não consiga realizar a inscrição agora, mas quer manifestar o interesse da sua rede em participar, clique aqui ou escreve pra gente em: formar@fundacaolemann.org.br

O Programa

O programa Formar é uma parceria entre a Fundação Lemann e redes públicas de educação de todo o Brasil. Hoje, atuamos em 25 redes municipais e estaduais, colaborando com a aprendizagem de mais de 1 milhão de alunos.

Juntos, promovemos e alinhamos esforços entre secretarias de educação e escolas, diminuindo distâncias, apoiando os educadores em seu desenvolvimento profissional e aperfeiçoando as práticas de gestão e os processos pedagógicos.

Acreditamos que essa é uma sintonia essencial para proporcionar educação de qualidade para todos os alunos.

Frentes de atuação

Com até 3 anos de duração, o programa é customizado e atende aos desafios da rede, oferecendo diferentes estratégias para que a secretaria de educação e as escolas identifiquem seus grandes desafios e oportunidades.

Políticas Educacionais

Aqui, buscamos apoiar  melhoria contínua, desenvolvimento e implementação de políticas educacionais, como por exemplo Formação de Professores, Avaliação, Currículo e Acompanhamento Pedagógico. Dessa forma, trabalhamos mais diretamente com as lideranças e equipes técnicas da Secretaria para, a partir de um diagnóstico, melhorar processos pedagógicos e de estruturação interna da Secretaria a fim de garantir a aprendizagem dos alunos.

Formação Continuada em Serviço

Nessa frente, contamos com instituições parceiras para oferecermos formações diversas aos educadores. A ideia é contribuir no desenvolvimento de competências importantes para a promoção da aprendizagem dos alunos.

Processo Seletivo

As inscrições para redes municipais de ensino foram prorrogadas até o dia 19 de abril de 2020. Pedimos que leia o edital para conhecer todos os detalhes do programa e entender se sua rede é elegível para o processo. Boa sorte!

Clique aqui para acessar o edital >>

Clique aqui para realizar a inscrição >>

Saiba mais sobre o programa

Para conhecer mais sobre o programa, quais são as redes de ensino que fazem parte e o seu funcionamento, clique aqui.

Veja mais sobre a Fundação Lemann

ver todas as publicações