27 março 2020 | 15h45

Nossa atuação com municípios e estados no contexto Covid-19

Fundação Lemann adapta suas atividades em programas e projetos realizados com dezenas de secretarias de educação e em regiões de todo o Brasil

A Fundação Lemann é parceira de mais de 50 secretarias de educação e realiza projetos com municípios e governos estaduais ao redor de todo o Brasil. Sabemos que o momento mundial e nacional pede uma readequação na nossa forma de apoiar cada município, estado e rede parceira.

Abaixo, contamos para vocês as principais adaptações que já estão em andamento.

Formar

Nosso programa acontece em parceria com 25 redes públicas de ensino e já colabora com a aprendizagem de mais de 1 milhão de alunos. Com a paralisação das escolas, muitas secretarias de educação estão acionando seus planos de  contingência. A fim de contribuir com a situação, o Formar está oferecendo suporte a distância com rodas de conversa e compartilhamento de boas práticas.

Educar pra Valer

A iniciativa, que é da Associação Bem Comum e apoiada por nós, oferece assessoria técnica e gratuita aos municípios, apoiando-os na implementação de práticas de gestão.

As visitas presenciais também foram suspensas e a equipe está pensando como viabilizar formações e consultorias remotas. Já está acontecendo trocas de boas práticas entre as redes municipais do programa e reflexões sobre como viabilizar a aprendizagem remota.

Parceria para Alfabetização via Regime de Colaboração (PARC)

Essa iniciativa da Fundação Lemann, Associação Bem Comum e Instituto Natura acontece em parceria com governos estaduais e seus municípios para garantir alfabetização na idade certa. No momento, as viagens aos estados foram canceladas e a rotina do trabalho está sendo adequada para o modo remoto, com reuniões semanais online de 2 horas (a depender da disponibilidade do estado) e apoio no uso de aplicativos de videoconferência.

Pessoas no Setor Público

Estamos com a Fundação Brava, o Instituto Humanize e o República.org contribuindo com oito governos estaduais que implementam novas práticas na gestão de pessoas. Com o Covid-19, todos os nossos eventos e workshops mudaram para o formato online. Também repensamos o planejamento em cada estado e oferecemos escuta ativa para apoiar as lideranças de diferentes secretarias em seus desafios com o cenário atual.

Continuaremos atualizando essa página e as nossas redes sociais com novidades sobre os programas e os projetos em que atuamos. Para saber mais sobre as ações da Fundação Lemann no contexto Covid-19, clique aqui ou acesse: http://bit.ly/covid-fl