Conteudo Cabeçalho Rodape

"Muitas pessoas que estão fazendo o país avançar e resolvendo desafios da educação estão aqui hoje." Foi assim que Denis Mizne (diretor executivo da Fundação Lemann) começou o Redes Que Transformam, em Embu das Artes, entre os dias 28 e 30 de setembro.

Denis Mizne durante abertura do Redes Que Transformam
Denis Mizne, diretor da Fundação Lemann, na abertura do Redes Que Transformam

O evento reuniu professores da Conectando Saberes e as redes públicas de ensino dos programas Formar, Educar pra Valer e PARC (Parceria para Alfabetização via Regime de Colaboração). Com o objetivo de construir um sistema coerente entre todos os atores da educação, os 600 participantes pensaram, juntos, em como melhorar a aprendizagem dos alunos, compartilharam experiências nacionais e internacionais de sucesso. 

Colaboração para uma educação de qualidade

Tivemos conversas importantes sobre Regime de Colaboração entre estados e municípios. Kátia Smole (professora e ex-secretária de Educação Básica do MEC) trouxe sua experiência na área. “É preciso ter clareza sistêmica que o aluno não é do município, do estado, ou da escola particular, ele é aluno do país, de todos nós”, disse. 

Mais tarde, conhecemos como o Regime de Colaboração funciona na prática. Fred Amâncio (secretário de Educação do Pernambuco), Sueli Nunes (secretária de Educação de Cabo de Santo Agostinho), Cláudia Oliveira (técnica de acompanhamento pedagógico de Garanhuns), Michela Lopes (diretora escolar de Garanhuns) e o professor Josinaldo Bernardo (Recife) contaram sobre o dia a dia de trabalho. 

Aprendendo com o futuro

O primeiro foi encerrado como muita emoção e inspiração. Recebemos a presença de quatro alunos do 9º ano de uma escola de Caruaru (CE). Ruam, Suelanny, José Cezar e Williane compartilharam sobre o prazer em aprender com seu professor Rodolfo Costa.  No final do papo, Ruam ainda tocou sanfona colocando toda a plateia para dançar. 

Os desafios da equidade

O segundo dia começou com uma discussão muito importante para a educação: quais as prioridades e as propostas para melhorar a aprendizagem. Conversamos com o Jânio Macedo (secretário de educação básica do MEC), Leila Pérussolo (secretária de Educação de Roraima e coordenadora de formação continuada do Consed), Luiz Miguel (presidente da Undime) e o deputado federal Pedro Lima.

Também tivemos um papo sobre as experiências de autoridades para melhorar o aprendizado dos alunos. Izolda Cela (vice-governadora do Ceará), Renata Sena (prefeita de Francisco Morato), Ricardo Pereira (prefeito de Princesa Isabel) e Firmino Filho (prefeito de Teresina). 

Chico Soares (ex-presidente do Inep) discutiu sobre a importância de garantir uma qualidade no ensino para todos e trouxe dados sobre a desigualdade na educação. 

Chico Soares, ex-presidente do Inep, durante o evento
Chico Soares foi presidente do Inep e discutiu sobre a desigualdade na educação

Susanna Lemann, que faz parte do nosso conselho, participou do segundo dia do Redes Que Transformam. "É muito importante fortalecer professores, gestores e secretários para eles protagonizaram a mudança", contou.

A professora indiana Swaroop Rawal, top 10 no Global Teacher Prize, e o professor nordestino Jayse Antonio, top 50, fecharam o segundo dia do Redes Que Transformam com muita inspiração. “Eu queria mudar a vida das crianças do meu país. Depois do top 10 eu quero mudar a vida das crianças do mundo”, destacou Swaroop.

Encerramos o último dia aprendendo muito com os Educadores Nota 10 de 2019! Um esquenta para a cerimônia, que aconteceu na segunda-feira à noite. Conversamos com os professores e conhecemos os projetos. Foi demais!

Temas

Educação

Veja mais sobre a Fundação Lemann

ver todas as publicações