No AM e PA, iniciativas unem identidade e sustentabilidade para melhorar ensino nas escolas

Série Lições da Amazônia apresenta como práticas pedagógicas estão mudando indicadores educacionais e fortalecendo o pertencimento de crianças e adolescentes
Lições da Amazônia

De acordo com dados oficiais organizados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em 2024, a média nacional de conclusão do Ensino Médio entre os países da Pan-Amazônia é de 69%. Porém, quando observada apenas a porção de área localizada na região amazônica, excluindo o restante do território, esse índice cai para 54%. O levantamento foi gerado a partir de indicadores oficiais da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, não sendo computados apenas os dados da Guiana Francesa.

Em relação ao nível de conhecimento no ensino fundamental, os índices são ainda mais distantes. Enquanto a média nacional brasileira de aprendizagem em matemática está em 13%, nos estados da Amazônia Legal o índice cai para 6%. Em relação ao aprendizado de leitura, a diferença persiste: 10% é a média nacional, enquanto a taxa é de apenas 5% na região amazônica.

Porém, em cinco municípios da região, três deles no Amazonas e dois no Pará, o caminho apresentado no estudo já é prática e tem gerado bons resultados. Em diferentes contextos e realidades, tendo em comum a floresta que se vive e se vê da janela das salas de aula, o processo de aprendizado entre professores e estudantes inclui a biodiversidade e a identidade cultural, tão presentes no cotidiano das crianças, dos adolescentes e de suas famílias.

Por meio do programa Educação Amazônia, antigo Plantar, realizado pela Motriz em parceria com a Fundação Lemann, Co-Impact, Instituto Natura e Porticus, cerca de 42 mil alunos já foram beneficiados, ao longo de três anos. “Especialmente na região amazônica, é importante considerar que, além dos desafios que temos em comum com outras regiões, enfrentamos o contexto atual das emergências climáticas, que afetam a população, e as oportunidades que a bioeconomia gera para a região. Por isso, esses estudantes precisam estar preparados para o futuro, numa relação muito íntima e de valorização que eles já têm com o território, em um diálogo que também faça sentido para eles por meio da educação”, explica Daniela Caldeirinha, vice-presidente de educação da Fundação Lemann.

E é a história desses municípios foram captadas na série especial Lições da Amazônia, realizada em parceria com o Amazônia Vox e apoio da Motriz. São 5 episódios com iniciativas que nascem a partir do programa Educação Amazônia, e estão transformando a educação em Ulianópolis (PA), Presidente Figueiredo (AM), Itacoatiara (AM), Manicoré (AM) e Moju (PA).



Texto de Daniel Nardin (Amazônia Vox)

Esta série especial é uma iniciativa da plataforma Amazônia Vox, realizada em parceria com a Fundação Lemann e apoio da Motriz.

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