Conteudo Cabeçalho Rodape

Tire suas dúvidas!

Que legal que você quer saber mais sobre a gente! Antes de entrar em contato com dúvidas ou sugestões, leia as perguntas mais frequentes. Pode ser que a resposta para a sua pergunta já esteja aqui.

Sobre a Fundação Lemann:

Qual a missão da Fundação Lemann?
Nossa missão é colaborar com pessoas e instituições em iniciativas de amplo impacto que garantam a aprendizagem de todos os alunos e engajar e desenvolver lideranças comprometidas em resolver desafios sociais complexos do país, levando o Brasil a um salto de desenvolvimento com equidade.
O que a Fundação Lemann faz na prática?
Atuamos em dois pilares: Educação e Lideranças.
Na educação, realizamos projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos para aprimorar a qualidade do ensino público.
Em Lideranças, apoiamos, conectamos e engajamos mais de 600 líderes comprometidos com impacto social e em resolver desafios complexos do país.
Como a Fundação Lemann ganha dinheiro?
Somos uma organização familiar, sem fins lucrativos e sem incentivos fiscais. Isso significa que não vendemos nenhum tipo de serviço (educacional ou de qualquer outra natureza) e não recebemos recursos públicos para realizar nossos projetos.
Não estamos associados a nenhuma organização privada e nem cobramos pelas parcerias e apoios oferecidos.
A Fundação Lemann ajudou a eleger algum candidato?
A Fundação Lemann não se envolve com campanhas políticas. Valorizamos nosso apartidarismo e independência e não apoiamos (nem apoiaremos) nenhum partido, coligação ou campanha eleitoral, mesmo que eventuais candidatos sejam membros da Rede de Líderes Fundação Lemann.
A Fundação Lemann financiou a campanha de Tábata Amaral / Felipe Rigoni, Renan Ferreirinha, etc.?
Não financiamos a campanha de nenhum candidato. Somos uma organização sem fins lucrativos, apartidária e independente.
Não endossamos visões ideológicas ou partidárias, não fazemos divulgações de campanhas ou mandatos e nem autorizamos o uso do nosso nome ou marca em campanhas políticas.
A Fundação Lemann apoia iniciativas de renovação política como o RenovaBR, Acredito, etc?
Não. A Fundação Lemann não tem nenhuma parceria com o RenovaBR ou outros movimentos políticos.
As organizações são independentes e possuem escopos de atuação diferentes.
Qual o posicionamento político da Fundação Lemann?
Nós valorizamos muito a independência e o apartidarismo em nossa atuação. Não temos bandeiras partidárias e não apoiamos nenhum partido político.
Sabemos que os desafios que o Brasil enfrenta com polarizações e incertezas. E isso reforça a importância de diálogo, democracia e construção de novas pontes.
Por isso, só vamos conseguir construir um Brasil que avance com igualdade de oportunidades apostando nas diferentes visões de mundo, na pluralidade de ideias e na diversidade de opiniões.
Por que Jorge Paulo Lemann criou a Fundação Lemann?
A Fundação Lemann foi criada em 2002 a partir da vontade de Jorge Paulo Lemann e sua família de contribuírem com a educação pública e com iniciativas que geram transformação social.
Jorge Paulo acredita em gente comprometida em transformar o Brasil em um país mais justo e avançado.
Por que Jorge Paulo Lemann apoia educação? Quais os interesses e motivações?
Jorge Paulo Lemann, sua família e toda a equipe da Fundação Lemann acreditam que um Brasil feito por todos e para todos começa pela educação.
Escolhemos trabalhar com a educação pública para que alunos de norte a sul do país tenham oportunidades de sonhar e chegar cada vez mais longe e desenvolver seu máximo potencial.
Quero falar com Jorge Paulo Lemann.
Apesar de a Fundação Lemann ter Jorge Paulo como fundador e presidente do conselho, não temos acesso à sua agenda ou contatos pessoais.
Como trabalhar na Fundação Lemann?
Todas as nossas vagas estão disponíveis em www.bit.ly/trabalhe-na-fl. Se caso nenhuma delas esteja alinhada ao seu perfil, sugerimos que você cadastre seu currículo no nosso banco de dados. Boa sorte!
A Fundação Lemann tem oportunidade para trabalho voluntário?
Nós não trabalhamos com voluntários, mas sempre que temos oportunidades de trabalho, compartilhamos nas redes sociais.
Em que regiões do país a Fundação Lemann atua?
Temos iniciativas, parceiros, lideranças e programas apoiados em todos os estados brasileiros.
Preciso de apoio financeiro para minha organização/projeto.
A Fundação Lemann não realiza doações. Caso sua organização ajude na resolução de grandes problemas sociais do país, com potencial de impacto em escala e já tenha as primeiras evidências de sucesso consolidadas, sugerimos que fique de olho para uma possível abertura de membros da nossa rede de líderes.
Preciso de ajuda financeira.
Sabemos que os desafios são grandes e desejamos sorte nessa fase. No entanto, a Fundação Lemann não realiza doações pessoais.
Estou fazendo um crowdfunding e preciso de ajuda financeira e divulgação.
A Fundação Lemann não realiza doações pessoais. Também não realizamos esse tipo de divulgação.

Educação Pública

Quais os principais programas em educação?
Atuamos em três frentes principais: Aprendizagem, Políticas Educacionais e Tecnologia & Inovação.
Nossos principais programas junto a redes e escolas são a PARC (Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração), Formar e Educar Pra Valer, iniciativas de suporte às redes de educação municipais e estaduais para aprimorar a gestão e a aprendizagem dos estudantes.
Qual a relação da Fundação Lemann com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?
Atuamos de três formas pela implementação da BNCC:
1. Apoiamos organizações que também se dedicam à implementação da BNCC e no fomento de soluções que auxiliam no processo de adaptação do documento.
2. Monitoramos o avanço da implementação pelo Brasil.
3. Produzimos conhecimentos, dados técnicos e orientações que ajudem gestores públicos nessa tarefa.
A Fundação Lemann financiou a BNCC?
A Base Nacional Comum Curricular não foi financiada por nenhuma empresa, governo ou organização da sociedade civil.
O que é o Movimento pela Base?
O Movimento pela Base é um grupo não governamental que, desde 2013, reúne entidades, organizações e pessoas físicas, de diversos setores educacionais, que têm em comum a causa da Base Nacional Comum Curricular.
O papel do Movimento pela Base é gerar insumos e evidências para qualificar o debate público sobre a causa, observar a qualidade dos processos de construção e implementação do documento, participar dos momentos coletivos de construção desta e de outras políticas correlatas, por meio de leituras críticas, audiências e consultas públicas.
Além disso, o Movimento zela pela qualidade e dissemina materiais e informações que apoiem redes e escolas a concretizarem a implementação com foco na aprendizagem dos alunos.
A Fundação Lemann fundou o Movimento pela Base?
A Fundação Lemann é uma das fundadoras do Movimento pela Base.
Além disso, oferece apoio financeiro, participa ativamente e é a secretaria-executiva do Movimento.
Como inscrever minha rede de educação nos programas da Fundação Lemann?
A entrada em um de nossos programas depende de alguns fatores, desde o perfil/ tamanho da rede, o perfil do programa no qual teremos espaço para novas parcerias e outras análises realizadas pelo próprio programa.
Fique de olho em nossas redes sociais para conferir as oportunidades.
Qual a relação da Fundação Lemann com a Nova Escola?
A Fundação Lemann é a mantenedora da Associação Nova Escola. Porém, todo conteúdo produzido tem liberdade editorial.
Nossa parceria tem como objetivo garantir que a opinião dos professores e gestores escolares tenham cada vez mais espaço no debate sobre educação.
O que é a Conectando Saberes e como fazer parte?
A Conectando Saberes é uma rede formada por mais de 800 educadores de todo o Brasil que estão comprometidos em promover uma educação pública de qualidade.
A rede é apoiada pela Fundação Lemann e busca construir espaços coletivos presenciais e virtuais para incentivar a troca de boas práticas de transformação social.

Lideranças

Quais atuação da Fundação Lemann no apoio a lideranças?
Queremos ver um Brasil transformado. Para isso, precisamos de pessoas e organizações preparadas, engajadas e comprometidas na resolução dos desafios coletivos do nosso país.
Com o objetivo de contribuir com essa visão, valorizamos gente que transforma e atraímos, retemos e impulsionamos talentos.
Por que e como a Fundação Lemann atua em Gestão de Pessoas no Setor Público?
A Fundação Lemann sempre acreditou que é importante apoiar pessoas para que estejam mais aptas a resolver grandes desafios sociais do Brasil, tornando o país mais justo e inclusivo.
Diversos países que investiram na seleção e desenvolvimento de pessoas no setor público conseguiram mostrar que as ações realizadas podem ter grande impacto. Assim, identificamos uma janela de oportunidade e tornamos a gestão de pessoas no setor público um tema prioritário.
Como faço para concorrer/ganhar/receber uma bolsa de estudo da Fundação Lemann?
Para ser beneficiado(a) com uma bolsa de estudos da Fundação Lemann é preciso, antes, ser aprovado(a) na universidade parceira de destino.
O processo seletivo das bolsas é conduzido pela própria universidade. Recomendamos entrar em contato diretamente com a universidade para entender o processo.
Os beneficiados serão aqueles que buscam soluções para os principais desafios do Brasil.
Em quais faculdades e cursos são oferecidas bolsas? Quais bolsas a Fundação Lemann oferece? Que tipo de bolsas de estudos a Fundação Lemann tem?
Apoiamos centros de pesquisa e oferecemos bolsas de estudos em algumas das melhores universidades do mundo, como Harvard, Columbia e Oxford.
Para conhecer todas as universidades parceiras e cursos oferecidos, basta acessar: https://fundacaolemann.org.br/voce/universidades.
Há bolsas disponíveis para graduação?
No nível de graduação, oferecemos bolsas para Medicina no Hospital Albert Einstein e para Direito, na FGV.
Vale ressaltar que o foco são estudantes de baixo nível socioeconômico. Para o exterior, oferecemos bolsa de estudo apenas no nível de pós-graduação.
O que é o programa Lemann Fellowship?
O programa Lemann Fellowship é uma das iniciativas da Fundação Lemann para apoiar pessoas que buscam soluções para os principais desafios do Brasil.
O programa oferece bolsas de pós-graduação em universidades no exterior como Harvard, Stanford, Columbia e MIT.
Como fazer parte do Ponte de Talentos?
O Ponte de Talentos é um programa da Fundação Lemann, em parceria com a Baobá, EducationUSA e a Voxy, que quer colaborar para ampliar a igualdade de oportunidades e ajudar cada vez mais gente a chegar onde sonha.
A proposta é promover equidade racial e econômica entre brasileiros que fazem cursos de pós-graduação em algumas das melhores universidades dos Estados Unidos.
Para fazer parte é preciso ter concluído uma graduação (bacharelado e/ou licenciatura) e trabalhar ou ter interesse com impacto social e temas relacionados à educação, saúde, economia, gestão e políticas públicas. Além disso, é preciso se inscrever em nosso edital, clicando aqui: https://fundacaolemann.org.br/projetos/ponte-de-talentos.
Caso o edital não esteja aberto, basta ficar de olho em nossas redes sociais.
O que e quem a Fundação Lemann apoia?
A Fundação Lemann apoia organizações comprometidas com a resolução de grandes problemas sociais do país, contribuindo para construir um país mais justo e mais avançado.
A organização precisa ter alinhamento com nossa missão, potencial de impacto em escala, lideranças comprometidas e engajadas, capacidade de atuação sistêmica e primeiras evidências de sucesso consolidadas.

Entre em contato com
a Fundação Lemann

Rua dos Pinheiros, 870
Pinheiros - São Paulo

Siga nossas redes sociais

Imprensa

Imprensa

Se você é jornalista e quer conhecer mais sobre o trabalho da Fundação Lemann, clique aqui