Em Itacoatiara (AM), projeto Guardiões do Amanhã conecta aprendizagem, preservação e desenvolvimento sustentável

O terceiro episódio da série Lições da Amazônia apresenta a iniciativa de estudantes que mostra como a escola pode ser espaço de sustentabilidade e pertencimento.

Na cidade de Itacoatiara (AM), a educação pública tem se mostrado uma poderosa ferramenta de transformação social, ambiental e econômica. É o que se pode assistir no terceiro episódio da da série Lições da Amazônia apresenta como estudantes, professores e comunidade constroem juntos soluções para os desafios do território, conectando aprendizagem, preservação e desenvolvimento sustentável.

No centro dessa mobilização está o projeto Guardiões do Amanhã, que envolve alunos na criação de ações socioambientais com impacto direto na comunidade. As atividades vão desde o plantio de árvores e hortas até a produção de materiais educativos que valorizam a cultura local e estimulam a consciência ambiental. A escola se torna, assim, um espaço vivo, que ultrapassa os muros e se conecta com as necessidades e potências da Amazônia.

Essa transformação reflete não só no meio ambiente, mas também no desenvolvimento dos próprios estudantes. Com apoio de professores, gestores e familiares, os alunos desenvolvem autonomia, senso de responsabilidade e fortalecem sua identidade amazônica. Ao mesmo tempo, ganham repertório para dialogar com temas do presente e do futuro, como bioeconomia e desenvolvimento sustentável.

Os resultados aparecem no dia a dia da escola e da comunidade. Os espaços antes ociosos agora abrigam árvores frutíferas e hortas que contribuem para a merenda escolar e para o bem-estar coletivo. Mais do que isso, a experiência desperta nos jovens o entendimento de que são protagonistas da transformação do território onde vivem — e que cuidar da Amazônia é também cuidar do futuro de todos nós.



Assista ao episódio completo abaixo:


Esta matéria faz parte da série especial Lições da Amazônia, uma iniciativa da plataforma Amazônia Vox, realizada em parceria com a Fundação Lemann e apoio da Motriz.

Texto adaptado de Daniel Nardin (Amazônia Vox)

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