Bolsas de Estudo: apoiando talentos brasileiros

Conheça como as bolsas de estudo e oportunidades apoiadas pela Fundação Lemann impulsionam lideranças que querem contribuir para um país mais justo e inovador

Acreditamos que a educação tem o poder de mudar vidas e gerar impacto positivo na sociedade. Por isso, desde nossa fundação apoiamos talentos brasileiros em sua formação em instituições de excelência ao redor do mundo, ampliando oportunidades e contribuindo para a formação de lideranças preparadas para enfrentar os desafios do país com responsabilidade, conhecimento e propósito.

Entre 2021 e 2024, 182 pessoas receberam bolsas de estudo apoiadas pela Fundação Lemann para estudar em algumas das universidades mais reconhecidas do mundo, como Harvard, MIT, Oxford, Stanford e Columbia. 

Mais do que formar especialistas, buscamos fortalecer uma rede de lideranças diversa, engajada e comprometida com o impacto social. Pessoas que querem enfrentar os desafios coletivos do país: da educação à saúde, da gestão pública à justiça climática, com soluções reais, baseadas em dados, inovação e escuta ativa da sociedade.

Modalidades de bolsas e funcionamento
Nossa atuação em bolsas de estudo acontece por meio de diferentes iniciativas estratégicas. Um dos principais programas é o Lemann Fellowship, que apoia estudantes brasileiros que querem estudar nas melhores universidades do mundo em áreas de impacto social, como educação, governo, saúde pública, entre outras, sempre com foco na formação de lideranças que queiram fazer a diferença no Brasil. As bolsas Lemann Fellowship são oferecidas em parceria com as próprias universidades, que são responsáveis pela seleção dos bolsistas que melhor correspondem a este perfil.

Já a iniciativa Alcance tem o foco em promover equidade racial e econômica no acesso a programas de pós-graduação em algumas das melhores universidades do mundo. A iniciativa surgiu a partir da identificação de uma série de barreiras sistêmicas que limitam o acesso de brasileiros pretos, pardos e indígenas a estas oportunidades de estudo. Para isso, atua na disseminação de informação e inspiração sobre o tema; oferece preparação para o processo de candidatura por meio do Programa Alcance Prep; e oferece bolsas exclusivamente raciais, por meio de editais de Bolsas Alcance.

Também somos parceiros do Chevening, uma iniciativa do governo britânico que fornece bolsas integrais de mestrado no Reino Unido. No Brasil, oferecemos oportunidades na Faculdade de Direito da USP, da FGV-Direito e do Curso de Computer Science do Insper, com bolsas destinadas a estudantes negros de baixa renda da rede pública.

Aos estudantes interessados, a candidatura deve ser feita diretamente nas instituições parceiras. Cada universidade possui critérios próprios de admissão e, a partir do aceite, o candidato pode se tornar elegível às diferentes modalidades de apoio da Fundação Lemann, conforme as diretrizes de cada parceria.

Saiba mais sobre como funcionam as bolsas e quais instituições estão conectadas à nossa rede.

Compromisso com equidade
Entre 2021 e 2024, das 182 bolsas concedidas, 29 foram destinadas exclusivamente a pessoas negras e indígenas através das Bolsas Alcance. Também firmamos parcerias que impulsionam a diversidade em programas de liderança e acesso a universidades de excelência, com apoio contínuo antes, durante e depois da experiência internacional.

Para muitos, esse apoio é decisivo. Como no caso do Giancarlo Gama, bolsista da Lemann Fellowship, que fez seu mestrado em Políticas Públicas pela Universidade de Oxford. “Acessar uma universidade de ponta no exterior parecia impossível para pessoas pretas e pobres como eu. O fellowship tornou esse sonho viável. Agora, atuo para ampliar essas oportunidades para os mais excluídos”, afirma Giancarlo, fundador da Jevy Cidades, organização que atua com justiça social e climática nas periferias brasileiras.

Quando lideranças diversas acessam uma formação internacional de excelência e retornam para aplicar esse conhecimento no território, o impacto se multiplica. Cada bolsista representa uma ponte entre o mundo e o Brasil, entre o que podemos aprender e o que precisamos transformar.

Conheça mais sobre esse trabalho no nosso Relatório Anual 2024 e inspire-se com as trajetórias de quem está ajudando a transformar o Brasil por meio da educação, da equidade e da colaboração.

Compartilhe