Nosso objetivo é garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas ao final do segundo ano. Aprender a ler e interpretar textos na idade certa significa um estágio crucial no desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes. Quando isso não acontece, toda trajetória escolar fica comprometida e os índices de evasão e desistências aumentam consideravelmente.

Nossas iniciativas

$squareAlt

Cofinanciada pela Fundação Lemann e Instituto Natura e gerido pela Associação Bem Comum, a PARC (Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração) oferece suporte técnico para que os estados, em regime de colaboração com municípios, desenvolvam políticas públicas com foco na alfabetização das crianças até os sete anos de idade. O programa possibilita dar um salto no número de alunos alfabetizados na idade certa com apoio a secretarias estaduais de Educação, desenvolvimento de material didático, além de formação de professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos.

+3.000.000

alunos

matriculas

23 mil

escolas

estados

COINVESTIDOR IMPLEMENTADOR
Instituto Gesto

Com base em nossa experiência, a colaboração entre estados e municípios tem se mostrado o modelo mais eficaz para garantir a melhoria contínua nos resultados da rede de ensino.

David Saad,
<p>Diretor-presidente do Instituto Natura, coinvestidor no programa PARC</p>
$squareAlt

Instituído pela Associação Bem Comum, em parceria com a Fundação Lemann, o programa Educar pra Valer (EpV) tem como propósito prestar assessoria técnica gratuita aos municípios participantes para apoiá-los na implementação de boas práticas de gestão. O programa trabalha de forma conjunta com o município tendo por objetivo melhorar o rendimento e desempenho dos alunos, por um período de quatro anos. A iniciativa segue o modelo que revolucionou a educação em Sobral (CE).

615 mil

alunos

20 mil

docentes formados

redes parceiras

estados

COINVESTIDOR IMPLEMENTADOR
Instituto Gesto

Desde 2019, com o material estruturado e as formações contínuas que recebemos do programa, conseguimos o alinhamento em rede, agregando também merenda de qualidade, transporte e valorização dos profissionais de educação com uma política de bonificação. No último ano, conquistamos o melhor Ideb da Paraíba nas séries iniciais e o quarto nas séries finais.

Ana Paula Nunes da Silva,
<p>Secretária de Educação, Cultura, Esportes, Lazer e Turismo de Princesa Isabel</p>

Mapa de Atuação

PARC