Dia Mundial da Educação: conheça iniciativas que promovem educação de qualidade para todos

Um ecossistema de impacto para que todos os estudantes alcancem seu máximo potencial

O dia 28 de abril marca a celebração do Dia Internacional da Educação. A data foi criada durante o Fórum Mundial de Educação, realizado em 2000, na cidade de Dakar (Senegal), com a participação de 180 países. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da educação e reforçar os esforços necessários para garantir qualidade e oportunidades para todas as pessoas.

A educação está diretamente ligada às transformações sociais, e, por isso, diferentes formas de acesso ao conhecimento são fundamentais para formar cidadãos críticos e conscientes do mundo em que vivem. Nesse contexto, o 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU prevê assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos e todas. A meta é, até 2030, aumentar significativamente o número de jovens e adultos com habilidades relevantes, incluindo competências técnicas e profissionais para o emprego, o trabalho decente e o empreendedorismo.

Ao pensar nas diferentes formas de adquirir conhecimento — dentro e fora da escola —, falamos de processos educativos que colocam os estudantes no centro da aprendizagem, valorizando suas necessidades, interesses e estilos de aprendizado. No ambiente escolar, essa abordagem favorece uma compreensão mais profunda e reflexiva dos conteúdos ensinados.

Além de preparar os alunos para lidar com desafios em diversas áreas da vida, essa visão da educação também estimula a consciência social e o pensamento crítico — elementos fundamentais para uma cidadania ativa, informada e justa.

A Fundação Lemann atua com um ecossistema de impacto de diferentes organizações, com o objetivo de fortalecer e contribuir com as redes públicas de ensino, para que todos os estudantes possam alcançar seu máximo potencial — sempre com foco na redução das desigualdades raciais. Confira alguns exemplos de iniciativas que apoiamos.

Parcerias de impacto

Motriz

Organização sem fins lucrativos que tem como missão fortalecer governos locais para que entreguem serviços de qualidade a todas as pessoas no Brasil, com um olhar transversal para a equidade étnico-racial, a equidade de gênero e a sustentabilidade socioambiental. Atualmente, impacta 2 milhões de alunos, conta com 1.000 lideranças públicas formadas e fortaleceu 270 órgãos públicos.

Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação

Organização independente, apartidária e de alcance global, inspirada pelo município de Sobral, no Ceará. Seu objetivo é promover a aprendizagem com equidade na educação básica, por meio da formação de lideranças educacionais e do fomento à pesquisa aplicada.

Associação Bem Comum

Organização sem fins lucrativos que atua para elaborar e/ou executar políticas públicas em estados e municípios, garantindo uma educação de qualidade de forma efetiva, equitativa e sustentável em todo o ciclo educacional — com ênfase na alfabetização até os 7 anos de idade.

Instituto Reúna

Com o objetivo de construir bases consistentes para aprendizagens efetivas, mobilizadoras e acessíveis a todos, o Instituto realiza pesquisas e desenvolve ferramentas práticas para apoiar redes de ensino e escolas na implementação de políticas focadas na aprendizagem dos estudantes. Suas ações contribuem para a aplicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em sala de aula, oferecendo recursos pedagógicos que fortalecem o desenvolvimento de sistemas pedagógicos coerentes em todo o Brasil.

Nova Escola
A Nova Escola é uma plataforma digital que produz reportagens, cursos autoinstrucionais, formações, planos de aula e materiais educacionais para fortalecer os professores brasileiros e é acessada por cerca de 3 milhões de pessoas por mês.

MegaEdu
Organização sem fins lucrativos que trabalha para levar internet de alta velocidade para todas as escolas públicas do Brasil.

Programas 

Programa Formar

Destinado ao fortalecimento da gestão de redes públicas de ensino no Brasil por meio de políticas educacionais de aprendizagem para alunos do ensino fundamental. Todas as ações são implementadas com base nos desafios e oportunidades identificados junto a professores, secretarias de educação, consultores e especialistas. Conta com iniciativas de promoção à equidade racial e práticas antirracistas. Mais de 2 milhões de estudantes já foram impactados em nove estados.

PARC

Implementada pela Bem Comum, a Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) apoia o poder público estadual no desenvolvimento e implementação de políticas voltadas à melhoria da aprendizagem no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, com foco na alfabetização das crianças no tempo adequado. Atuação em 18 estados, 3.569 municípios e 2,8 milhões de estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. 

Plantar Educação

Presente em cinco municípios da Amazônia Legal, o programa beneficia cerca de 42 mil estudantes, contribuindo para a melhoria do desempenho escolar e o fortalecimento dos laços comunitários. m parceria com secretarias municipais, adota um modelo de ensino voltado à realidade da floresta, integrando práticas responsáveis ao desenvolvimento dos alunos, além de promover a valorização cultural indígena

EpV – Educar pra Valer

Presta assessoria técnica gratuita aos municípios partícipes para apoiá-los na implementação de boas práticas de gestão educacional e pedagógica. O objetivo é garantir o ingresso, permanência e a excelência de aprendizagem das crianças nas escolas públicas. Presente em 49 municípios, no total de 12 estados (AM, PA, MA, CE, SE, PE, AL, PB, BA, ES, SP e RS), alcançou mais de 3 mil escolas,  mais de 30 mil professores e 847 mil estudantes, sendo mais de 241 mil dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. O programa também conta com o Sistema de Avaliação (SAEV), ferramenta que avalia o desempenho dos alunos em língua portuguesa e matemática, gerando dados que orientam ações pedagógicas mais eficazes. 

Escolas criativas

Apoia Secretarias de Educação na transformação de escolas da rede pública em locais mais lúdicos, mão na massa e instigantes a todos os estudantes. Atua em parceria com gestores públicos, líderes escolares e professores para mapear, incentivar e promover atividades em sala de aula que ofereçam formas diferentes e inovadoras de trabalhar o currículo. O objetivo é que crianças e jovens das mais diversas origens, formações e classes sociais se divirtam com o processo de aprendizado, e, ao mesmo tempo, se sintam valorizados na escola, aprendendo mais e melhor. Mais de 1 milhão de estudantes tiveram acesso às metodologias do Escolas Criativas, em 2.500 escolas em 16 redes de ensino..

Escolas Conectadas

Com o objetivo de coordenar políticas de conectividade até 2026 e assegurar internet de qualidade para todas as escolas públicas de educação básica do Brasil, o projeto impulsiona programas que apoiamos há muitos anos, desde a elaboração do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC), em 2017.

No plano, também estão incluídos: garantia de infraestrutura de conectividade, acesso à internet rápida e de qualidade, distribuição de sinal e computadores nas escolas, além de formação de professores com foco no uso de tecnologias em sala de aula.

Compartilhe