Cerca de 80% das criancas e jovens estão matriculados em escolas públicas no Brasil. Trabalhar junto ao setor público, apoiando gestores educacionais em seus desafios, é a melhor estratégia para impulsionar a educação com qualidade em escala. Apoiamos alunos, professores, gestores escolares, secreatarias de educação e governos para levar a rede de ensino pública do país a um patamar de excelência.
Nossas iniciativas

Cofinanciada pela Fundação Lemann e Instituto Natura e gerido pela Associação Bem Comum, a PARC (Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração) oferece suporte técnico para que os estados, em regime de colaboração com municípios, desenvolvam políticas públicas com foco na alfabetização das crianças até os sete anos de idade. O programa possibilita dar um salto no número de alunos alfabetizados na idade certa com apoio a secretarias estaduais de Educação, desenvolvimento de material didático, além de formação de professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos.
990 mil
alunos
126 mil
docentes
23 mil
escolas
10
estados

Com base em nossa experiência, a colaboração entre estados e municípios tem se mostrado o modelo mais eficaz para garantir a melhoria contínua nos resultados da rede de ensino.
David Saad,
Diretor-presidente do Instituto Natura, coinvestidor no programa PARC

Gerido pelo Instituto Gesto, organização associada da Fundação Lemann, o programa Formar é destinado ao aperfeiçoamento da gestão de redes públicas de educação no Brasil por meio do acompanhamento de políticas educacionais e a troca de experiências entre as 27 redes estaduais e municipais participantes. O programa é customizado para cada rede e pode durar até três anos. Durante a fase de implementação, pensamos nos desafios e oportunidades da rede junto com professores, secretarias de educação, consultores e especialistas.
1.6 milhão
alunos
72 mil
docentes
4,6 mil
escolas
27
cidades

A educação acontece quando conseguimos perceber o outro.
Perceber, respeitar e, principalmente, desenvolver competências
Cledja Araújo Santos,
professora da rede pública de ensino apoiada pelo programa Formar.

Instituído pela Associação Bem Comum, em parceria com a Fundação Lemann, o programa Educar pra Valer (EpV) tem como propósito prestar assessoria técnica gratuita aos municípios participantes para apoiá-los na implementação de boas práticas de gestão. O programa trabalha de forma conjunta com o município tendo por objetivo melhorar o rendimento e desempenho dos alunos, por um período de quatro anos. A iniciativa segue o modelo que revolucionou a educação em Sobral (CE).
426 mil
alunos
18 mil
docentes
2 mil
redes escolares
29
cidades
