Bolsa complementar auxilia estudantes brasileiros no exterior
A educação superior é uma importante ferramenta de transformação para um país mais justo e igualitário. Uma experiência de estudos de pós-graduação no exterior tem como vantagem um enriquecimento cultural, político e de visões de mundo. Estudantes brasileiros negros e/ou indígenas aprovados em programas de mestrado e doutorado fora do Brasil, que querem trilhar suas carreiras voltadas ao desenvolvimento do país, já podem aplicar para a Bolsa Complementar Alcance, oferecida pela Fundação Lemann. As inscrições abrem no dia 13 de junho e vão até 27 de junho, às 23:59.
O objetivo da bolsa é oferecer recursos complementares para cobrir despesas como moradia, alimentação e transporte durante o período de estudos. O valor a ser contemplado será definido pela Fundação Lemann conforme plano de contas a ser enviado pelos candidatos no processo de inscrição.
Podem se inscrever pessoas brasileiras natas ou naturalizadas, que se autodeclaram como pardas, pretas ou indígenas, aprovadas em programas de mestrado e doutorado na categoria presencial em universidades de países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Singapura. Veja a lista completa:
Universidade de Harvard (EUA)
Universidade de Stanford (EUA)
MIT (EUA)
Universidade de Cambridge (Reino Unido)
Caltech (EUA)
Universidade de Oxford (Reino Unido)
Universidade de Yale (EUA)
Universidade de Columbia (EUA)
Universidade de Princeton (EUA)
Universidade de Chicago (EUA)
Universidade da Califórnia - Berkeley (EUA)
Imperial College London (Reino Unido)
University College London (Reino Unido)
Universidade da Pensilvânia (EUA)
Cornell (EUA)
Universidade John Hopkins (EUA)
Swiss Federal Institute of Technology Zurich (Suíça)
UCLA (EUA)
Universidade de Toronto (Canadá)
Universidade Nacional de Singapura (Singapura)
Durante as etapas do processo seletivo são alguns critérios de seleção são levados em consideração, como a conexão da trajetória profissional com o desenvolvimento do Brasil e o nível de realização pessoal e profissional a partir do ponto de partida em termos sociais e educacionais de suas famílias. A inscrição de candidatos LGBTs é especialmente encorajada.
Alunos em programas de intercâmbio, fellowships e doutorado-sanduíche não são elegíveis para a Bolsa Complementar Alcance.
Acesse o edital e saiba mais: