30 março 2023 | 00h00

Bolsa complementar de pós-graduação no exterior para estudantes negros e indígenas

Bolsa Complementar Alcance tem o objetivo de auxiliar nos custos de vida de brasileiros negros e indígenas aprovados em programas de mestrado e doutorado fora do país

Abril de 2023 – Estudantes brasileiros negros e indígenas de programas de mestrado ou doutorado em 20 universidades estrangeiras de ponta podem se inscrever, a partir de 3 de abril, para uma bolsa complementar que visa apoiar o custo de vida no exterior. A bolsa é oferecida pela Fundação Lemann e tem o objetivo de viabilizar que esses alunos consigam participar do programa em que foram aprovados em universidades como Harvard, Stanford, Columbia, MIT, Oxford e Cambridge, entre outras. As inscrições deverão ser realizadas via formulário disponível no seguinte link até 28 de abril de 2023. O valor da bolsa será definido pela Fundação a partir do plano de contas enviado na inscrição.

O edital de bolsas faz parte do programa Alcance, implementado pelo Instituto Four com apoio da Fundação Lemann, que busca promover equidade racial e econômica no acesso a programas de pós-graduação no exterior. Aplicantes precisam se declararem como pardos(as), pretos(as) ou indígenas, serem brasileiros(as) natos(as) ou naturalizados(as) e estudantes das seguintes universidades participantes:

• Universidade de Harvard (EUA)

• Universidade de Stanford (EUA)

• MIT (EUA)

• Universidade de Cambridge (Reino Unido)

• Caltech (EUA)

• Universidade de Oxford (Reino Unido)

• Universidade de Yale (EUA)

• Universidade de Columbia (EUA)

• Universidade de Princeton (EUA)

• Universidade de Chicago (EUA)

• Universidade da Califórnia - Berkeley (EUA)

• Imperial College London (Reino Unido)

• University College London (Reino Unido)

• Universidade da Pensilvânia (EUA)

• Cornell (EUA)

• Universidade John Hopkins (EUA)

• Swiss Federal Institute of Technology Zurich (Suíça)

• UCLA (EUA)

• Universidade de Toronto (Canadá)

• Universidade Nacional de Singapura (Singapura)

Os aplicantes devem estar matriculados em programa de carga completa das universidades mencionadas. Alunos em programas de intercâmbio, fellowships e doutorado-sanduíche não são elegíveis.

O processo seletivo ocorrerá em três etapas:  preenchimento de  um formulário de inscrição, envio de documentos comprovatórios das universidades e de um plano de contas com valor solicitado e, por fim, uma entrevista individual.

Acesse o edital no link abaixo:

Receber Material