Bolsa complementar de pós-graduação no exterior para estudantes negros e indígenas
Bolsa Complementar Alcance tem o objetivo de auxiliar nos custos de vida de brasileiros negros e indígenas aprovados em programas de mestrado e doutorado fora do país
Abril de 2023 – Estudantes brasileiros negros e indígenas de programas de mestrado ou doutorado em 20 universidades estrangeiras de ponta podem se inscrever, a partir de 3 de abril, para uma bolsa complementar que visa apoiar o custo de vida no exterior. A bolsa é oferecida pela Fundação Lemann e tem o objetivo de viabilizar que esses alunos consigam participar do programa em que foram aprovados em universidades como Harvard, Stanford, Columbia, MIT, Oxford e Cambridge, entre outras. As inscrições deverão ser realizadas via formulário disponível no seguinte link até 28 de abril de 2023. O valor da bolsa será definido pela Fundação a partir do plano de contas enviado na inscrição.
O edital de bolsas faz parte do programa Alcance, implementado pelo Instituto Four com apoio da Fundação Lemann, que busca promover equidade racial e econômica no acesso a programas de pós-graduação no exterior. Aplicantes precisam se declararem como pardos(as), pretos(as) ou indígenas, serem brasileiros(as) natos(as) ou naturalizados(as) e estudantes das seguintes universidades participantes:
Universidade de Harvard (EUA)
Universidade de Stanford (EUA)
MIT (EUA)
Universidade de Cambridge (Reino Unido)
Caltech (EUA)
Universidade de Oxford (Reino Unido)
Universidade de Yale (EUA)
Universidade de Columbia (EUA)
Universidade de Princeton (EUA)
Universidade de Chicago (EUA)
Universidade da Califórnia - Berkeley (EUA)
Imperial College London (Reino Unido)
University College London (Reino Unido)
Universidade da Pensilvânia (EUA)
Cornell (EUA)
Universidade John Hopkins (EUA)
Swiss Federal Institute of Technology Zurich (Suíça)
UCLA (EUA)
Universidade de Toronto (Canadá)
Universidade Nacional de Singapura (Singapura)
Os aplicantes devem estar matriculados em programa de carga completa das universidades mencionadas. Alunos em programas de intercâmbio, fellowships e doutorado-sanduíche não são elegíveis.
O processo seletivo ocorrerá em três etapas: preenchimento de um formulário de inscrição, envio de documentos comprovatórios das universidades e de um plano de contas com valor solicitado e, por fim, uma entrevista individual.
Acesse o edital no link abaixo: