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A segunda edição do Conselho de Classe dá continuidade ao objetivo de dar voz aos docentes das escolas públicas do país, apresentando a visão dos professores sobre quatro temas educação. A novidade, nesta edição, é a inclusão de professores do Ensino Médio na pesquisa. A metodologia aplicada foi desenvolvida em duas etapas: a primeira contou com um estudo quantitativo, com a participação professores do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio; a segunda etapa foi um estudo qualitativo, com a realização de oficinas realizadas em três cidades de diferentes regiões.

A principal urgência apontada pelos professores foi a carência de acompanhamento psicológico para os alunos, e o problema da indisciplina em sala de aula. Entre os professores de Ensino Médio, outra preocupação destacada foi a defasagem de aprendizado dos alunos ingressos. Tal característica é apontada como um dos principais desafios, uma vez que as turmas acabam se apresentam bastante heterogêneas, dificultando a organização do conteúdo a ser aplicado em sala de aula. Entre as principais urgências mencionadas, estão presentes também o fortalecimento da profissão e maiores investimentos na carreira, incluindo maior oportunidade de formação continuada.

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