15 março 2023 | 10h00

Estudo de caso: meninas que vão além

Ampliando projetos de vida, estudo e carreira de meninas negras do Ensino Fundamental

O programa UK Brazil – Skills For Prosperity (S4P) é uma iniciativa global do governo britânico que tem por objetivo auxiliar na diminuição da pobreza e promover o desenvolvimento econômico sustentável e a igualdade de gênero nos países participantes. Desenvolvido em países da América Latina, Ásia e África desde 2019, o SP4 conta com uma edição brasileira. No Brasil, o programa desenvolve suas atividades através de um consórcio de organizações, gerenciado pela Fundação Lemann, que inclui o Instituto Reúna, a Associação Nova Escola e o British Council, tendo a empresa Tomara! Educação e Cultura como responsável pelo monitoramento, pela avaliação e pelo registro dos aprendizados da iniciativa. A versão nacional do S4P centrou seus investimentos no aprimoramento do ensino da Língua Inglesa nas redes públicas de ensino, com foco nos anos finais do Ensino Fundamental, como forma de apoiar o crescimento econômico e contribuir para a redução da pobreza, proporcionando a jovens e a grupos em desvantagem o acesso à educação de qualidade e ao desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho.

Partindo da preocupação com a promoção da equidade e o enfrentamento de desigualdades sociais, raciais e de gênero, em 2021 o British Council lançou, no âmbito do S4P, o edital “Meninas que vão além” (MQVA), voltado a apoiar projetos que tivessem como objetivo preparar meninas negras do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental para escolhas conscientes a respeito da continuidade dos estudos e da construção de uma carreira profissional.

No material abaixo, você encontra seis projetos selecionados, resultados e aprendizados.

Receber Material