25 setembro 2019 | 15h30

Excelência com Equidade no Ensino Médio

Estudo promovido pela Fundação Lemann, Iede, Instituto Unibanco e Itaú BBA mostra a dificuldade das redes de ensino em dar suporte às escolas

O estudo "Excelência com Equidade no Ensino Médio: a dificuldade das redes de ensino em dar suporte às escolas" faz parte de uma série de pesquisas do "Excelência com Equidade", que teve início em 2012. Essa edição, realizada pela Fundação Lemann, Iede, Instituto Unibanco e Itaú BBA, investigou escolas que conseguiram garantir um bom nível de aprendizagem dos alunos, incluindo aquelas que atendem estudantes de nível socioeconômico mais baixo.

Foram escolhidos dois critérios para determinar quais escolas seriam analisadas: primeiro, olhamos para escolas que trabalham, ao mesmo tempo, pela aprendizagem e por um bom fluxo escolar. Ou seja, só seriam escolhidas as instituições que aprovassem 95% dos seus alunos. Além disso, para escolher as escolas que participariam do estudo, iríamos olhar para as unidades de ensino que conseguem construir com os estudantes uma boa base de conhecimentos, que possam ajudá-los na realização de seus projetos de vida.

No total, foram escolhidas 100 escolas. Quatro estados despontaram na lista, com a maior quantidade de escolas: Ceará (55), Pernambuco (14), Goiás (7) e Espírito Santo (7).

O relatória traz os desafios do Ensino Médio, os perfis das escolas visitas pelas equipes, os resultados da pesquisa de campo e das análises quantitativas, além das implicações para políticas públicas.

Receber Material