4 abril 2019 | 00h00

Laboratório de Educação Digital - Guia Completo

Inspire-se para projetar um ambiente que pode tornar as aulas mais inovadoras e estimular a interação entre os alunos

Criar ambientes inovadores, onde os alunos interajam e se tornem protagonistas do processo de ensino-aprendizagem. Esse é um dos pilares do projeto Laboratório de Educação Digital (LED). Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, a Fundação Lemann transformou antigas salas de informática em espaços maker.

Os laboratórios das escolas CEUs Pera Marmelo, Feitiço da Vila e Capão Redondo, receberam ferramentas como computadores portáteis, impressora 3D, cortadora a laser, furadeira e kits de robótica.

Os espaços também estão alinhados com o novo currículo da rede municipal de São Paulo, que aborda o uso da tecnologia como apoio à aprendizagem, e os professores serão formados para utilizarem todos os equipamentos. O objetivo é criar uma cultura digital, visando uma educação de qualidade alinhada a uma tecnologia educacional.

O que é um LED

Uma sala de aula projetada para estimular a interação entre os alunos e torná-los protagonistas do processo de ensino-aprendizagem. Possui ferramentas como computadores portáteis, impressora 3D, cortadora a laser, furadeira e kits de robótica.

De onde surgiu a ideia?

A partir do programa educacional de fabricação digital FabLearn, criado pelo professor Paulo Blikstein, da Universidade Stanford (EUA), a Fundação Lemann e a A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo juntaram esforços para a criação dos espaços.

Principais ganhos para os alunos

Os educadores à frente do projeto apontaram três principais conquistas: a integração da classe, a autonomia e o interesse dos estudantes.

Quer saber como construir um ambiente inovador de educação digital e interativo na sua escola?

Preencha os dados ao lado e receba em seu e-mail o guia de implementação do Laboratório de Educação Digital!

Saiba mais sobre inovação na educação

1. 01

6 Aprendizados sobre Inovação e Diversificação de Ensino

2. 02