Conteudo Cabeçalho Rodape
5 agosto 2022 | 00h00

Material de apoio para a cobertura das eleições 2022

Um plano para o Brasil

Não vivemos um momento simples, é sabido. No mundo todo, despontam desafios e, no Brasil, eles carregam particularidades importantes que contribuem, em grande medida, para a persistência e o agravamento de desigualdades históricas.

E não se trata de mera opinião, infelizmente, mas do que apontam dados consistentes coletados junto a diversos setores e por diferentes atores. Como país, seguimos muito abaixo da nossa capacidade. Embora uma série de políticas públicas importantes tenha avançado nas últimas décadas, o potencial humano do Brasil segue subdimensionado e subinvestido. Estamos acelerando, mas com o freio de mão puxado.

Há anos, parte do debate público segue mobilizado em torno dos possíveis motivos e soluções para os nossos desafios enquanto país. Muito se falou de uma agenda de soluções pautada por reformas: previdenciária, tributária, trabalhista, lei de eficiência econômica, outra para o mercado de gás, infraestrutura, e assim por diante.

Entretanto, parte significativa desta lista andou e, mesmo assim, as projeções de retomada do desenvolvimento seguem bem pouco otimistas. Apesar da relevância inegável de cada uma destas pautas, também na agenda de reformas algo fundamental para o país segue sem a devida centralidade: nossa gente. Se lançarmos o olhar sobre os desafios do país à luz do que indicam os dados em torno da garantia do direito à aprendizagem, por exemplo, e também com tudo o que já temos de evidências sobre o impacto positivo que o investimento em boas lideranças é capaz de promover, fica evidente a urgência de um debate sobre o nosso futuro pautado pelo potencial humano do Brasil.

Com este material de apoio para a cobertura das eleições de 2022, esperamos facilitar o acesso de jornalistas e formadores de opinião a evidências capazes de qualificar a cobertura e o debate eleitoral, evidenciando foco e prioridades para os próximos anos. Ele fornece, sobretudo, dados e informações que permitirão trabalhar uma cobertura eleitoral pautada pela visão de país centrada no potencial humano como nossa principal e mais urgente ponte para um futuro com melhores perspectivas. São informações advindas de pesquisas e conduzidas com método e disciplina por especialistas independentes. Não se tratam de dados promovidos apenas pela própria Fundação Lemann, mas de um trabalho minucioso que realizamos de coleta, sistematização e análise de diversas fontes: pesquisas acadêmicas, estudos conduzidos por órgãos multilaterais, dados públicos e pesquisas de opinião realizadas por consultorias especializadas. Neste material, jornalistas e articuladores do debate público encontrarão, ainda, bons exemplos que nos mostram que um novo horizonte é possível e que já há caminhos abertos para ele. Procuramos oferecer também o acesso a fontes e especialistas que poderão enriquecer ainda mais estas análises.

O empenho para um debate de ideias responsável, pragmático, ético e comprometido com o bem comum é responsabilidade de todos. Como uma das tantas vozes da sociedade civil organizada, na Fundação Lemann não nos furtamos deste compromisso. Com isso, esperamos também tornar menos árdua e árida a já desafiadora rotina das redações e dos jornalistas, articulistas e formadores de opinião. Que este material possa fornecer subsídios relevantes para a estruturação e fomento de um debate eleitoral pautado por evidências, que seja propositivo e suscite agendas claras e com visão de país - realmente comprometidas com o Brasil e sua gente.

Receber Material

Compartilhe

Veja também