Conteudo Cabeçalho Rodape
19 agosto 2023 | 00h00

Negros e mulheres na liderança

Síntese de evidências sobre a presença de mulheres e pessoas negras emcargos de liderança e autoridade

Por Michael França e Fillipi Nascimento

A liderança é um conceito amplamente discutido e estudado, mas ainda desafiador de ser definido. Em sua essência, a liderança é um processo que envolve influenciar grupos para alcançar objetivos comuns. Embora autoridade e liderança sejam conceitos distintos, é na intersecção entre eles que reside o verdadeiro poder de um líder. Quando um líder assume uma posição de autoridade, ele está mais capacitado para implementar mudanças significativas e tomar decisões cruciais. A literatura destaca a liderança como um facilitador da ação coletiva, um estímulo à motivação, um impulsionador da produtividade, um promotor de ambientes de trabalho saudáveis, um solucionador de conflitos e um condutor de inovações.

A presença equitativa de mulheres em cargos de liderança, seja no setor privado ou público, traz inúmeros benefícios. No mundo corporativo, pesquisas encontraram evidências sugerindo que empresas com mais mulheres em posições de liderança tendem a ter melhor tomada de decisão, maior criatividade e, consequentemente, desempenho financeiro elevado. Além disso, essas empresas também experimentam uma dinâmica de equipe mais positiva e adotam práticas de negócios mais sustentáveis. No setor público, líderes femininas tendem a investir mais em saúde e educação, reduzir a desigualdade de gênero, melhorar o desempenho econômico e combater a corrupção. No contexto da pandemia de Covid-19, os países liderados por mulheres apresentaram melhor desempenho na contenção do avanço do vírus e na redução do número de mortes e internamentos.

A representatividade negra em posições de liderança também é fundamental. No setor empresarial, pesquisas encontraram evidências sugerindo que empresas com líderes negros apresentam melhor desempenho financeiro, engajam mais stakeholders e protegem suas marcas de forma mais eficaz. No setor público, líderes negros são mais propensos a propor políticas de inclusão, engajar politicamente a população e aumentar a participação da força de trabalho negra. Além disso, a presença de líderes negros tem um impacto positivo na educação e na representatividade política local.

No entanto, apesar da clara importância da diversidade, ainda há um longo caminho a ser percorrido. A representatividade de pessoas diversas em posições de liderança ainda é insatisfatória. Por exemplo, menos de 1% dos CEOs das empresas da Fortune 500 são homens negros, e as mulheres ocupam apenas cerca de 25% das cadeiras do Poder Legislativo globalmente. Várias barreiras contribuem para essa sub-representação, incluindo diferentes tipos de discriminação, dinâmicas sociais adversas que impacta mais fortemente determinado grupo, como as responsabilidades derivadas da maternidade e o assédio sexual, e desigualdades de poder intrínsecas. É imperativo reconhecer e combater esses desafios para criar um futuro mais inclusivo e diversificado.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Este estudo consiste em uma revisão detalhada da literatura, que envolve uma síntese abrangente da pesquisa existente sobre o tópico. No entanto, não é uma meta-análise, que combina quantitativamente dados de vários estudos para gerar conclusões específicas. Vale destacar também que esse sumário executivo foi feito com o intuito de catalogar algumas das evidências trazidas pela revisão da literatura contida no estudo. As evidências apresentadas devem ser usadas com parcimônia. É importante salientar que elas não podem ser generalizadas. Isso porque, todo trabalho científico tende a possuir limitações no que diz respeito à generalização de seus resultados. Parte disso vem do fato de que as conclusões encontradas em uma determinada amostra não são, necessariamente, extrapoladas para toda a população. Entretanto, como o estudo demonstra, existe um amplo conjunto de evidências sugerindo efeitos positivos da diversidade em cargos de autoridade e liderança. Tal fato reforça a importância de mais pesquisas futuras nesta temática

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para acessar a pesquisa  “Equidade e Representatividade: Síntese de evidências sobre a presença de mulheres e pessoas negras em cargos de liderança e autoridade”, realizada a pedido da Fundação Lemann pelos pesquisadores Michael França e Fillipi Nascimento, do Núcleo de Estudos Raciais do Insper, clique no botão abaixo.

Receber Material

Compartilhe

Veja também