2 fevereiro 2009 | 10h00

Relatório Anual 2008

No ano de 2008, foram destaques os projetos de formação Gestão para o Sucesso Escolar (GSE) e Formação de Orientadores Pedagógicos Educacionais (OPE)

Neste relatório, é apresentado um panorama das atividades realizadas pela Fundação Lemann durante o ano de 2008, salientando as atividades desenvolvidas que obtiveram maior destaque. Os projetos mais antigos, caracterizados principalmente por concessão de bolsas de estudo são concomitantes aos projetos mais recentes, com foco em desenvolvimento da Gestão Escolar. Este segundo grupo é caracterizado principalmente pela tentativa de atuar em maior escala com programas de formação de gestores, além de ampliar o estudo e disseminação de políticas públicas mais eficazes que priorizem a melhoria da educação. Para avaliar os projetos, foram usados sete indicadores principais: evidência ou não de demanda; evidência ou não de cobertura; qualidade; eficiência; custo; impacto social; e, por fim, replicação e crescimento.

O programa “Gestão para o Sucesso Escolar” (GSE) e “Formação de Orientadores Pedagógicos Educacionais” (OPE) completam mais um ano de sucesso. Além da criação do site, destinado para trocas de experiências entre os líderes, alguns dos ex-participantes se tornaram secretários de educação nos estados de Tocantins, Minas Gerais, Ceará e São Paulo.

Outro exemplo de resultado positivo foi o desenvolvimento, no Tocantins, de um regime de colaboração de professores entre estado e municípios.

Os investimentos em estudos de caso e promoção de seminários, que tem como objetivo a disseminação de melhores práticas em políticas e gestão escolar promoveram, em 2008, seminários sobre os seguintes temas: Autoridade e Responsabilidade; Padrões Educacionais; Sistemas de Avaliação; Valorização do Magistério e Financiamento.

O relatório inclui também informações sobre os programas “Gestão e Valorização do Magistério – Consed”, “Parceiros Vitae de Apoio ao Ensino Técnico e Agrotécnico”, “Parceiros da Educação – Escola Estadual Vicente Rao”, “Lemann Fellowships”, “Fundação Estudar”, “Daquiprafora”, “Instituto LOB do Tênis Feminino”, “Instituto Tênis”, “Instituto ProA”, “Instituto Social Maria Telles – Ismart”, “Escola Graduada de São Paulo”, “Saint Gallen – Ibmec São Paulo”, “Swiss International Teachers’ Program – SITP”, “Associação Esporte Solidário”, “Instituto Coração de Estudante” e “Instituto Guga Kuerten”.

Receber Material