Acreditar em um Brasil mais justo, equitativo e desenvolvido é um sonho que exige ousadia, resiliência e compromisso coletivo. Em 2021, traçamos uma visão ambiciosa para a Fundação Lemann: construir, ao longo de dez anos, um ecossistema capaz de gerar mudanças reais e duradouras. Ao final do primeiro ciclo dessa jornada, celebramos conquistas importantes e reafirmamos nossa confiança no caminho trilhado
Nesses três primeiros anos, vimos o impacto do esforço coletivo ganhar forma. O percentual de crianças com fluência leitora na idade certa chegou a 65%, além disso alcançamos mais de 60,7 mil escolas conectadas com internet de qualidade e o número de lideranças formadas em nossos programas foi de mais de 8 mil pessoas. Fortalecemos parcerias com estados, municípios, universidades e organizações da sociedade civil, construindo uma rede robusta, diversa e cada vez mais comprometida com a transformação do país.
Sabemos, no entanto, que ainda há muito a fazer. A aprendizagem adequada e a equidade racial, na educação e no desenvolvimento de lideranças, seguem como desafios centrais para garantir que todas as pessoas tenham a oportunidade de desenvolver plenamente seu potencial. Por isso, olhamos para o futuro com ainda mais determinação.
Com coragem, escuta ativa e colaboração genuína, continuaremos a avançar para que, em 2031, possamos celebrar um Brasil mais justo, mais plural e mais desenvolvido, com foco em erradicar o analfabetismo escolar, elevar os níveis de aprendizagem com equidade e desenvolver lideranças diversas e de alto impacto comprometidas com o país.
Seguimos mudando o Brasil. Mesmo.