Conteudo Cabeçalho Rodape
30 outubro 2017 | 11h00

100 dos melhores professores debatem educação

Liderança e políticas públicas foram alguns dos temas do 3º Encontro Nacional da Rede Conectando Saberes

Nos dias 28 e 29 de outubro de 2017, cerca de 100 dos melhores educadores do Brasil participaram do 3º Encontro Nacional da Rede Conectando Saberes, em Itapeva (MG). Criada em 2015 e presente em 14 núcleos, espalhados por todo o país, a rede é feita por educadores e para educadores, com a missão de:

"Construir espaços coletivos presenciais e virtuais para aproximar educadores e educadoras que se comprometam em fazer a educação pública de qualidade, visando à transformação social."

Durante o encontro, os participantes puderam compartilhar experiências, refletir coletivamente e colocar a mão na massa. Políticas públicas, altas expectativas, liderança e comunicação foram alguns dos temas debatidos e trabalhados.

Rede Conectando Saberes: 3º Encontro Nacional

Primeiro dia: do sonho ao desafio sistêmico

O dia 28 de outubro foi um sábado de sonhos e expectativas para os educadores da Conectando Saberes. A manhã começou com aplausos e música para a entrada de cada membro da rede, além de falas inspiradoras, com declamação de poesia e compartilhamento de experiências do diretor Willmann Costa e da professora Débora Garofalo.

"Fui trabalhar a área de tecnologia da escola - do 1º ao 9º ano, eram mil alunos. Começamos a trabalhar robótica com materiais do lixo. Não precisei de um kit tecnológico, mas sim da vontade de transformar a vida das crianças."
Débora Garofalo

"Realizei meu sonho como professor tendo altas expectativas sobre meus alunos. No primeiro dia de aula, meus alunos me perguntaram o que eu iria ensinar. Eu devolvi a pergunta e questionei o que queriam aprender."
Willmann Costa


A manhã contou ainda com a fala de Denis Mizne, diretor da Fundação Lemann, que apoia e facilita a expansão da rede. “Acreditamos que a transformação rumo a uma educação pública de excelência e com equidade virá de dentro”, afirmou. “Tem muita gente com conhecimento a agregar, mas o conhecimento dos professores é essencial para isso”, completou.

Depois, os professores debateram políticas públicas e como lidar com os desafios sistêmicos acerca da educação. Para isso, contaram com Rebecca Kockler, do departamento de educação de Louisiana, estado mais pobre dos EUA. Ela falou sobre reformas educacionais e contou como Louisiana realizou a implementação do Common Core (equivalente à Base Nacional Comum Curricular aqui no Brasil). 

Fortalecer a liderança pedagógica e os gestores, garantir coerência entre os recursos disponibilizados pela secretaria de educação, envolver os professores e torná-los embaixadores do processo são alguns dos aprendizados compartilhados. 

Assista aqui ao bate-papo completo!

Durante a tarde, a rede conheceu o programa Ensina Brasil, que apoia jovens lideranças interessadas em transformar a educação. Por dois anos, os participantes ficam em escolas públicas recebendo capacitação e mentoria a fim de aprender mais sobre a realidade do país. 

Ao longo do dia, os participantes também fizeram exercícios práticos para definir ações que estimulem as altas expectativas em seus núcleos. E para terminar o sábado em alto astral, curtiram uma festa ao estilo “Anos 60”, com muita dança e diversão!

Segundo dia: o direito de aprender e a potência de cada aluno e professor

A manhã do segundo dia já começou cheia de inspiração e reflexões com Claudia Costin, especialista em educação e diretora do Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ela falou sobre o direito de aprender, os desafios da educação e a Base Nacional Comum Curricular, entre outros temas.

Assista aqui ao bate-papo completo!

O final do encontro ainda prometia mais emoções com o painel da professora queniana Jacqueline Kahura. Ela lidera projetos sociais como o Lifting the Barriers (LIBA), que desde 2011 promove o empoderamento de mulheres e apoia a educação em áreas rurais do país. Além disso, Jacqueline oferece mentoria e coaching a outros professores.

Assista aqui ao bate-papo completo!

Estes foram alguns dos melhores momentos do 3º Encontro Nacional da Rede Conectando Saberes. Fique de olho em nossos canais pois, em breve, teremos novidades. Para saber mais sobre a rede, clique aqui.

Compartilhe

Veja também