31 março 2020 | 17h00

Apoio à Redes Públicas de Ensino

Fundação Lemann e Imaginable Futures ajudam redes públicas  a planejarem ações para viabilizar o ensino remoto com tecnologias educacionais

A Fundação Lemann e a Imaginable Futures, organizações de filantropia que compartilham o compromisso com a educação pública de qualidade no Brasil, lançaram um programa de apoio técnico a redes estaduais e municipais de ensino no contexto do Covid-19. O objetivo é fortalecer a aprendizagem dos alunos no período em que se encontram fora das escolas, estruturando e viabilizando ações de ensino remoto.

As redes de ensino selecionadas recebem suporte técnico ao longo de dois meses (com possibilidade de renovação). O apoio será personalizado conforme o cenário e as necessidades específicas de cada rede e o planejamento das ações será feito com a participação de suas equipes.

Redes Selecionadas

As inscrições foram encerradas no dia 5 de abril. A seleção foi feita com base nos critérios descritos ao final desse texto, além de contexto social, compromisso e capacidade técnica, visando promover a equidade e contemplar uma diversidade de cenários no Brasil. As selecionadas são:

Rede Estadual do Maranhão
Rede Estadual de Sergipe
Rede Municipal de Aquiraz (CE)
Rede Municipal de Caruaru (PE)
Rede Municipal de Embu Das Artes (SP)
Rede Municipal de Francisco Morato (SP)
Rede Municipal de Jericoacara (CE)
Rede Municipal de Itacaré (BA)
Rede Municipal de Nova Odessa (SP)
Rede Municipal de Olinda (PE)
Rede Municipal de São José dos Campos (SP)
Rede Municipal de Teresina (PI)

Fases do programa

1. 01

Diagnóstico dos desafios e condições da rede de ensino

Co-construção ou finalização de diagnósticos já iniciados
  2. 02

Planejamento de ações de ensino remoto

Co-construção ou finalização de planejamentos já iniciados. O item inclui a curadoria de conteúdos pedagógicos de qualidade (analógicos e digitais) e o apontamento de estratégias para garantir a aprendizagem remota.
  3. 03

Apoio à implementação das ações planejadas

4. 04

Acompanhamento para aprimorar as ações em curso

5. 05

Sistematização e divulgação das ações, visando a multiplicação de práticas que se provarem efetivas

O programa está sendo liderado tecnicamente pela Sincroniza Educação, organização especializada na implementação de produtos, gestão de projetos e formação de professores na rede pública com vasta experiência em iniciativas voltadas para o uso de tecnologias educacionais.

Critérios de seleção

• Ser uma rede estadual ou municipal de educação, em qualquer região do território nacional;

• Indicar um(a) responsável para atuar como líder do projeto, com comprometimento de ao menos 10 horas semanais ao programa.