3 setembro 2020 | 14h00

#AprendendoJuntos para evitar a evasão escolar

Campanha propõe incentivo, apoio e ferramentas a estudantes, famílias e educadores na continuidade do ensino não presencial

A pandemia veio, fechou escolas e nos obrigou a ficar em casa. De lá, tivemos de nos adaptar e reinventar para seguirmos nossas vidas. E para a educação continuar neste período, foi preciso contar com um novo funcionamento de cada engrenagem: alunos, pais, educadores e gestores.

Seja com aulas e tarefas online transmitidas por WhatsApp ou por conteúdo impresso levado aos alunos de carro, moto e até barco, todos se uniram para manter o aprendizado. E ele precisa ser reforçado para mitigar os prejuízos até o retorno às salas de aula e, principalmente, combater a evasão escolar.

"O risco de evasão foi potencializado pela pandemia, temos que agir agora para evitar que os alunos abandonem a escola.  O direito à educação precisa ser garantido e o futuro dessas crianças, protegido", diz Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann.

Vamos seguir #AprendendoJuntos nesta jornada tão desafiadora! Nesta campanha, estamos ao lado de diversas organizações fortalecendo ações de engajamento, motivação e suporte com todos os personagens da educação pública neste período de ensino não presencial. E um dos principais pilares deste movimento é a plataforma Aprendendo Sempre, que traz uma curadoria de conteúdos gratuitos para estimular a aprendizagem e apoiar gestores, professores e famílias.

Além de ferramentas e conteúdos online, a plataforma Aprendendo Sempre traz orientações e experiências sobre metodologias de ensino, inclusão e até sobre saúde emocional. Educadores e pais encontram também nela referências sobre formação, como cursos online gratuitos, apostilas e tutoriais. Conheça e usufrua de todo o conteúdo da plataforma em: www.aprendendosempre.org.

A coalizão Aprendendo Sempre, formada por mais de 20 organizações sociais, tem se reunido, semanalmente, desde que começou o isolamento social, para contribuir com redes públicas de educação e oferecer insumos que garantam equidade na aprendizagem de todos os estudantes brasileiros.  As entidades envolvidas na plataforma são: BID, CIEB, CEIPE, Ensina Brasil, Fundação Lemann, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Roberto Marinho, Fundação Telefônica Vivo, Imaginable Futures, Instituto Alana, Instituto Ayrton Senna, Instituto Bei, Instituto Natura, Oi Futuro, Instituto Península, Instituto Rodrigo Mendes, Instituto Votorantim, Itaú Social, Instituto Sonho Grande, Ismart, Grupo Globo, Movimento Colabora, Movimento pela Base, Nova Escola, Portal Iede, Porvir e UNICEF.