11 dezembro 2017 | 11h00

Aprendizados para quem quer empreender em educação

Cultura de altas expectativas, gestão escolar e foco nas reais necessidades das pessoas são lições do Desafio Start-Ed

O Desafio Start-Ed começou em outubro de 2017 e já destaca muitos aprendizados para quem quer empreender em educação. Realizado pela Fundação Lemann e pela Universidade Columbia em parceria com a Artemisia,  o programa reúne 12 empreendedoras e empreendedores brasileiros e 24 estudantes da universidade americana para desenvolverem soluções inovadoras que colaborem com desafios relevantes para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Os participantes realizaram encontros, oficinas e atividades práticas para entenderem as reais necessidades e desafios na educação e no empreendedorismo. Conheça alguns dos aprendizados agora!

5 dados sobre a educação no Brasil

1. 01

No país, existem 186 mil escolas, 2.2 milhões de professores e quase 49 milhões de alunos.
  2. 02

80% dos alunos estão nas escolas municipais e estaduais e 75,6% dos professores trabalham exclusivamente na rede pública.
  3. 03

Apenas 14% dos alunos terminam o 9º ano com a aprendizagem adequada.
  4. 04

10,5 anos é o tempo médio que o brasileiro recebe de educação formal.
  5. 05

58% das escolas têm alunos com deficiência.

4 informações sobre a Base Nacional Comum Curricular

1. 01

A BNCC define os conhecimentos e habilidades essenciais que todos os alunos e alunas do Brasil têm o direito de aprender em sua vida escolar.

2. 02

A construção do documento começou em 2015 e, desde então, contou com mais de 12 milhões de contribuições de toda a sociedade.
  3. 03

A BNCC é uma política de estado e não de governo, por isso, sua elaboração continuou mesmo passando por 8 ministros da educação e dois presidentes.
  4. 04

A terceira versão da BNCC contou com cinco seminários regionais e foi homologada em dezembro pelo Ministério da Educação.

Para virar o jogo na aprendizagem

✓ Cultura de altas expectativas: a Bronx Arena High School ajuda alunos que abandonaram a escola e querem uma segunda chance Lá, os empreendedores viram que os alunos podem assumir seu próprio aprendizado, cada um no seu ritmo!

✓ Gestão escolar: este é um destaque tanto na Bronx High School quanto no sistema de educação de Sobral (CE), município a 274 km de Fortaleza que tem o melhor Ideb nos anos iniciais do Brasil. O espírito de liderança dos diretores e a autonomia das escolas faz a diferença nas práticas dos professores e aprendizagem dos alunos.

✓ Metas claras de aprendizagem: ainda em Sobral, encontramos metas claras e alinhadas com os diferentes níveis de gestão do município. Isso faz com que todos entendam e trabalhem pelos mesmos objetivos.

✓ Desenvolvimento profissional e valorização: para uma educação de qualidade, os professores e escolas precisam ser reconhecidos sempre. Também é fundamental garantir desenvolvimento profissional com formações continuadas que colaborem com as metas de aprendizagem.

Metodologia: foco nas necessidades

✓ Concentrar-se nas necessidades - e não nas soluções - é um dos princípios do design com foco no usuário. É natural se apegar a uma ideia ou problema hipotético, mas um verdadeiro empreendedor mergulha fundo para entender quais são as reais necessidades das pessoas e quais problemas precisam ser resolvidos para atender essas necessidades.

✓ As perguntas certas fazem toda a diferença ao investigar necessidades. Uma dinâmica do Desafio Start-Ed ajuda a criar um vocabulário compartilhado para o momento de entrevistas e hipóteses. Primeiro, um participante apresenta uma ideia. O participante seguinte diz "não" e oferece outra ideia. A dinâmica segue até que todos apresentem suas sugestões. Depois, cada participante dá uma ideia e o próximo diz "sim", fazendo também um elogio. Dessa forma, todos são estimulados a refletirem sobre as diferenças comportamentais e fortalecer processos colaborativos.

✓ Outra dinâmica ajuda a focar nas informações mais importantes de uma história - habilidade essencial para o empreendedor. Em pares, os participantes compartilham histórias sobre a manhã mais emocionante que tiveram nas últimas semanas. Eles têm até três minutos para chegar à parte principal da história. Enquanto um conta, o outro interage e faz perguntas.

Os participantes do Desafio Start-Ed continuam estudando, pesquisando e conhecendo a realidade da educação para desenvolver suas soluções. Fique ligado em nossos canais para saber tudo sobre essa jornada empreendedora!