17 setembro 2024 | 00h00

Brasil on Campus tem inscrições abertas até 24 de setembro

Programa da Fundação Lemann oferece apoio a estudantes no exterior para a formação de líderes comprometidos com o impacto social no país

Promover uma comunidade diversa de líderes, comprometidos com o impacto social no Brasil é o objetivo do Programa Brasil on Campus, da Fundação Lemann. E os estudantes brasileiros que estão no exterior interessados em fazer parte desta comunidade podem se inscrever no processo seletivo 2024-2025.

Um dos pontos centrais do programa é o apoio oferecido aos estudantes brasileiros no exterior em cinco universidades que são consideradas centro de excelência internacionalmente: Columbia, Harvard, MIT, Oxford e Stanford. "Nossa prioridade é manter um relacionamento contínuo com os membros e entre eles. Buscamos facilitar pontes sociais, acadêmicas e profissionais para um período da vida dos estudantes que é desafiador, mas também engrandecedor", explica Raquel Helen, gerente do Brasil on Campus.

Essas pontes ajudam na integração em novos contextos internacionais, ao mesmo tempo que mantêm fortes laços com o Brasil, formando uma comunidade de estudantes brasileiros no exterior de diferentes raças, gêneros e visões de mundo. Na prática, isso se traduz também em acesso a ex-alunos, mentores experientes e profissionais de referência, e eventos de networking com o objetivo de gerar impacto social durante e após os estudos.

As inscrições para turma do ano letivo 2024-2025 do Brasil on Campus estão abertas até o dia 24 de setembro. Segundo Raquel, o foco será ampliar as ações de formação, com destaque para temas como antirracismo, abertura ao diálogo e carreiras em impacto social. O objetivo é continuar a facilitar o desenvolvimento de lideranças  preparadas para endereçar os desafios complexos do Brasil, a partir de uma abordagem de colaboração e  equidade.

Clique aqui e faça a sua inscrição no Programa Brasil on Campus, da Fundação Lemann

Segundo Raquel, líderes que entendem e valorizam a diversidade estão mais bem preparados para estarem nos espaços de tomada de decisão, pois consideram várias perspectivas e experiências além das próprias. “Uma comunidade comprometida com impacto social visa alavancar habilidades e conexões significativas para fomentar lideranças que promovam mudanças positivas na sociedade. Esses líderes estão conectados aos desafios sociais e ambientais, e agem de forma colaborativa para propor e implementar soluções sustentáveis.”

As atividades do Brasil on Campus são desenhadas para fortalecer esses laços e incluem eventos como happy hours e encontros exclusivos com líderes em conferências internacionais, como a Brazil Conference, em Harvard e MIT, e o Forum Brazil UK, em Oxford. Um exemplo disso foi o Encontro Anual do Brasil on Campus em Boston, em maio e junho de 2024, que celebrou as trajetórias  individuais e coletivas da comunidade com o tema "Da Forma Que Sou".