Conteudo Cabeçalho Rodape
16 novembro 2021 | 00h00

Conheça os novos membros da Rede de Líderes Fundação Lemann

Os aprovados para a turma de 2021 foram comunicados e devem se juntar  

Neste mês de novembro, chegamos ao final do processo seletivo de novos membros da Rede de Líderes Fundação Lemann, um grupo de pessoas que exercem liderança, com grande potencial de mudar o Brasil e que já estão agindo para transformá-lo em um país mais justo e avançado. Com os 60 nomes aprovados, a Rede passa a ser aprovada por 698 pessoas que atuam diversos setores e com diferentes histórias de vida.

O processo seletivo foi feito com base na indicação de nomes pelos atuais membros, que também participaram da seleção, realizando entrevistas e papos com os potenciais ingressantes. 240 pessoas foram indicadas e cerca de 40 membros da Rede participaram do comitê de seleção.

Assim como os atuais membros, os ingressantes terão oportunidades de se conectar com os outros membros através de plataformas, eventos, programas e debates promovidos pela Fundação Lemann e pela própria rede, além de poderem participarem de diferentes programas de impulsionamento para suas carreiras. Conheça mais sobre a Rede de Líderes Fundação Lemann aqui.

Conheça, abaixo, os 60 membros da Turma 2021 da Rede de Líderes Fundação Lemann.


Abidan Henrique da Silva

Abidan Henrique é vereador na cidade de Embu das Artes, conquistando a marca de ser o segundo vereador mais jovem da história da cidade. Foi o mais bem votado da oposição e se mantém como único vereador fora da base do governo municipal. Atualmente, é membro das redes do ISMART, Instituto Semear, Fundação Estudar, RAPS e Renova BR. Está cursando Engenharia Civil na POLI USP. Sua atuação na educação começou no terceiro setor, quando estagiou por dois anos Fundação Lemann. É co-fundador do projeto social Km 23, que há 4 anos conecta jovens de escolas públicas com oportunidades na área da educação.


Adriana Barbosa

Adriana Barbosa é CEO da PretaHub, fundadora do Feira Preta e a idealizadora do Festival Feira Preta, reconhecida como o maior evento de cultura negra da América Latina. O Festival é o espelho vivo das tendências afro-contemporâneas do mercado e das artes, além de ser o espaço ideal para valorizar iniciativas afro-empreendedoras de diversos segmentos. Adriana está na criação dos negócios que nasceram a partir das experiências e vivências proporcionadas pelo festival nos últimos 18 anos, como a Pretahub.


Alessandro Molon

Molon é advogado, professor da PUC-Rio e doutorando em Direito na UERJ. Já deu aula em escolas das redes pública e privada. Foi escolhido o Melhor Deputado Federal do Brasil e destaque na defesa do Meio Ambiente e na luta contra o crime organizado.


Alessandro Vieira

Alessandro Vieira é senador da república por Sergipe, eleito em 2018 com 474.449 votos. É delegado da polícia civil, casado e tem 3 filhos.


Amaral Medeiros

Amaral Medeiros é graduado em Engenharia Mecatrônica pela USP. Foi um dos 10 vencedores do Brazil Global Impact Challenge 2017 ,da Singularity University ,e um dos brasileiros selecionados pela Friendship Ambassadors Foundation, ligada à ONU, para um encontro em Nova York com jovens de todo o mundo. Foi organizador do Startup Weekend Educação, jurado no Big Festival, maior festival de jogos da América Latina, além de ter sido líder de Transformação Digital do Instituto Ayrton Senna. Hoje é sócio e diretor de Parcerias da ChatClass, uma startup acelerada por Google e Facebook com a missão de transformar a educação através de Inteligência Artificial.


Anna Mortara

A Anna Mortara é uma paulistana que atualmente vive em Washington, DC, trabalhando na área de avaliação estratégica do Banco Mundial. Estudou economia e administração pública (FGV-SP) e iniciou sua carreira implementando políticas públicas em governos locais. Depois de atuar como Coordenadora de Planejamento, monitoramento e avaliação de políticas de Direitos Humanos de São Paulo, trabalhou em Brasília junto ao J-PAL (think tank de avaliação de impacto para a superação de pobreza). De lá se transferiu aos EUA onde ficou por +2,5 anos no BID como fellow de avaliação estratégica. Atualmente contribui com o Grupo de Avaliação Independente (IEG) do Banco Mundial, avaliando o engajamento do setor privado em ações climáticas.


Antonio Claret de Oliveira Junior

Advogado e médico Veterinário, com Mestrado pela UFMG, especialização em Gestão de Negócios, pela Fundação Dom Cabral, e em Direito Tributário pela PUC-MG. Antônio Claret Jr. é mineiro, diretor-geral da Agência Reguladora de Serviços Sanitários e Abastecimento de Água de Minas Gerais (ARSAE), e vice-presidente do Instituto Liberal. Claret foi Procurador-Geral do Poder Legislativo de Ribeirão das Neves/MG e subsecretário de Meio Ambiente de Minas Gerais. Foi, ainda, presidente de Conselho da Federação das Indústrias de Minas Gerais e de Comissão da OAB/MG, tendo lecionado na Pós-Graduação da PUC-MG.


Arthur Lima

Dentista, especializado. em Saúde da Família e mestrando em Saúde, Ambiente e Trabalho (Faculdade de Medicina da Bahia). Fundador e CEO da AfroSaúde, startup que conecta profissionais a pacientes que buscam representatividade e diversidade no cuidado. Reconhecido pela Revista Forbes Brasil como "Forbes Under 30" e pelo MIPAD 100/ONU (Most Influential People of African Descent), como Um dos Afrodescentes Mais Influentes do Mundo.


Beatriz Azevedo de Araujo

Beatriz Azevedo é uma ativista climática e advogada ambiental do Ceará, região semi-árida e costeira que já sofre os impactos das mudanças climáticas. Foi cofundadora e CEO do Instituto Verdeluz, uma ONG ambientalista jovem focada em educação, conservação e ativismo, que atualmente conta com 100 voluntários ativos, trabalhando para proteger as dunas, florestas, rios e tartarugas marinhas da cidade de Fortaleza/CE. Também é cofundadora e coordenadora do Ceará no Clima, uma rede de ativistas climáticos que promove o debate sobre justiça climática no estado do Ceará. Já participou de diversas conferências das Nações Unidas sobre clima como representante da sociedade civil brasileira. Finalmente, concluiu recentemente o mestrado em Políticas Públicas na Universidade de Oxford.


Carolina Stecca Douek

Carolina é formada em Economia pela USP e, após se formar, passou seis meses morando em Udaipur, Índia, apoiando iniciativas de desenvolvimento de meios de subsistência na agricultura em parceria com a Access Development Services. Quando voltou ao Brasil, passou dois anos e meio trabalhando para uma empresa de consultoria de gestão local. Após isso, entrou para a International Finance Corporation (braço do setor privado do Grupo Banco Mundial), onde era responsável por projetos regionais estratégicos. Os projetos que liderou vão desde a promoção da integração socioeconômica de populações deslocadas à força até o desenvolvimento regional em regiões com grandes projetos extrativistas.


Cecilia Cortez da Cunha Cruz

Cecília é assessora no Gabinete do Secretário de Educação do Governo do Estado de São Paulo.


César Filho

Empreendedor e apaixonado por saúde pública, César é graduado em Biologia pela UFES e atualmente cursa o MBA em Gestão de Negócios na USP/Esalq. É fundador e CEO da healthtech WeCancer. A inspiração para a fundação da empresa é pessoal: em 2014 acompanhou a luta de sua mãe contra um tumor, um tratamento realizado no SUS e em uma cidade diferente de onde moravam. Após o falecimento, decidiu direcionar a dor e saudade para criar soluções que deem mais tempo e qualidade de vida às pessoas que enfrentam o tratamento oncológico.


Cibele Franzese

Graduada em Direito pela USP, é mestre e doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas - SP, com estágio de pesquisa no Centro de Estudos de Federalismo da Universidade de Kent, Inglaterra. Foi secretária adjunta de Gestão Pública e de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo. Atualmente é professora da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) onde ministra cursos na Graduação, Mestrado e Doutorado em Administração Pública e Governo, e no Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas, nas áreas de Gestão Pública, Instituições Políticas, Políticas Públicas, Planejamento e Gestão.


Clea Ferreira

Mulher, nordestina e preta que “alisou os bancos da ciência” e hoje é doutora pela PUC-Rio e mestra pela USP, pesquisando relações raciais, pedagogias decoloniais e formação docente. Foi em Santo Amaro/BA que aprendeu a ler, sem saber que um dia poderia vir a “ensinar meus [seus] camaradas”. Hoje, com mais de 20 anos de trabalho na educação, aprendendo, ensinando e integrando educação e culturas, segue na esperança de arquitetar a construção de uma sociedade mais equânime e justa. Ama música e trata a dança como terapia.


Cristina Mori

Cristina é consultora em desenvolvimento organizacional na Pacto - Organizações Regenerativas e professora de Liderança e Desempenho no Programa Avançado de Gestão Pública do Insper. Possui experiência como secretária e diretora no setor Público (Federal e Municipal - São Paulo/SP), nas áreas de Planejamento e Gestão, em temas como gestão de pessoas, Tecnologia da Informação e Comunicação, atendimento ao cidadão, processos e documentos públicos, compras públicas, parcerias com organizações da sociedade civil e inclusão digital, entre outras. Atua como liderança de equipes multifuncionais, com mais de 600 pessoas, em três diferentes Estados. Entrega 20 projetos concomitantes na Prefeitura de São Paulo, incluindo o Novo Serviço de Atendimento ao Cidadão e o Sistema Eletrônico Integrado (SEI), na posição de secretária adjunta no Município. Além disso, possui vivência profissional no Terceiro Setor (Hospital Sírio-Libanês/ São Paulo-SP, Projeto Saúde & Alegria/ Santarém-PA e Cidade Escola Aprendiz/ São Paulo-SP).


Daniel Munduruku

Daniel Munduruku é escritor e professor paraense, pertencente ao povo indígena Munduruku. Autor de 54 livros publicados por diversas editoras, no Brasil e no exterior, a maioria classificados como literatura infanto-juvenil e paradidáticos. É graduado em Filosofia, História e Psicologia. Tem Mestrado e Doutorado em Educação pela USP e Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos. Já recebeu vários prêmios nacionais e internacionais por sua obra literária: Prêmio Jabuti CBL - Câmara Brasileira Do Livro, Prêmio da Academia Brasileira de Letras - ABL, Prêmio Érico Vanucci Mendes - CNPq, Prêmio Madanjeet Singh para a Promoção da Tolerância e da Não Violência - UNESCO, Prêmio da Fundação Bunge pelo conjunto de sua obra e atuação cultural, em 2018, entre outros. Muitos de seus livros receberam selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ.


Domingos Savio Alcantara Machado

É graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Tiradentes e em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi diretor de Tecnologia da Informação, professor, pró-reitor de graduação da Universidade Tiradentes e diretor de Inteligência Competitiva no Grupo Tiradentes. Atualmente é membro fundador da Associação de Gestores de TI do Estado de Sergipe (CIO-SE), Conselheiro da BETT Educar, coordenador/membro do Movimento Inova+Sergipe, coordenador da MetaRed Brasil/CiberSegurança, vice-presidente de Estratégia, Internacionalização e Inovação do Grupo Tiradentes e presidente do Conselho de Administração do Tiradentes Innovation Center.


Fabricio Bonecini de Almeida

É um apaixonado defensor dos direitos humanos e especialista em Políticas Públicas. Tem histórico de liderança em direitos humanos, que inicia com o voluntariado em atendimento a populações vulneráveis, e evoluiu para a defesa de direitos como líder de rede de direitos humanos e profissional de Políticas Sociais. Hábil nas várias dimensões das atividades ligadas à defesa de direitos humanos, como pesquisas e envio de denúncias para organismos multilaterais e instituições de Estado, assessoria para vítimas e grupos vulneráveis. É colaborador de ONGs, governos e organizações multilaterais parceiras em diferentes contextos. Além disso, tem experiência em assessorar, monitorar e avaliar desenvolvimentos políticos nacionais e internacionais relacionados a direitos humanos e políticas sociais. Atuou como consultor para o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) e para a Organização Educacional, Científica e Cultural (UNESCO).


Flávia Chuery

Flávia Bellaguarda de Castro Chuery atuou como assessora de Mudança Climática no ICLEI América do Sul. Advogada e mestre em Desenvolvimento Internacional em Justiça Climática pela University of Birmingham. Possui formação em Sustentabilidade pela Schumacher College. Fundadora da Youth Climate Leaders e da LACLIMA. Global Shapers do Fórum Econômico Mundial e Líder da Rede de Ação Políticas pela Sustentabilidade (RAPS).


Francisco Apurinã

Seu nome civil é Francisco de Moura Cândido, porém em sua língua materna, é Ywmuniry, nome herdado dentro dos princípios culturais do povo Apurinã. É da Terra Indígena Camicuã, município de Boca do Acre/AM, filho de Katãwiry, neto de Yukãwa e bisneto de Yakama, do clã meetymanety. É graduado em Administração, mestre em Desenvolvimento Sustentável, doutor em Antropologia Social pela Universidade de Brasília e realiza pós-doutorado na Universidade de Helsinque, na Finlândia. Atualmente é presidente adjunto do Instituto Pupỹkary. Há mais de 20 anos presta serviços para governos estadual, federal e organizações não-governamentais, com destaque para: processos administrativos de licenciamento ambiental, regularização fundiária em terras indígenas, gestão territorial e ambiental, educação escolar indígena, elaboração e gestão de projetos comunitários para organizações, associações e aldeias indígenas.


Frederico Amancio

Nascido em Paulo Afonso, na Bahia, Frederico da Costa Amâncio é formado em Administração pela Universidade de Pernambuco e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, com pós-graduação em Economia Aplicada à Gestão Fiscal, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo. Também possui MBA em Gestão de Negócios em Petróleo e Gás, pela FGV do Rio de Janeiro. Em 1995, foi aprovado em um concurso para auditor fiscal do Tesouro Estadual, lotado na Secretaria da Fazenda de Pernambuco. Em 2010, assumiu o comando da Secretaria Estadual de Saúde. Deixou o cargo em janeiro de 2011, para ocupar a vice-presidência do Porto de Suape. Fred Amancio também foi secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape. Antes de assumir a Secretaria de Educação no governo do Estado, exerceu a função de secretário de Planejamento e Gestão.


Gabriel Barreto Corrêa

Gabriel lidera, atualmente, a área de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação, organização do terceiro setor que trabalha por melhores políticas públicas de educação no Brasil. É graduado e mestre em Economia pela USP e está cursando o doutorado em Administração Pública e Governo na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi consultor da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e trabalhou no setor privado com consultoria estratégica para empresas.


Geyce Fernanda Ferreira

Geyce Ferreira é natural de São Luiz /MA e é completamente apaixonada pela Amazônia. Formada em Administração pela UFAM, tem MBA em Gestão e Estratégia Empresarial pela Uninorte e é especialista em Logística pela UEA. Profissional da área de Supply Chain com mais 10 anos de atuação no Polo Industrial de Manaus, agora enfrenta o desafio de atuar como gestora de Logística no Varejo. Além disso, é líder do Núcleo Mulheres do Brasil Manaus, curadora 21/22 do Global Shapers Manaus, gestora de Comunidades na Iniciativa Afluentes e articuladora do Fashion Revolution Manaus.


Gil Souza de Santanna Junior

Gil iniciou na pesquisa em biologia molecular de células-tronco aos 14 anos de idade - pesquisa que rendeu o Nobel de Medicina ao seu concorrente japonês em 2012. Iniciou, simultaneamente, graduações em Biofísica e em Matemática Aplicada na UFRJ. Na época, insatisfeito com a lentidão da pesquisa científica brasileira por conta da dificuldade e demora na compra/entrega de insumos para pesquisa, decidiu empreender para resolver esse problema. Fundou uma empresa que resolvia o problema de compras e entregas de insumos laboratoriais, que foi acelerada e investida no Brasil e depois migrou para Londres, onde vendeu sua parte e retornou para ciência. Iniciou o doutorado em Neurociências em Stanford e trabalhou como professor de mindfulness e habilidades socioemocionais na Califórnia e no Brasil. Criou o maior programa de Atenção e Resiliência Acadêmica e hoje é cientista de dados e gerente de produto sênior.


Haroldo Correa Rocha

Economista, professor aposentado e ex-pro Reitor de Administração da Ufes. Foi secretário Municipal de Planejamento de Vitoria/RS, diretor do Instituto Jones dos Santos Neves, presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo, secretário de Estado da Educação do Espírito Santo, 2007-2010 e 2015-2018, secretário Executivo de Educação do Estado de São Paulo, 2019-2021, membro de Conselhos de Administração e Fiscal de várias empresas e organizações. Atualmente é coordenador geral do Movimento Profissão Docente.


Irapuã Santana

Doutor em Direito Processual pela UERJ, foi assessor de Ministro no STF e no TSE. É advogado voluntário da Educafro, colunista do jornal O Globo e procurador do Município de Mauá/SP.


Israel Matos Batista

Professor Israel Batista é mestrando em Políticas Públicas e Governo pela Fundação Getúlio Vargas e Cientista Político pela Universidade de Brasília. Professor há 20 anos, ministra aulas em preparatórios para pré-vestibulares e concursos com conteúdos de História, Atualidades e Geopolítica. Também é criador do Bora Vencer, projeto de preparatório gratuito para Enem, vestibular e concursos públicos em Brasília. Após dois mandatos como deputado distrital, hoje representa o Distrito Federal na Câmara. Foi eleito em 2020 um dos deputados federais Top 3 da Educação, pelo Prêmio Congresso em Foco. Dedica-se sobretudo às pautas de educação, serviço público, sustentabilidade, ciência e tecnologia.


Jefferson Santos

Jefferson deve boa parte de sua formação a projetos como o CECOF e a JIP, instituições que o introduziram na vida profissional. Formado em Comércio Exterior, área em que trabalhou por 15 anos, e em Direito – leciona na área na Fortec – viveu um decisivo período de intercâmbio no Chile em 2016. Naquele mesmo ano, concorreu a vereador pela primeira vez, recebendo 1.311 votos. Dois anos depois, concorreu a deputado estadual. Após essas duas experiências, seguiu em busca de qualificação. Antes de ser eleito em 2020, tornou-se membro do RenovaBR e embaixador do Politize. Agora, na Câmara Municipal de São Vicente/SP, Jefferson quer dedicar seu mandato para trazer o povo para o protagonismo da transformação da política da cidade.


Jessika Moreira

Compartilhe

Veja também