Quatro propostas foram selecionadas no Edital de Fortalecimento da Educação Integral nos Anos Finais, iniciativa da Fundação Lemann, Itaú Social e Porticus, que tem como objetivo contribuir para a melhoria da aprendizagem de estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. As iniciativas terão três anos e meio para desenvolver e implementar propostas baseadas nos princípios da educação integral, inclusão e equidade em diferentes territórios.
O Edital de Fortalecimento da Educação Integral nos Anos Finais tem por objetivo apoiar fundações e institutos empresariais, OSCs (Organizações da Sociedade Civil), negócios de impacto social, centros de pesquisa e universidades que desenvolvam modelos educacionais fundamentados nesses princípios, em diferentes contextos e redes de ensino em todo o Brasil.
Puderam se inscrever organizações com propostas alinhadas ao Referencial Pedagógico de Educação Integral para os Anos Finais do Ensino Fundamental, documento que orienta a atuação sob a perspectiva da educação integral e inspira cidades e estados a repensarem suas escolas, colocando os adolescentes no centro do processo educativo. Esse material foi elaborado pelo Instituto Reúna, em parceria com o Itaú Social, Instituto Sonho Grande, Instituto Natura, Fundação Lemann e Motriz.
As organizações selecionadas receberão aportes financeiros anuais durante todo o período de execução do projeto, além de suporte técnico e formativo oferecido por parceiros especialistas, com orientação estratégica e operacional adaptada às necessidades específicas de cada território.
“Precisamos garantir que cada adolescente tenha acesso a uma escola que reconheça e desenvolva suas potências, promova sua aprendizagem e responda às suas necessidades de forma plena. Acreditamos que a educação integral e em tempo integral é uma alavanca poderosa para alcançar esse objetivo. Com este edital, queremos fortalecer organizações que atuam junto às redes públicas, mobilizando saberes dos territórios e construindo, com equidade, soluções que façam sentido para os jovens e suas comunidades”, reforça Daniela Caldeirinha, vice-presidente de Educação da Fundação Lemann.