Que tal reunir 12 empreendedores brasileiros e 24 estudantes da Universidade Columbia (EUA) para, juntos, desenvolverem ideias que ajudem a solucionar desafios relevantes para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Essa é a proposta do Desafio Start-Ed, programa da Fundação Lemann e da Universidade Columbia em parceria com a Artemisia.
A iniciativa, que teve inscrições abertas até setembro passado, já divulgou os participantes, que podem ser conferidos abaixo:
Selecionados do Brasil; selecionados da Columbia.
O programa acontece entre outubro de 2017 e abril de 2018. Nesse período, os participantes trabalham em grupos e têm acesso a ferramentas, conteúdos e mentores para que possam desenvolver, aprimorar e avançar em suas soluções. Além disso, participam de atividades na Universidade Columbia, em Nova York, além de oficinas no Brasil e visitas a escolas públicas. No final, eles apresentam suas ideias e soluções. As melhores serão premiadas e apoiadas.
Os produtos ou serviços propostos devem ajudar a solucionar desafios relacionados a três temas para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). São eles:
Defasagem escolar
Garantir que os alunos concluam os ciclos de ensino da educação básica na idade correta é um dos grandes desafios da educação. De acordo com os dados do Censo Escolar de 2016, mais de 7 milhões de alunos da educação básica foram reprovados ou abandonaram os estudos, por dois ou mais anos, durante sua escolarização. Com a chegada da BNCC e a adaptação dos currículos em escala nacional, garantir o sincronismo idade-série nas escolas será um desafio ainda maior.
Nesta frente, os empreendedores são orientados a pensar em como soluções tecnológicas podem apoiar e potencializar equipes escolares na identificação, no planejamento e na execução de estratégias pedagógicas capazes de responder às diferentes razões e condições que fazem com que estudantes fiquem para trás.
Educação inclusiva
Com a chegada da BNCC e a atualização dos currículos estaduais e municipais em escala nacional, as redes de ensino e escolas públicas têm a oportunidade de rever a abordagem da inclusão para garantir o aprendizado dos mais de 600 mil alunos com deficiência matriculados na rede pública.
Nesta frente, os empreendedores são orientados a pensar em como soluções tecnológicas podem apoiar e potencializar estratégias pedagógicas do atendimento educacional especializado (AEE) das escolas para garantir o acesso de alunos deficientes aos seus direitos e objetivos de aprendizagem.
Participação ativa de pais e responsáveis na aprendizagem
Sabe-se que pais engajados na educação dos filhos ajudam a promover a equidade educacional. De acordo com um estudo feito pela Fundação Lemann, Omidyar Network e IDEO em 2015, os pais no Brasil precisam superar barreiras culturais e sistêmicas significativas para participar ativamente da aprendizagem dos filhos, como sentimento de despreparo e falta de senso de responsabilidade pela qualidade da educação.
Dentro deste contexto, a chegada da BNCC pode potencializar a participação das famílias na educação dos filhos porque ela deixa claro quais os conhecimentos e habilidades que as crianças e jovens devem aprender ano a ano. Com essa clareza, fica mais fácil para pais acompanharem lições de casa, por exemplo, e a relação da família com a escola pode ser fortalecida.
Nesta frente, os empreendedores são orientados a pensar em como soluções tecnológicas podem apoiar e capacitar pais a participarem de forma mais ativa e efetiva da educação de seus filhos para garantir a aprendizagem dos objetivos de conhecimento propostos pela BNCC.

Dúvidas frequentes
- O que é o Desafio Start-Ed: Tecnologias para Transformar a Aprendizagem?
Iniciativa que apoia empreendedores no desenvolvimento de ideias para os desafios de implementação da BNCC.
- Quem realiza?
A Fundação Lemann e a Universidade Columbia em parceria com a Artemisia.
- O Desafio Start-Ed e o Start-Ed Lab são a mesma coisa?
Não. O Start-Ed Lab foi um programa oferecido entre 2013 e 2016 pela Fundação Lemann.
- O que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?
É uma política pública que define quais são os conhecimentos e as habilidades que todos os alunos têm o direito de aprender durante sua vida escolar.
- Como faço para participar do Desafio Start-Ed?
As inscrições foram encerradas no dia 10/09/2017 e já selecionamos os participantes desta edição. Mas fique de olho para futuras oportunidades!
- Quais os benefícios do Desafio Start-Ed?
Mentoria, conexão entre empreendedores e estudantes da Universidade Columbia, e um prêmio em dinheiro para as melhores soluções.