Conteudo Cabeçalho Rodape
6 dezembro 2022 | 10h17

Educação Já 2022

Conheça em detalhes o documento com propostas para o Brasil

O Educação Já 2022 é uma produção que apresenta diagnósticos e caminhos para que o Brasil consiga garantir uma educação de qualidade para todas as suas crianças e jovens! O documento, que foi produzido pelo Todos Pela Educação e conta com a contribuição da Fundação Lemann, é fruto de amplo debate e estudo de políticas educacionais em parceria com outras organizações e especialistas. 

Além do documento completo, que apresenta recomendações para as próximas gestões, a iniciativa detalha as propostas elencadas, com o intuito de contribuir com as novas gestões estaduais e federal que têm início em 2023.

Conheça as propostas que contaram com a contribuição da Fundação Lemann em sua elaboração:

Políticas de equidade étnico-racial

Reconhecendo a urgência e a complexidade desse desafio de construir um país melhor para todas as pessoas, com a coordenação técnica da Mahin Consultoria Antirracista e do Todos Pela Educação, apoio da Imaginable Futures e Fundação Lemann e contribuição técnica do Instituto Unibanco, Itaú Social e Fundação Telefônica Vivo, foi lançado o documento “Equidade étnico-racial: recomendações de políticas de equidade étnico-racial para os governos federal e estaduais”, que objetiva colaborar com o avanço educacional em pautas raciais, através de propostas de políticas públicas para as próximas gestões estaduais e federal.

Leia o documento

Políticas de alfabetização

Para que as nossas crianças tenham uma trajetória bem-sucedida de aprendizados e oportunidades pela vida, garantir a alfabetização na idade certa é imprescindível. Tendo em vista a complexa realidade brasileira, com os desafios agravados pelo fechamento das escolas devido à pandemia de Covid-19, o Todos Pela Educação, em parceria com a Fundação Lemann e o Instituto Natura, lançou o documento “Alfabetização: recomendações de políticas de alfabetização para os governos federal e estaduais”. São 75 páginas com o objetivo de apresentar sugestões para a formulação e a implementação de políticas públicas de alfabetização em regime de colaboração.

Leia o documento

Anos finais do Ensino Fundamental

Os Anos Finais do Ensino Fundamental correspondem a um período de mudanças significativas para os alunos, que entram na adolescência ao mesmo tempo que enfrentam um contexto escolar novo e mais complexo. Em parceria com a Fundação Lemann, o Instituto Natura, o Instituto Sonho Grande e o Itaú Social, o Todos pela Educação lançou o documento “Anos Finais do Ensino Fundamental: recomendações de políticas educacionais para governos estaduais e federal”. São 60 páginas com o objetivo de apresentar sugestões para a formulação e a implementação de políticas públicas focadas nessa etapa.

Leia o documento

Políticas pedagógicas

Implementar políticas pedagógicas coerentes é fundamental para a garantia de uma Educação de qualidade, com melhores resultados e maior equidade na permanência e aprendizagem dos alunos. Em parceria com o Movimento Pela Base e a Fundação Lemann, o Todos pela Educação lançou o documento “Políticas Pedagógicas: recomendações de políticas pedagógicas para os governos federal e estaduais”. São 53 páginas com o objetivo de garantir a implementação adequada dos currículos reelaborados a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Leia o documento

Tecnologias na educação

As aprendizagens sobre tecnologia e seu uso na oferta educacional não podem ser mais encarados como uma questão de “se”, mas, sim, uma questão de “como”. A pandemia de Covid-19 acentuou tal percepção, demonstrando o papel das ferramentas digitais para uma Educação com qualidade e equidade. Mas também evidenciou as grandes lacunas de acesso às tecnologias para aprendizagem entre estudantes do país.

Em parceria com o Centro de Inovação na Educação Brasileira (Cieb), a Fundação Lemann, a Fundação Telefônica Vivo, a Imaginable Futures, o Instituto Natura e a MegaEdu, o Todos pela Educação lançou o documento “Tecnologias na Educação: recomendações para a transformação digital da Educação Pública brasileira”. São 52 páginas com o objetivo de contribuir, através de propostas de políticas públicas, com a elaboração e implementação do uso de tecnologias na Educação brasileira a partir das próximas gestões estaduais e federal.

Leia o documento


O Educação Já apresenta contribuições para a elaboração de um plano sistêmico para a Educação Básica brasileira nas próximas gestões federal e estaduais. 

Conheça o documento na íntegra:

Sumário Executivo

Educação Já 2022

Compartilhe

Veja também