6 outubro 2024 | 00h00

Encontro Alcance: a experiência de estudar no exterior

Pela primeira vez, o evento anual da Fundação Lemann aconteceu em Salvador, na Bahia, e reforçou incentivo a pessoas brasileiras negras e indígenas a estudarem em universidades fora do Brasil

Diversidade de trajetórias e de experiências são necessárias para a resolução dos desafios sociais complexos no Brasil. Por isso, lideranças diversas e representativas devem ocupar os principais espaços de transformação social.

Neste sentido, a Fundação Lemann possui a iniciativa Alcance, a qual tem como objetivo de promover a equidade racial e econômica no acesso a programas de pós-graduação nas melhores universidades do mundo, mudando o perfil de quem estuda no exterior, com mais diversidade e inclusão nos espaços de excelência acadêmica.

Em Setembro, aconteceu mais uma edição do Encontro Alcance, evento anual gratuito que gera conexões buscando incentivar essas pessoas a irem além das fronteiras e conquistar um lugar nas melhores instituições de ensino do mundo. Isso contribui para a construção de um Brasil mais inclusivo e representativo em todas as esferas de poder.

Desta vez, Salvador, capital da Bahia, recebeu o evento pela primeira vez, com transmissão ao vivo pelo YouTube. O tema foi "Ampliando Narrativas, Conectando Histórias" e esteve centrado no compartilhamento de trajetórias inspiradoras de pessoas em diferentes momentos da vida que tiveram a experiência de cursar a pós-graduação fora do Brasil. O tema reforça a importância de conectar pessoas que já viveram a experiência de estudar no exterior com quem procura uma oportunidade para impulsionar a sua formação.

O evento contou com um grupo relevante de convidados engajados em temas de equidade racial e educação internacional, em um espaço de troca sobre oportunidades para estudar em universidades de excelência no exterior. Em sua fala de abertura, Alessandra Benedito, VP de Equidade Racial da Fundação Lemann e Doutora em Direito Político e Econômico, falou sobre como a bagagem pessoal de cada pessoa pode reverberar na história de outras pessoas, e como isso impacta a transformação do nosso país. “A gente quer que haja diversidade. Que novos corpos e novas formas de pensar estejam ocupando espaços de excelência acadêmica. E que as lentes da construção de saber se alterem”, disse.

O primeiro painel, “Nossos Passos Vêm de Longe”, foi moderado por Raquel Helen, gerente do programa Brasil on Campus, e contou com a participação de Daniel Medina, da Bahia, bolsista Chevening no Mestrado em Saúde Pública pela Imperial College London, Deborah Lourenço, do Rio de Janeiro, membra da Rede de Líderes e Bolsista Fundação Lemann, no Mestrado em Educação Comparativa e Internacional na Stanford University, e João Victor Freitas Ferreira, do Maranhão, bolsista da Fundação Lemann no Mestrado em Direito pela Harvard University. Os relatos dos participantes mostram a importância de valorizar as próprias experiências. “A nossa história também é atrativa do ponto de vista científico", disse Daniel. João Victor reforçou que é preciso pensar que todas as pessoas podem viver essa experiência: “você também tem direito de ter e de realizar esse sonho. Principalmente para gente que é negro, indígena, brasileiro, latino.” "Estar fora do Brasil me fez entender melhor sobre como quero ser e como sou brasileira, inclusive discussões sobre raça”, completou Deborah.

No segundo painel, "E mais longe podemos ir", a jornalista Basília Rodrigues conversou com o Professor Dr. Adilson Moreira, Doutor em Ciências Jurídicas e Direito Constitucional Comparado na Harvard Law School, escritor e consultor em ESG com foco em Diversidade, Equidade e Inclusão, Equidade. "Vivemos em um dos países mais desiguais do planeta. Então, desde os primeiros anos da graduação percebi a necessidade do diálogo do direito com a justiça racial. Cheguei na faculdade com o objetivo de ser um agente de transformação social", disse. Adilson é autor de livros como Igualdade com o livro “Pensando como Negro”, sobre igualdade, “Letramento Racial”, sobre solidariedade, “Mulheres, raça e direito”, sobre liberdade, “Por que os seres humanos saem”, sobre dignidade. Sua tese de doutorado terá como tema cidadania.

Clique aqui e assista à gravação completa do Encontro Alcance 2024

Os depoimentos nestes painéis mostram como uma educação de excelência tem o potencial de refletir diretamente no desenvolvimento social e econômico do Brasil.

Durante o evento foi anunciado que o processo seletivo para Bolsa Chevening, programa do Governo do Reino Unido, que está aberto para inscrições por meio do site: www.chevening.org