18 agosto 2023 | 11h20

Encontro Anual dá ênfase às conexões como forma de transformar o Brasil

Com o tema “Nossa Conexão Transforma o Brasil”, a Fundação Lemann realiza a partir desta sexta-feira o Encontro Anual da Rede de Líderes, com a presença de lideranças de perfis diversos, organizações associadas, parceiros e convidados em São Paulo. Já tradicional no calendário da Fundação, o evento chega a esta edição fincado na essência da Rede de Líderes: apoiar pessoas que trabalham com temas de interesse público para transformar o Brasil e fazer isso de forma que elas estejam conectadas.

O Encontro, bem como a Rede, parte da premissa de apoiar pessoas qualificadas em posição de liderança para a construção de um futuro mais justo e avançado, com oportunidades iguais para todos e todas. Além do desenvolvimento de líderes preparados para enfrentar desafios complexos e gerar impacto social, a Rede busca fortalecer trajetórias profissionais de impacto social dentro de uma lógica de grupo. Nesta edição do encontro, ganha ênfase a conexão, as possíveis pontes e estratégias que surgem a partir da pluralidade de vozes.

O primeiro dia será exclusivo para membros da Rede e tem abertura às 14h, seguido pela plenária “Conexão Para Equidade: Superando Desigualdades no Brasil”, com Diogo Mac, sócio da EY e ex-secretário Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, João Campos, prefeito de Recife, Lucy Góes da Anunciação, superintendente adjunta da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, e Monica Pinto, chefe de Educação da Unicef. A mediação será feita por Deborah Lourenço, coordenadora do Instituto Gesto.

Já no sábado, com transmissão online e aberta ao público, tem início às 9h o painel “Construindo Pontes: Diálogos sobre Ativismo e Transformação Social”. Siyabulela Mandela, ativista e bisneto do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, participa do debate ao lado de   Shaharzad kbar, militante afegã e diretora-executiva da ONG Rawadari, do Afeganistão, com mediação de Midiã Noelle, fundadora da Commbne e diretora política do PerifaConnection.

Em seguida, também com transmissão ao vivo, ocorre a palestra “Conexão para a Política Pública Em Pauta”, com Diogo Costa, diretor Executivo do Instituto Millenium, Eduardo Leite, governador do Estado do Rio Grande do Sul, Iêda Leal, secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Igualdade Racial, Luciana Servo, presidenta do IPEA, e Vinicius Marques, ministro da Controladoria Geral da União. A mediação será de Marina Bragante, diretora do Instituto AYA Earth Partners.

“Em 2021, o Encontro Anual se voltou para uma visão a longo prazo para o país. Já em 2022, promovemos um debate profundo sobre a necessidade de que a engrenagem do país esteja comprometida com o desenvolvimento das pessoas. Agora, depois de passar pelo sonho e pela potência individual, o Encontro foca na potência das conexões e das colaborações para  transformar o país”, afirma Denis Mizne, CEO da Fundação Lemann.

Veja a programação completa do Encontro Anual 2023 no site oficial do evento: https://encontroanual.fundacaolemann.org.br/