24 julho 2017 | 10h00

Encontro Anual de Fellows e Imersão de Talentos

Trajetórias de impacto, política nacional e métodos para potencializar projetos foram alguns dos temas debatidos

Três dias de aprendizados, conexões, atividades “mão na massa” e aceleração de projetos com foco na transformação do Brasil. Esse é um resumo do Encontro Anual de Lemann Fellows e Imersão de Talentos da Educação, realizado entre 1º e 3 de julho de 2016.

Mais de 170 profissionais altamente comprometidos com a melhoria do país viveram três dias de intensos aprendizados. O evento foi histórico por ter sido a primeira oportunidade de juntar as duas redes apoiadas pela Fundação Lemann.

Lemann Fellows e Talentos da Educação

“Gente boa atrai gente boa. Aqui conectamos pessoas que querem transformar o país. Eu realmente acredito que é possível causar essas mudanças.”
Jorge Paulo Lemann, Presidente do Conselho da Fundação Lemann

Jorge Paulo Lemann entrevista nossos líderes

No primeiro dia, Jorge Paulo Lemann quis saber: “Se pudessem priorizar uma reforma para o Brasil voltar a crescer, por onde começariam?”. No momento da entrevista, quatro líderes subiram ao palco e discutiram as questões.

Jorge Paulo Lemann no Encontro de Lemann Fellows e Talentos
Jorge Paulo Lemann conversa com líderes apoiados pelas nossas redes

Ele também reforçou a importância de reduzir a desigualdade para que as pessoas tenham as mesmas oportunidades de alcançar o máximo de seu potencial. Além disso, falou sobre inovação, empreendedorismo, contexto social e a união das duas redes.

Assista abaixo trecho do bate-papo com Jorge Paulo Lemann.

Jorge Paulo Lemann fala sobre projetos de impacto social

Trajetórias, política e bate-papo com Chico Soares

No segundo dia, os Lemann Fellows conheceram as trajetórias de Marivaldo de Castro Pereira (ex-secretário executivo do Ministério da Justiça), Raul Henry (vice-governador de Pernambuco) e Vinicius Marques de Carvalho (Lemann Fellow e ex-presidente do Cade). Os três contaram sobre suas formações e caminhos na política e no setor público, abordando desde os aspectos burocráticos até a vida eleitoral.

Enquanto isso, os Talentos da Educação bateram um papo com Chico Soares, ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele falou sobre a situação educacional, desafios do ensino com dados de aprendizagem e temas como a desigualdade e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em uma conversa profunda e comovente, respondeu a perguntas do grupo e arrancou lágrimas de muitos participantes.

Marivaldo de Castro Pereira (ex-secretário executivo do Ministério da Justiça), Raul Henry (vice-governador de Pernambuco), Vinicius Marques de Carvalho (Lemann Fellow e ex-presidente do Cade) e Chico Soares (ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)

"Na educação, nós precisamos transformar o que é concreto na vida das pessoas."
Chico Soares

No final da manhã, as redes se reuniram para a palestra de Paulo Câmara, governador de Pernambuco, que apresentou os índices da educação do seu estado e debateu tomadas de decisões na carreira política, tecnologia e empreendedorismo.

Paulo Câmara no Encontro Anual de Fellows e Imersão de Talentos

“Na política, é necessário ser um pouco gestor e um pouco político para lidar com os problemas. O desafio do dia a dia é saber dosar.”
Paulo Câmara, governador de Pernambuco

Acelerar, potencializar e concretizar projetos

Além de se inspirarem e conhecerem grandes personalidades, os Lemann Fellows colocaram a mão na massa com diversos Grupos de Trabalho. A ideia era acelerar o desenvolvimento de projetos e potencializar os que já estão em andamento.

Empatia na educação

Enquanto isso, os Talentos da Educação realizavam uma roda super interessante com o tema “Empatia para Mudar a Educação”. A conversa foi conduzida por Maxwill Braga (Talento da Educação) e Felipe Michel Braga (Talento da Educação, Lemann Fellow e Coordenador de Políticas Educacionais na Fundação Lemann).

Encontro Anual de Fellows e Imersão de Talentos
Exercícios de empatia durante o encontro

“Na dinâmica, exercitamos nossa habilidade de dialogar no ecossistema educacional”, contou Felipe Michel Braga, Talento da Educação. “Falando a partir das perspectivas das escolas, governos, empresas e terceiro setor, discutimos temas como financiamento e escalabilidade de projetos educacionais. Aprendemos sobre o ponto de vista de cada um e sobre como queremos promover a educação das crianças e jovens no Brasil”, explicou.

Trocando experiências e conhecimentos

O Encontro Anual e Imersão 2016 também proporcionou muitos momentos de interações e palestras livres para as redes. Os participantes podiam escolher seus temas de maior interesse e colaborar ativamente nas discussões.

Cabeça, coração e pés

No último dia, aconteceu o desafio “Cabeça, coração e pés”. A ideia foi captar a essência do encontro e as mudanças que o evento provocou dentro dos participantes. Do pensamento ao sentimento, chegando até a ação, nossos Lemann Fellows e Talentos da Educação compartilharam o que querem fazer com os aprendizados e experiências desses três dias juntos.