Encontro Anual de Fellows e Imersão de Talentos
Trajetórias de impacto, política nacional e métodos para potencializar projetos foram alguns dos temas debatidos
Três dias de aprendizados, conexões, atividades “mão na massa” e aceleração de projetos com foco na transformação do Brasil. Esse é um resumo do Encontro Anual de Lemann Fellows e Imersão de Talentos da Educação, realizado entre 1º e 3 de julho de 2016.
Mais de 170 profissionais altamente comprometidos com a melhoria do país viveram três dias de intensos aprendizados. O evento foi histórico por ter sido a primeira oportunidade de juntar as duas redes apoiadas pela Fundação Lemann.
![Encontro Anual de Fellows e Imersão de Talentos](https://fundacaolemann.org.br/storage/content/rwrXtNY9690AIOkpoDLVKeqhvs1yykhajvD6FhfG.jpeg)
“Gente boa atrai gente boa. Aqui conectamos pessoas que querem transformar o país. Eu realmente acredito que é possível causar essas mudanças.”
Jorge Paulo Lemann, Presidente do Conselho da Fundação Lemann
Jorge Paulo Lemann entrevista nossos líderes
No primeiro dia, Jorge Paulo Lemann quis saber: “Se pudessem priorizar uma reforma para o Brasil voltar a crescer, por onde começariam?”. No momento da entrevista, quatro líderes subiram ao palco e discutiram as questões.
![Jorge Paulo Lemann no Encontro de Lemann Fellows e Talentos](https://fundacaolemann.org.br/storage/content/0FRN31j3ZNR5I189xMmurQg88Idq4T6BLLlPMcMR.jpeg)
Ele também reforçou a importância de reduzir a desigualdade para que as pessoas tenham as mesmas oportunidades de alcançar o máximo de seu potencial. Além disso, falou sobre inovação, empreendedorismo, contexto social e a união das duas redes.
Assista abaixo trecho do bate-papo com Jorge Paulo Lemann.
Trajetórias, política e bate-papo com Chico Soares
No segundo dia, os Lemann Fellows conheceram as trajetórias de Marivaldo de Castro Pereira (ex-secretário executivo do Ministério da Justiça), Raul Henry (vice-governador de Pernambuco) e Vinicius Marques de Carvalho (Lemann Fellow e ex-presidente do Cade). Os três contaram sobre suas formações e caminhos na política e no setor público, abordando desde os aspectos burocráticos até a vida eleitoral.
Enquanto isso, os Talentos da Educação bateram um papo com Chico Soares, ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele falou sobre a situação educacional, desafios do ensino com dados de aprendizagem e temas como a desigualdade e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em uma conversa profunda e comovente, respondeu a perguntas do grupo e arrancou lágrimas de muitos participantes.
![Marivaldo de Castro Pereira (ex-secretário executivo do Ministério da Justiça), Raul Henry (vice-governador de Pernambuco), Vinicius Marques de Carvalho (Lemann Fellow e ex-presidente do Cade) e Chico Soares (ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)](https://fundacaolemann.org.br/storage/content/vxUYLhxZ3Cypl35MUFkpUkNAjQOg1uzg8e3c9qSn.jpeg)
"Na educação, nós precisamos transformar o que é concreto na vida das pessoas."
Chico Soares
No final da manhã, as redes se reuniram para a palestra de Paulo Câmara, governador de Pernambuco, que apresentou os índices da educação do seu estado e debateu tomadas de decisões na carreira política, tecnologia e empreendedorismo.
![Paulo Câmara no Encontro Anual de Fellows e Imersão de Talentos](https://fundacaolemann.org.br/storage/content/kaMsfbhKgmehLHnoT498uTN8MwJAT0fxHD0hS2Yj.jpeg)
“Na política, é necessário ser um pouco gestor e um pouco político para lidar com os problemas. O desafio do dia a dia é saber dosar.”
Paulo Câmara, governador de Pernambuco
Acelerar, potencializar e concretizar projetos
Além de se inspirarem e conhecerem grandes personalidades, os Lemann Fellows colocaram a mão na massa com diversos Grupos de Trabalho. A ideia era acelerar o desenvolvimento de projetos e potencializar os que já estão em andamento.
![- Camila Lajolo incentivou um grupo de saúde para discutir a segurança do paciente](https://fundacaolemann.org.br/storage/content/Pjtklx68wPurTLYGyHUgO314DYyYADzyQynluCZL.png)
![- Na piscina, José Frederico Lyra Neto e Pedro Cristo discutiram sobre candidatura independente](https://fundacaolemann.org.br/storage/content/DTVGsrXfVqTbDjx4yTVEgELxeZpi9jyLrZLPQHFE.png)
![- Joice Toyota e Marco Camargo, da Vetor Brasil, levantaram o debate de como jovens interessados em impacto social em escala no governo podem começar](https://fundacaolemann.org.br/storage/content/1yZsf1bmoeTVTULrRXzp5JmANVOOoKpOWAEiHI58.png)
![- Guilherme Almeida liderou o grupo que discutia a transparência de dados públicos](https://fundacaolemann.org.br/storage/content/P419mCNuAjOCueVxWH8HmxNiae0fA5e3PdgJ6mpp.png)
![- Renan Ferreirinha e Tábata Amaral falaram sobre o Mapa nas Eleições, um novo projeto do Mapa na Educação](https://fundacaolemann.org.br/storage/content/S14Tv6CCXhtUec70J6l8IK7SQUXxBzJs1hhiUAvs.png)
![- A fundadora do Ensina Brasil, Erica Butow, conversou sobre o engajamento da comunidade escolar em seu projeto](https://fundacaolemann.org.br/storage/content/7VdO5GAy1dYtYvzM7e8p38BntG06lLBA770Egx1D.jpeg)
![- Fred Amancio falou sobre a educação pública de Pernambuco](https://fundacaolemann.org.br/storage/content/Ze6wPSDGIZ7f4ABZppHr4RnDVY6lvwec98mUwFSR.png)
![- Camila Lajolo incentivou um grupo de saúde para discutir a segurança do paciente](https://fundacaolemann.org.br/storage/content/Pjtklx68wPurTLYGyHUgO314DYyYADzyQynluCZL.png)
![- Na piscina, José Frederico Lyra Neto e Pedro Cristo discutiram sobre candidatura independente](https://fundacaolemann.org.br/storage/content/DTVGsrXfVqTbDjx4yTVEgELxeZpi9jyLrZLPQHFE.png)
![- Joice Toyota e Marco Camargo, da Vetor Brasil, levantaram o debate de como jovens interessados em impacto social em escala no governo podem começar](https://fundacaolemann.org.br/storage/content/1yZsf1bmoeTVTULrRXzp5JmANVOOoKpOWAEiHI58.png)
![- Guilherme Almeida liderou o grupo que discutia a transparência de dados públicos](https://fundacaolemann.org.br/storage/content/P419mCNuAjOCueVxWH8HmxNiae0fA5e3PdgJ6mpp.png)
![- Renan Ferreirinha e Tábata Amaral falaram sobre o Mapa nas Eleições, um novo projeto do Mapa na Educação](https://fundacaolemann.org.br/storage/content/S14Tv6CCXhtUec70J6l8IK7SQUXxBzJs1hhiUAvs.png)
![- A fundadora do Ensina Brasil, Erica Butow, conversou sobre o engajamento da comunidade escolar em seu projeto](https://fundacaolemann.org.br/storage/content/7VdO5GAy1dYtYvzM7e8p38BntG06lLBA770Egx1D.jpeg)
![- Fred Amancio falou sobre a educação pública de Pernambuco](https://fundacaolemann.org.br/storage/content/Ze6wPSDGIZ7f4ABZppHr4RnDVY6lvwec98mUwFSR.png)
Empatia na educação
Enquanto isso, os Talentos da Educação realizavam uma roda super interessante com o tema “Empatia para Mudar a Educação”. A conversa foi conduzida por Maxwill Braga (Talento da Educação) e Felipe Michel Braga (Talento da Educação, Lemann Fellow e Coordenador de Políticas Educacionais na Fundação Lemann).
![Encontro Anual de Fellows e Imersão de Talentos](https://fundacaolemann.org.br/storage/content/lEsBUNkeGqBCXpGsH5PzCXPD225YXBmbmpQ78pZZ.jpeg)
“Na dinâmica, exercitamos nossa habilidade de dialogar no ecossistema educacional”, contou Felipe Michel Braga, Talento da Educação. “Falando a partir das perspectivas das escolas, governos, empresas e terceiro setor, discutimos temas como financiamento e escalabilidade de projetos educacionais. Aprendemos sobre o ponto de vista de cada um e sobre como queremos promover a educação das crianças e jovens no Brasil”, explicou.
Trocando experiências e conhecimentos
O Encontro Anual e Imersão 2016 também proporcionou muitos momentos de interações e palestras livres para as redes. Os participantes podiam escolher seus temas de maior interesse e colaborar ativamente nas discussões.
![- O professor Ricardo Madeira falou sobre discriminação racial nas escolas a partir de sua pesquisa que compara as notas atribuídas pelos professores em sala de aula com o desempenho dos alunos em provas padronizadas](https://fundacaolemann.org.br/storage/content/erjWIE3tBilTHCCNX91pEScForS9VQStyupzzcXm.jpeg)
![- A consultora, professora e co-fundadora da ONG Pró-Mundo, Patrícia Ellen da Silva, trouxe para debate o movimento Brasil 2030 e um diagnóstico da situação atual do país, além de uma primeira visão das aspirações do que seria o Brasil ideal em 2030](https://fundacaolemann.org.br/storage/content/VxZUOz90ufwhpVnyJRHyjErFSMVTcDffnTZgxtZp.jpeg)
![- Teca Pontual, subsecretária de educação de Salvador, recebeu mais de 40 participantes a fim de escutar sobre a lei de responsabilidade fiscal e os desafios da gestão do orçamento público na prática](https://fundacaolemann.org.br/storage/content/ciCdOjL4fhpg1Hxwcb0tKoLfPd2usEGZs0geCVwh.jpeg)
![- Outro tópico importante foi o desenvolvimento sustentável, conduzido por Marcelo Furtado — engenheiro químico, diretor executivo do Instituto Arapyaú e ex-diretor do Greenpeace](https://fundacaolemann.org.br/storage/content/ksR1I0MWdq0O1yPUv0z5J2I8G4Y8cwYkzoxLXPCi.jpeg)
![- O modelo Liberal Arts no Ensino Superior foi o tema da sala de Marcelo Knobel. Ele é Diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia e professor titular do Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp](https://fundacaolemann.org.br/storage/content/riBQqst3au22nmWB02aoXw6M5g34atUnUTswlHho.jpeg)
![- O professor Ricardo Madeira falou sobre discriminação racial nas escolas a partir de sua pesquisa que compara as notas atribuídas pelos professores em sala de aula com o desempenho dos alunos em provas padronizadas](https://fundacaolemann.org.br/storage/content/erjWIE3tBilTHCCNX91pEScForS9VQStyupzzcXm.jpeg)
![- A consultora, professora e co-fundadora da ONG Pró-Mundo, Patrícia Ellen da Silva, trouxe para debate o movimento Brasil 2030 e um diagnóstico da situação atual do país, além de uma primeira visão das aspirações do que seria o Brasil ideal em 2030](https://fundacaolemann.org.br/storage/content/VxZUOz90ufwhpVnyJRHyjErFSMVTcDffnTZgxtZp.jpeg)
![- Teca Pontual, subsecretária de educação de Salvador, recebeu mais de 40 participantes a fim de escutar sobre a lei de responsabilidade fiscal e os desafios da gestão do orçamento público na prática](https://fundacaolemann.org.br/storage/content/ciCdOjL4fhpg1Hxwcb0tKoLfPd2usEGZs0geCVwh.jpeg)
![- Outro tópico importante foi o desenvolvimento sustentável, conduzido por Marcelo Furtado — engenheiro químico, diretor executivo do Instituto Arapyaú e ex-diretor do Greenpeace](https://fundacaolemann.org.br/storage/content/ksR1I0MWdq0O1yPUv0z5J2I8G4Y8cwYkzoxLXPCi.jpeg)
![- O modelo Liberal Arts no Ensino Superior foi o tema da sala de Marcelo Knobel. Ele é Diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia e professor titular do Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp](https://fundacaolemann.org.br/storage/content/riBQqst3au22nmWB02aoXw6M5g34atUnUTswlHho.jpeg)
Cabeça, coração e pés
No último dia, aconteceu o desafio “Cabeça, coração e pés”. A ideia foi captar a essência do encontro e as mudanças que o evento provocou dentro dos participantes. Do pensamento ao sentimento, chegando até a ação, nossos Lemann Fellows e Talentos da Educação compartilharam o que querem fazer com os aprendizados e experiências desses três dias juntos.