8 agosto 2017 | 09h00

Encontro Anual de Líderes 2017

Mais de 200 lideranças discutiram temas como foco em resultados, ética e Reforma Política em quatro dias de evento

Para transformar o Brasil, são necessárias lideranças com foco no que funciona, observando não somente os problemas, mas tudo que permite ultrapassá-los. Esse foi um dos principais aprendizados do Encontro Anual de Líderes da Fundação Lemann de 2017, que teve como pilares o otimismo, a integridade e a importância do diálogo democrático.

Para incentivar conversas importantes para o avanço do Brasil, o evento reuniu mais de 200 profissionais, com trajetórias de vida e sonhos diferentes, no maior Encontro Anual de Líderes já realizado pela Fundação Lemann.

Durante quatro dias, Lemann Fellows, Talentos da Educação e Talentos da Saúde participaram de uma imersão que impulsionou a conexão de ideias transformadoras, acelerou projetos e debateu temas como a Reforma Política, contando com a presença de convidados com ideologias divergentes.

Outros pontos altos do encontro foram a criação de uma rede de cooperação entre as mulheres dos três grupos - com objetivo de fortalecer o protagonismo feminino dentro dos cargos de liderança - e a realização de um bate-papo com Jorge Paulo Lemann, presidente do Conselho da Fundação Lemann, sobre otimismo e integridade.

Durante a conversa, Jorge Paulo, que sempre se reconheceu como alguém otimista por natureza, destacou a importância de enxergar além dos problemas. Para ele, apesar das dificuldades do nosso país, a capacidade das pessoas de criar soluções é fantástica e certamente existem milhares de pessoas que querem construir um Brasil melhor. Ele também falou sobre a importância da integridade para garantir o avanço pessoal e coletivo dos brasileiros.

"Se você não é ético, todos que estão ao seu redor acham que podem ganhar mais um pouquinho”.
 Jorge Paulo Lemann, presidente do Conselho da Fundação Lemann

Jorge Paulo Lemann fala sobre a importância da integridade no Encontro Anual de Líderes 2017

Escutar para mudar o mundo

Laura Freebairn-Smith, professora de Yale e facilitadora do evento pela Organizational Performance Group, falou sobre como estar disponível para ouvir o outro pode ser algo transformador e colaborar para o exercício do otimismo. Além disso, destacou que ter atenção às palavras e praticar a escuta ativa são ações que colaboram para a transformação das relações e movimentam o mundo para uma relação mais saudável e cooperativa

Laura Freebairn-Smith, professora de Yale e facilitadora do Encontro Anual de Líderes 2017

Ética e Reforma Política

Os participantes puderam colocar em prática o que aprenderam sobre escuta ativa numa discussão de Reforma Política. Foram chamados para a conversa Alessandro Molon, deputado federal filiado ao partido Rede Sustentabilidade, e Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados e filiado ao DEM.

Alessandro Molon, deputado federal filiado ao partido Rede Sustentabilidade, e Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados e filiado ao DEM discutem a Reforma Política
Alessandro Molon, deputado federal filiado ao partido Rede Sustentabilidade, e Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados e filiado ao DEM, discutem a Reforma Política

A conversa esclareceu o processo em tramitação, as propostas em jogo e possibilitou o diálogo entre políticos diretamente envolvidos no processo, com opiniões diferentes sobre o tema.

A questão da integridade na gestão pública no Brasil foi tema da fala do professor Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação (2015). Para ele, a ética está ligada à desigualdade de oportunidades e isso prejudica, entre outros aspectos, o desenvolvimento do país.

Segundo Janine, supridas as necessidades básicas, a educação é o que vem em seguida para superar as desigualdades no país, que são históricas.

Mais sobre as três redes

• Lemann Fellows são alunos das melhores universidades do mundo indicados para a Fundação Lemann, que lhes proporciona aperfeiçoamento profissional e apoio para desenvolverem ações de impacto social.

• Talentos da Educação são profissionais que formam uma rede mão na massa e comprometida com as melhorias na educação do Brasil.

• Talentos da Saúde são lideranças que buscam resolver desafios em diferentes setores da saúde brasileira.