29 outubro 2017 | 12h00

Ensinas enriquecem Encontro da Conectando Saberes

Troca de aprendizados entre educadores experientes e professores de primeira viagem foi destaque no 3º Encontro Nacional da Rede

Os participantes do 3º Encontro Nacional da Rede de Educadores Conectando Saberes, realizado nos dias 28 e 29 de outubro de 2017 na cidade de Itapeva (MG), puderam trocar experiências com os chamados “Ensinas”, educadores do projeto Ensina Brasil, que apoia jovens lideranças empenhadas em transformar a educação.

Criada em 2015, a Conectando Saberes é feita por educadores e para educadores e está presente em 14 núcleos espalhados por todo o Brasil, com a missão de: "Construir espaços coletivos presenciais e virtuais para aproximar educadores e educadoras que se comprometam em fazer a educação pública de qualidade, visando a transformação social".

Já o programa Ensina Brasil reúne jovens lideranças que, por dois anos, ficam alocadas em escolas públicas, recebendo capacitação e mentoria a fim de entenderem mais sobre a complexidade da educação do país e impactarem positivamente os alunos e a comunidade escolar. A conversa entre os Ensinas e a Rede Conectando Saberes foi uma rica oportunidade de troca de experiências entre educadores que estão há 30 anos na docência e professores de primeira viagem.

Com a palavra, Ensinas e professoras da Conectando Saberes

Para a Ensina Maria Eduarda Gomes, o bate-papo foi uma chance de conhecer “tantas educadoras e educadores que lutam diariamente por uma educação pública de qualidade”. Segundo a professora, “a energia e o potencial da rede Conectando Saberes seguem reverberando na nossa rede Ensina Brasil".

Já o Ensina Vitor Gustavo Pereira conta que o evento lhe permitiu conectar-se com pessoas inspiradoras, que têm “amor ao próximo através da educação”. Na sua opinião, o encontro não só o fez refletir sobre o tema, mas fortaleceu sua confiança e enriqueceu seus conhecimentos.

"Agradecemos imensamente pela oportunidade de nos conectar a uma rede de pessoas que acreditam no poder transformador da educação" - Victor Gustavo Pereira, Ensina Brasil

Bruna Pecin considerou o encontro “um divisor de águas” na sua experiência como Ensina. “Foi maravilhoso poder conhecer todos esses educadores, que acreditam de fato no poder transformador da educação, e que são pessoas que idealizam e colocam em prática tantos projetos sensacionais”. Para ela, a rede tem um potencial gigantesco “e conhecê-la mais de perto foi realmente um privilégio".

Para os educadores da Rede Conectando Saberes, a troca de experiências também foi valiosa. “A fala dos professores do projeto Ensina Brasil foi bastante emocionante e motivadora”, afirmou Ludmila Raquel, de Ceilândia (DF).

“O que foi comum em todas as falas foi o fato de se ter altas expectativas em relação aos estudantes. E o quanto acreditam na educação” - professora Ludmila Raquel

Já a professora Andréa Barreto, do Rio de Janeiro (RJ), também da rede, disse ter se emocionado com os mais jovens: “Ouvimos professores que começaram a dar aulas há pouco tempo, alguns com meses de sala de aula. As angústias, o medo  e as alegrias típicas de quem é professor. Os professores contaram de como enfrentaram os problemas de sala de aula e encontraram meios de ajudar, incentivar os alunos e as alunas a superarem seus limites. Um passo de cada vez, mas com altas expectativas de onde chegar".

Educadores do Ensina Brasil
Educadores do Ensina Brasil marcaram presença no Encontro