Formar - 1º Encontro Redes Que Transformam
Secretários de educação e lideranças pedagógicas se reúnem para compartilhar aprendizados e boas práticas
No dia 04 de outubro realizamos o 1º Encontro Redes que Transformam com as redes públicas que são parceiras do programa Formar. Juntos, nós trabalhamos para que as secretarias de educação e escolas estejam cada vez mais em sintonia, desenvolvendo políticas públicas e realizando formações continuadas que contribuem para o aprendizado dos alunos.
Até o momento, o Formar apoia 17 redes municipais e estaduais de educação, 1500 profissionais de educação e mais de 600 mil alunos. O encontro foi a primeira oportunidade de reunir as lideranças das secretarias para debater e compartilhar boas práticas.
Para aproveitarmos cada momento do evento, preparamos uma agenda com convidados especiais e momentos de trocas em que as redes podiam aprender umas com as outras.
Os secretários de educação e lideranças pedagógicas que participaram do encontro também aproveitaram discussões relevantes como o painel "Desafios na gestão de Secretarias de Educação”. Este debate contou com a participação de Claudia Costin e Cleuza Repulho (especialistas do programa); Izolda Cela (vice-governadora do Ceará) e Alexandre Schneider (Secretário Municipal de Educação de São Paulo).
Outro momento inspirador foi a conversa com Veveu Arruda, ex-prefeito de Sobral. Ele contou sua trajetória pessoal, falou sobre a perenidade de políticas públicas e compartilhou sua visão sobre educação.
“As insuficiências socioeconômicas não devem servir de argumentos para justificar o que não está sendo feito pela educação.”
Veveu Arruda
Também tivemos a oportunidade de falar sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seu processo de implementação. Depois, realizamos oficinas temáticas sobre o assunto. Era possível se aprofundar nas competências da BNCC com Anna Penido (diretora do Instituto Inspirare) ou nos temas que envolvem regime de colaboração entre estados e municípios com Fernando Abrucio (pesquisador e professor da FGV).
"A BNCC é importante para que todos os meninos e meninas possam se desenvolver plenamente como cidadãos do século 21."
Anna Penido
No final do dia, muita emoção e um sentimento de que sim, é possível transformar a educação quando temos comprometimento, trabalhamos em sintonia e seguimos juntos!