24 outubro 2022 | 00h00

Fundação Lemann e VélezReyes+ anunciam parceria

Entidades filantrópicas somam esforços para acelerar resultados de iniciativas nas áreas de educação e desenvolvimento de lideranças no país

A Fundação Lemann, organização familiar com 20 anos de atuação e transformação social no Brasil, e a VélezReyes+, plataforma filantrópica lançada oficialmente no início de outubro pelo casal David Vélez e Mariel Reyes com foco em contribuir para a igualdade de oportunidades para crianças e jovens na América Latina, anunciaram em 24/10/22, uma parceria estratégica de cinco anos. A colaboração irá expandir e aprofundar ainda mais os impactos de organizações associadas ao ecossistema da Fundação Lemann no Brasil. Além disso, a parceria pretende gerar aprendizados que possam inspirar e mobilizar ainda mais recursos e lideranças comprometidas com o desenvolvimento e o avanço social no país.

A parceria irá potencializar e contribuir para a aceleração dos resultados de sete iniciativas: Associação Nova Escola, Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação, Ensina Brasil, MegaEdu, Insper, Legisla Brasil e Vetor Brasil. Além dessas, mais organizações devem ser apoiadas nos próximos anos.

“A Fundação Lemann e a Plataforma VélezReyes+ se encontram nos ideais, na missão e no espírito inovador. Acreditamos que a superação dos desafios do país depende de pessoas engajadas, criativas e atuando em colaboração. Somamos nossas capacidades e vamos investir juntos em ações que já demonstram condições de fazer a diferença” afirma Jorge Paulo Lemann, fundador e presidente do Conselho da Fundação Lemann.

Para David Vélez e Mariel Reyes, da Plataforma da VélezReyes+, "a Fundação Lemann compartilha conosco o foco em educação e liderança como os pontos máximos de impulsionamento para aumentar o acesso a oportunidades. Acreditamos que poderemos aprender muito com a trajetória da fundação no Brasil, assim como com o trabalho de cada uma das organizações apoiadas, levando as melhores práticas para a região da América Latina. Queremos fazer mais e melhor juntos, promovendo inovação social também com o apoio da tecnologia e do desenho de soluções sintonizadas com as demandas de vida das pessoas"

Além do trabalho em conjunto, o cofundador da Plataforma VélezReyes+, David Vélez, passa a integrar o conselho da Fundação Lemann. “Muitas vezes, uma organização complementa a atuação de outra e contribui para a profundidade e relevância do impacto. Aqui no Brasil, atuamos com um ecossistema de organizações cujos objetivos seguem na mesma direção: destravar o potencial humano do país, avançando com qualidade e equidade rumo a um futuro mais justo e avançado para todos e todas”, diz Denis Mizne, diretor-executivo da Fundação Lemann. “Nesta parceria, nós também temos a oportunidade de aprender com a expertise da Plataforma VélezReyes+, trazendo um olhar ainda mais dedicado para a inovação e a tecnologia”, complementa ele.

Iniciativas potencializadas pela parceria

Conheça um pouco mais sobre cada uma das organizações selecionadas para a primeira fase da parceria:

Associação Nova Escola

Organização de impacto social sem fins lucrativos que trabalha para o Brasil ter professores e gestores da Educação Básica fortalecidos em suas práticas, contribuindo para a melhoria da aprendizagem e do desenvolvimento dos estudantes. A Associação nasceu da Nova Escola, revista criada em 1986 que se transformou em plataforma digital, contemplando reportagens, cursos autoinstrucionais, formações, planos de aula e materiais educacionais. É acessada mensalmente por cerca de 2,7 milhões de educadores.

Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação

Organização independente, apartidária e global que nasceu em 2021 com a missão de promover aprendizagem com equidade na educação básica, por meio da formação de lideranças educacionais e do fomento à pesquisa aplicada. A iniciativa parte do desejo de ver florescer um centro global de excelência no Brasil, inspirado na experiência educacional de Sobral, no Ceará.

Ensina Brasil

Organização sem fins lucrativos que visa mobilizar mais talentos e desenvolver lideranças para transformar a educação, começando pelas salas de aula. A iniciativa recruta, seleciona e desenvolve jovens graduados nas melhores universidades do país para se tornarem professores de escolas públicas e se desenvolverem como futuras lideranças, multiplicando seu impacto para a transformação da educação e do Brasil.

MegaEdu

Organização sem fins lucrativos que trabalha para levar internet de alta velocidade para todas as escolas públicas do Brasil, inspirada no projeto EducationSuperHighway, organização da sociedade civil dos Estados Unidos que ajudou a levar fibra óptica para as escolas públicas americanas. A MegaEdu trabalha junto às lideranças criando soluções simples, baseadas em dados, que serão a ponte entre quem tem direito ao acesso e quem pode ajudar a conectar todas as escolas do país.

Vetor Brasil

Organização da sociedade civil que nasceu em 2015 para contribuir com o desenvolvimento de novas estratégias de atração, seleção e desenvolvimento de profissionais no setor público. A iniciativa contribui para oferecer uma experiência de aprendizado em serviço no setor público, formando uma nova geração de profissionais cientes do papel do Estado na resolução de problemas públicos complexos e com aptidão para propor soluções inovadoras e contribuir com o desenvolvimento do país ao longo de suas carreiras.

Legisla

Organização da sociedade civil, suprapartidária, que profissionaliza a política brasileira. Atua junto às equipes parlamentares para que sejam mais representativas e capazes de construir políticas públicas que respondem às reais necessidades da população.

Insper

Instituição sem fins lucrativos, dedicada ao ensino e à pesquisa. Oferece cursos de graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, além de educação executiva e customizados. Tem como missão promover a transformação do Brasil por meio de formação de líderes inovadores e pesquisa aplicada — atuando com excelência acadêmica e visão integrada das áreas de conhecimento. Dentro da parceria, o apoio se dá especificamente para a criação de seu curso de Computer Science.