Fundo de Apoio para mitigar efeitos da Covid-19 na educação
Fundação Lemann e Imaginable Futures criam um fundo emergencial para apoiar iniciativas que colaboram com o ensino e a aprendizagem não presencial
Com o fechamento de escolas em todo o mundo em resposta à pandemia de coronavírus, a tecnologia educacional passou de uma ferramenta para poucos a uma necessidade absoluta para muitos. Professores e pais rapidamente se dedicaram ao aprendizado on-line, mas isso significa que o acesso à educação agora depende da tecnologia e conectividade em casa. Para muitas comunidades, esses recursos ainda estão fora de alcance.
No Brasil, um terço das famílias dos estudantes não têm conexão à Internet; nas áreas rurais, esse número sobe para 51%. Mesmo em residências conectadas, metade não possui computador e precisam contar com telefones celulares com conexões de baixa velocidade. Essas desigualdades no acesso são ampliadas pela crise da Covid-19, que mantém os alunos em casa.
Para ajudar as comunidades no Brasil nesse momento desafiador, a Imaginable Futures e a Fundação Lemann criaram um fundo de ajuda emergencial para apoiar o acesso dos alunos a um currículo de alta qualidade, juntamente com o desenvolvimento de infraestrutura, como plataformas e aplicativos de tecnologia, que terão um impacto duradouro e de longo prazo nos alunos e em suas comunidades escolares.
O fundo emergencial é um projeto que une os objetivos da Imaginable Futures e a Fundação Lemann. Nossa missão coletiva para este projeto é focar em todos os aluno, sua família e comunidade, bem como nas políticas educacionais que apóiam as escolas às quais eles retornarão. Todas essas áreas foram fundamentalmente afetadas pela pandemia da Covid-19. Para nos mantermos coerentes à nossa missão - colocar alunos e educadores no centro de nossas decisões - criamos um conselho consultivo de 20 professores e líderes de escolas públicas de todo o Brasil. O conselho se reúne virtualmente para oferecer perspectivas valiosas sobre as soluções que estamos desenvolvendo e financiando juntos.
Apoio a conteúdo de qualidade para alunos
Este fundo de emergência financia o planejamento e a produção de conteúdo, atividades e planos de estudo on-line de qualidade para alunos preparados diretamente por professores e especialistas. A Nova Escola, por exemplo, priorizou uma seleção de competências essenciais baseadas nos padrões nacionais de aprendizagem. Esta análise serviu de base para outras soluções emergentes e já está apoiando o aprendizado de alunos de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. O fundo também financiou o desenvolvimento do AprendiZAP, uma plataforma de aprendizado gratuita baseada no WhatsApp para alunos do 6º a 9º anos do ensino fundamental. Mais de 30.000 estudantes acessaram o aplicativo na primeira semana de seu lançamento. E os quase dois milhões de estudantes de Minas Gerais se beneficiarão de um aplicativo digital chamado Conexão Escola, que hospeda aulas remotas em todo o estado.
O fundo também oferece suporte a novas infra-estruturas, o que elimina gargalos no acesso digital, enquanto continuamos a defender que as redes de telecomunicações forneçam dados móveis gratuitos para alunos e pais. Essas melhorias apoiarão um acesso mais equitativo à educação muito além da necessidade urgente atual.
Como sabemos da importância de apoiar os professores e os líderes que implementam essas soluções, também oferecemos apoio estratégico, operacional e educacional a doze redes de escolas públicas de todo o país, ajudando os gestores a desenvolver planos de aprendizado remoto para seus alunos. Todo o conteúdo, conhecimento e recursos produzidos neste programa serão publicados em tempo real e podem ser usados por qualquer outra rede do país.
Esta não é a primeira vez que a Imaginable Futures (anteriormente Iniciativa de Educação da Omidyar Network) e a Fundação Lemann atuam juntas a serviço dos alunos do Brasil. Desde 2017, a Fundação Lemann e a Imaginable Futures se unem para investir em capital humano, tecnologias inovadoras e parcerias público-privadas que abriram o caminho para as soluções de edtech que as escolas precisam para atender aos novos Padrões Nacionais de Aprendizagem do Brasil.
No Brasil e no mundo, esse momento de crise destacou as capacidades e possibilidades das edtechs, mas estas ferramentas só são valiosas na medida em que são acessíveis, relevantes e oferecem apoio aos alunos que mais precisam. Quando trazemos educação de alta qualidade em um ambiente de apoio ao alcance de todos, levamos o cenário para um futuro cheio de oportunidades.