Conteudo Cabeçalho Rodape

Acreditamos que as tecnologias educacionais podem ajudar alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem. É por isso que apoiamos projetos como a Khan Academy - a maior no mundo em matemática. Com a nossa parceria, desde 2013, a plataforma já foi implementada em mais de 700 escolas públicas brasileiras, beneficiando mais de 100 mil alunos. Hoje, você conhecerá a história da EMEB Prefeito Ruy Malchias Ferreira, escola de Riolândia, São Paulo. 

Em 2015, nossa formadora em inovação Ana Paula, cofundadora da Sincroniza Educação, deu a dica para os professores: incorporem um guia de estudos para garantir um uso mais eficiente da plataforma. O guia traz uma lista com as atividades que precisam ser realizadas, ajudando professores e alunos a saberem onde precisam chegar em cada aula. Os alunos que conseguem finalizar as atividades são reconhecidos. 

EMEB Prefeito Ruy Malchias Ferreira e Khan Academy
Alunos da EMEB Prefeito Ruy Malchias Ferreira usando a Khan Academy

“As crianças que completam 100% dos fundamentos da matemática vão para o jornal da cidade.”
Equipe da EMEB Prefeito Ruy Malchias Ferreira

E, para motivar ainda mais, a escola realiza festas e oferece prêmios aos alunos que dominaram mais habilidades na Khan Academy. Além de ganharem medalhas e presentes, eles tiram fotos com o diretor Alexandre Andrade e a vice-diretora Adelaide para postarem em suas redes sociais. O guia ajuda a manter o foco, enquanto a prática estimula a ir cada vez mais longe no aprendizado.

EMEB Prefeito Ruy Malchias Ferreira e Khan Academy
O reconhecimento dos alunos pela escola é uma forma de motivar cada vez mais o uso da ferramenta para aprender matemática

E ao perceber que os alunos estavam realizando as atividades com concentração e - principalmente - aprendendo mais, os professores também começaram a usar a ferramenta de forma mais estratégica para o ensino de matemática. Atualmente, a escola tem duas aulas de Khan por semana: uma no laboratório com a professora de informática, que trabalha o que é recomendado pelo guia (de pré-requisitos ao aprofundamento do conteúdo); e outra com a professora de matemática na sala, que também trabalha o conteúdo da apostila na Khan Academy, utilizando o guia de estudo.

Uma ferramenta simples e eficiente somada a boas ideias são os caminhos que estão fazendo toda a diferença com os alunos de Riolândia.

Temas

Educação

Veja mais sobre a Fundação Lemann

ver todas as publicações