25 setembro 2023 | 00h00

Nota de esclarecimento e transparência Fundação Lemann

A Fundação Lemann é uma organização filantrópica familiar, apartidária e com atuação totalmente independente de interesses corporativos e privados. Entendemos que somente um esforço conjunto entre poder público, organizações do terceiro setor, academia e sociedade em geral será capaz de promover transformações positivas e de grande impacto para o Brasil e sua gente.  Neste sentido, a Fundação Lemann enfatiza e reforça, mais uma vez, que sempre estabeleceu (e continuará estabelecendo) relações técnicas e pautadas pela transparência com os diversos governos e os muitos representantes em todas as esferas da federação, que atuam em frentes cruciais para o país. Reiteramos que nenhum relacionamento com o poder público envolve qualquer tipo de transferência de recursos financeiros ou visa a interesses econômicos.

Temos compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e avançada, e impulsionamos ações e parcerias que apoiam diretamente a educação pública e a formação de lideranças. Atuamos de forma ética e  técnica, baseados em conhecimento, pesquisas, dados e evidências para contribuir com o país. Rechaçamos veementemente toda ilação à nossa atuação como beneficiária de parcerias ou acordos com qualquer instância governamental no país.

Nossa atuação já beneficiou mais de 5 milhões de estudantes nas escolas públicas, além de já ter ajudado a formar mais de 3 mil lideranças e fomentar uma rede que hoje conecta cerca de 700 lideranças com disposição e competência para atuarem alinhadas com seus respectivos propósitos e ideias em diversas áreas, mas que têm em comum a disposição e o interesse no diálogo plural de ideias e a melhoria significativa da vida de todas as pessoas no Brasil.

A Fundação Lemann olha atentamente para a relação da tecnologia com a educação para fins de aprendizagem desde 2015, tema que se mostrou ainda mais relevante com a pandemia. Naquele momento, apoiamos 12 milhões de alunos a estudarem de forma remota, por meio de uma coalizão que reuniu dezenas de organizações que também atuam com educação. Com o retorno às aulas presenciais, a tecnologia se mostrou mais uma vez fundamental na sustentação de uma aprendizagem pautada pela equidade de oportunidades.

A MegaEdu recebe o nosso apoio, garantindo a sustentabilidade institucional e a independência da organização. A MegaEdu faz um trabalho relevante no seu campo de atuação, tendo, por exemplo, lançado um dos principais diagnósticos do país a respeito da conectividade de escolas. Também é reconhecida por diferentes setores como uma iniciativa que traz informação de qualidade e soluções técnicas para que o país avance de forma mais rápida na conexão de escolas públicas. Esse reconhecimento legitima a MegaEdu a colaborar e firmar parcerias com diversas instituições, incluindo o governo federal e seus ministérios envolvidos na garantia do direito à aprendizagem e à conectividade.

A Fundação Lemann mais uma vez reitera seu compromisso com o Brasil e sua gente e continuará atuando para contribuir com a construção de um país mais justo e igualitário.