1 fevereiro 2018 | 00h00

Os avanços que o Brasil precisa

Lideranças públicas comprometidas, diálogo, integridade e sustentabilidade para fazer o país avançar

O Brasil precisa avançar. Educação, saúde e segurança são só alguns desafios que podemos enfrentar com políticas públicas que envolvem a sociedade e são feitas por lideranças sociais comprometidas em mudar o panorama atual.

Mas muito além das novas lideranças, precisamos revigorar a gestão pública com novas ideias, integridade, sustentabilidade e conhecimento para fazer o país acontecer. Este é o sentimento da sociedade que, cada vez mais, manifesta seu desejo por mudanças.

O que o brasileiro quer

Veja abaixo 5 dados para conhecer mais sobre esta percepção e o cenário do país.

• Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) analisa 188 nações (da mais a menos desenvolvida) e mostra o Brasil na 78ª posição.

• A Pesquisa Nacional de Valores de 2017 mostra quais são os valores pessoais dos brasileiros. Nela, os entrevistados selecionaram os dez valores e comportamentos que representam o país como ele é hoje. São eles: corrupção, violência/crime, pobreza, agressividade e poluição ambiental, analfabetismo, burocracia, discriminação racial, incerteza sobre o futuro e desperdício de recursos.

• Os entrevistados também falaram quais são os dez valores e comportamentos para a cultura desejada para o Brasil. São eles: oportunidade de emprego, cuidados com idosos, oportunidades de educação, qualidade de vida, cidadania, compromisso e honestidade.

• Segundo levantamento do Instituto Locomotiva/Ideia Big Data, 93% dos entrevistados acreditam na necessidade de formar novas lideranças políticas para mudar o país.

• A mesma pesquisa indica que 88% acham que deveria haver mais espaço para cidadãos comuns se candidatarem.

Grandes desafios do país

A corrupção e a instabilidade política aparecem como grandes preocupações dos brasileiros. Mas existem outras demandas importantes como educação e saúde. Conheça um pouco mais sobre a realidade destes desafios.

Educação

• A cada 100 crianças que entram na escola, apenas 65 concluem o Ensino Médio.

• O Pisa é uma das avaliações mais importantes do mundo e, em 2015, analisou a educação em 72 nações. No ranking mundial, o Brasil ocupa a 66ª posição em matemática, 63ª em ciências e 59ª em leitura.

• Segundo a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), somente 45% dos alunos têm nível de proficiência adequado em leitura.

Saúde

• A saúde é o principal problema do Brasil para 37% das pessoas, segundo pesquisa do Conselho Federal de Medicina.

• Em levantamento do The Lancelet sobre qualidade e acesso à saúde em 195 países, o Brasil apareceu em 89º lugar.

• O mesmo estudo mostra quais medidas a população gostaria que fossem tomadas para melhorar o setor: 58% dos entrevistados destacam o aumento no número de profissionais de saúde (58%), 47% querem que mais recursos sejam destinados para a saúde e 46% ressaltam a importância de qualificar os profissionais da saúde.

E como lideranças públicas podem mudar este cenário

A Fundação Lemann acredita que essas transformações e avanços para o Brasil podem vir com novos pensamentos, diversidade e comprometimento. Por isso, apoiamos lideranças comprometidas com a integridade, a ética, a transparência e a sustentabilidade.

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Lideranças Públicas, realizado em parceria com a RAPS, colabora com a formação e preparação para o exercício da vida pública de até 20 pessoas. Entre as formações, os participantes poderão trabalhar conhecimentos profundos sobre os desafios sociais, entrando em contato com dados, políticas e comunidades. A ideia é contribuir com a formação de um novo campo político democrático no país.

Vamos começar a 2ª edição do programa que recebeu mais de 1000 interessados de todos os estados. Recebemos inscritos que são filiados a 31 partidos diferentes - e inscritos que não são filiados a nenhum partido também. 43% das inscrições foram de mulheres e 55% são negros, pardos e indígenas.

Além da diversidade do Brasil, tudo isso nos mostra que existem pessoas que querem colocar a mão na massa para trabalhar pelos avanços que o país precisa.

Clique aqui e conheça os selecionados da 2ª edição do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Lideranças Públicas.